NaPupila

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

A NaPupila é uma coletiva curatorial independente em artes visuais formada no Rio de Janeiro por três curadoras-pesquisadoras, em 2016. O grupo surgiu do interesse das fundadoras de atualizarem noções gerais sobre o ofício e as responsabilidades da curadoria em arte contemporânea no contexto social e cultural do Brasil atual através da internet, e particularmente da Wikipédia.

Atuação[edit]

A NaPupila funciona como um hub de pesquisa curatorial e produção de textos atuante de modo online e presencial e tem como preocupação criar espaços de visibilidade para artistas, pesquisadoras/es, profissionais de museus, das artes e da cultura. Organizam projetos de exposições, grupos de estudos, publicações, planos educativos e programações públicas como: rodas de conversa, relatorias de eventos culturais e acadêmicos, campanhas e ações online, incluindo as Edit-a-thons Art+Feminism para pessoas falantes da língua portuguesa em diferentes lugares do mundo.

Metodologias[edit]

A NaPupila tem como agenda, entre outras questões, a análise de movimentos liderados ou não por mulheres e pessoas não binárias na história da arte e faz isso por intermédio de uma reparação histórica e revisão mais rigorosa dos fatos. O intuito é atrair e treinar novas editoras através dos eventos Edit-a-thons para atuarem sobre temas específicos na Wikipédia. Os temas são escolhidos a partir de pesquisas da coletiva e do diálogo com nossa comunidade de pesquisadoras.

Editatonas[edit]

A NaPupila integra, de modo voluntário, a campanha da organização sem fins lucrativos Art+Feminism no Brasil desde 2019, tendo apresentado sete Editatonas Art+Feminism e formado dezenas de novas editoras e editores no âmbito das celebrações do Mês Internacional das Mulheres e efemérides relacionadas como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Editatonas passadas[edit]

Prêmios[edit]

Em 2020 e 2021 a coletiva foi agraciada com o Microfunding Award da orgnaização sem fins lucrativos Art+Feminism. Em 2021, a NaPupila recebeu o Rapid Grant da Fundação Wikimedia para dar continuidade a série de editatonas online iniciada no período da pandemia de Covid-19 para editoras e editores da Wikipédia PT.

Colaborações[edit]

A NaPupila trabalha em colaboração com organizações e instituições culturais em todas as suas editatonas. Em 2020 foi lançada a parceria com o grupo de usuários Wiki Movimento Brasil, que ministra os workshops de edição em nossas eventos. Em editatonas passadas contribuíram o Centro Municipal de Artes Helio Oiticica, Rio de Janeiro; Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro; Instituto Moreira Salles, Rio e São Paulo; Revista Caju, Rio de Janeiro; a pesquisadora Brume Dezembro Iazzetti, entre outras. Do conjunto de Editatonas, duas delas foram colaborações internacionais que ocorreram remotamente em 2021; uma delas aconteceu em correspondência com o Asian Art Archive in America, em Nova York e em Hong Kong, e a segunda com o grupo Wiki Editoras Lx, em Portugal.

Em maio de 2021, a NaPupila foi convidada a integrar a Mesa-Redonda: Wikipédia e Diversidade, parte da programação da Festa da Wiki-Lusofonia em celebração aos 20 anos da Wikipédia PT.

Artistas[edit]

Desde a primeira edição da série de editatonas, a NaPupila convida sempre uma artista contemporânea para interpretar o tema e compor a peça grafica de divulgacao do evento. Muitas destas imagens são disponibilizadas em Creative Commons. Já participaram Ingrid Bittar, Aline Besouro, Fernanda Grigolin, Silvana Mendes, Élle de Bernardini, Sophia Pinheiro.

Notícias[edit]

Contatos[edit]

A NaPupila se corresponde através do endereço de email napupila@gmail.com, pela página de discussão ou via mensagens diretas no site e redes sociais. https://napupila.com.br/ https://www.instagram.com/napupila/ https://www.facebook.com/napupila