Music markup/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

A música é um aspecto importante de qualquer enciclopédia digital, e arquivos ogg são certamente a escolha certa quando é importante ouvir a gravação original, discursos, a voz de um cantor e outros efeitos. Mas as vezes, é melhor abrigar não o arquivo de áudio, mas a partitura musical propriamente dita.

Conforme marcações matemáticas baseadas em TeX foram sendo implementadas e geração automática de mapas foi contemplada, foi sugerido [1] [2] que nós também fornecêssemos uma forma prática de incluir notação musical, tal como GNU Lilypond.

O recurso Lilypond do wikitex faz exatamente aquilo em um estilo wiki elegante. Notação musical feita de forma simples e editável, como em um verdadeiro artigo da Wikipédia. E ele fornece automaticamente tanto uma partitura amigável graficamente, própria para a impressão quanto um arquivo pt:MIDI audível, que normalmente tem apenas uns poucos bytes de tamanho, quado convertido em música pelo computador do visitante, poupando espaço nos servidores Wikimedia e também largura de banda. O novo domínio Música: pode ser usado e todas as músicas podem ser inseridas em predefinições {{Música:nome do artigo}}, de modo que os artigos originais não fiquem entupidos.

Background[edit]

Uma forma padronizada de codificação da notação musical tem provado ser um objetivo difícil, apesar de uma clara demanda e uma grande quantidade de atenção técnica. As dificuldades são que:

  1. Notação musical é inerentemente mais sensível a posição do que texto. O Texto é sequencial, ele é feito de símbolos que são mostrados em ordem. Exceto em casos muito especiais tais quais poesia ou fórmulas científicas a posição relativa dos símbolos quase não influencia o significado, com exceção de simples quebras de parágrafos, subscritos e superescritos. Música, por outro lado, é escrita usando símbolos que têm uma inter-relação importante; uma nota sobre outra nota significa algo muito diferente do que as duas notas em sequência, separadas horizontalmente.
  2. A notação musical não é completamente padronizada.