Meta:Babylon/Traduções/Novo tradutores/Artigos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Meta:Babylon/Translations/New translators/Articles and the translation is 100% complete.

Voltar à página inicial

Traduzir conteúdo

Frequentemente, há um bom artigo da Wikipédia disponível em um idioma, mas não em outros. Às vezes, uma boa maneira de disponibilizar essas informações em outros idiomas é traduzindo. Você pode pegar um artigo existente e simplesmente copiá-lo em um documento ou na janela de edição da Wikipedia no idioma alvo, ou pode usar a ferramenta de tradução de conteúdo.

Existem várias outras ferramentas de tradução disponíveis para ajudá-lo. Alguns deles estão listados em Meta:Babylon/Translations/Translation tools

Muitas Wikipédias têm suas próprias diretrizes sobre como lidar com traduções. Você pode encontre uma lista aqui.

Respeitar os direitos de autor

Lembre-se de que se você traduzir um artigo, é importante mostrar que o fez por motivos de direitos autorais. O texto nos sites da Wikimedia pode ser alterado e usado em outro lugar - por exemplo, em uma versão de outro idioma - mas a licença que usamos exige que você mostre de onde foi tirado. Um bom primeiro passo é mencionar que é uma tradução e de onde, no campo de resumo de edição, logo acima do botão em que você clica quando publica a página.

As fontes são importantes

As fontes são extremamente importantes para a Wikipedia. Se for possível, é bom se você puder controlar as fontes do artigo que traduz, mas não deixe que isso o impeça de traduzi-lo. Todos os artigos têm uma página de discussão. Se você não conseguiu verificar as fontes, pode ser uma boa ideia escrever uma pequena nota na página de discussão para dizer a outros editores que você não o fez. Se o artigo não tiver fontes, provavelmente não vale a pena traduzi-lo.

Ouvir os outros editores

Às vezes, outros editores discordarão de como você fez algo. Pode ser que eles estejam enganados. Também pode ser que não sejam. A Wikipédia é um esforço colaborativo e os processos que existem muitas vezes existem por um motivo. Às vezes, isso não é óbvio quando você é novo. Ainda assim, assuma que outros editores desejam o melhor para a enciclopédia. Eles deveriam lhe fazer o mesmo favor.

Utilizar o seu espaço de usuário

Assim que você salvar sua página na Wikipedia, outras pessoas poderão encontrá-la. Como as mudanças recentes na enciclopédia são patrulhadas para encontrar vandalismo e edições incorretas, provavelmente farão isso quase imediatamente. Se você ainda não terminou, é melhor salvá-lo como um rascunho em seu espaço de usuário. Para fazer isso, basta escrever /Qualquer nome de página depois Special:MyPage. Por exemplo, Special:MyPage/Draft.

Ajuda

Se precisar de ajuda, você pode solicitá-la na wiki onde está traduzindo. Há um lista de páginas de ajuda nas wikis diferentes.