Oficinas/2015-03-25

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Fora realizada no dia 2015-03-25 a primeira apresentação para o curso de relações públicas, Sociologia (Relações Públicas) (2015)



Por ser um programa baseado na Wikipédia, começamos situando a Wikipédia como uma comunidade dentro de um movimento, o Movimento Wikimedia, que está dentro de um contexto da Cultura Livre.

Cultura Livre é mostrada usando a base de sua definição, é levantado que talvez seja de difícil compreensão no princípio, pois comumente utiliza-se materiais sob uma licença restritiva sem preocupações quanto a autorizações necessárias para tal. E é isso que desejamos que as pessoas façam, mas sem a possibilidade de serem acusados de violação de direitos autorais. Enfatizamos que Brasil vive em uma cultura do remix.

Adicionais: Ao contrário da cultura da permissão, onde as pessoas devem solicitar a autorização ao uso, a Cultura livre incentiva que tudo que todo bem intelectual seja do todo, sem a necessidade de apropriação, e que as pessoas não tenham que pedir autorização ao acesso.

Já a cultura do remix é utilizar sem autorização os conteúdos em licença proprietária ou não, da forma que bem entender, ignorando as restrições. Também é uma forma de questionar a cultura da autorização, mas não trabalha com a mudança na raiz da criação, e sim se apropria da produção proprietária ignorando os avisos.

Enfatizamos o ponto da visão de toda sociedade dizendo que é necessário chegar em todas as camadas sociais, e mesmo locais mais ermos, sem contato com a internet.

Infelizmente ainda hoje há entorno de 1,4 bilhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza em países em desenvolvimento, sendo que três quarto desses estão em zonas rurais. No Brasil, mesmo tendo caído, a porcentagem de pessoas que não ganham mais de 1,25 USD por dia representa ainda 3,8% da população, aproximadamente 7 milhões de pessoas. No caso, há a necessidade de um trabalho em suprir necessidades mais basais, antes de pensarmos em educação, entretanto para a interrupção do ciclo de pobreza é necessário um trabalho com intervenções educacionais.

Dentre a população maior de 15 anos ainda há ~5% sem a capacidade de ler e escrever, somados a esses temos os 38% da população em analfabetismo funcional.

http://thp.org/knowledge-center/know-your-world-facts-about-hunger-poverty/

http://databank.worldbank.org/data/views/reports/tableview.aspx?isshared=true

Explanamos as liberdades empregadas pela Cultura Livre, foram identificadas quartos liberdades essenciais para garantir que algo seja considerado livre.

  • A liberdade de uso da obra e poder aproveitar todos os benefícios de usá-la;
  • A liberdade de estudo e de aplicação do conhecimento adquirido à partir disso;
  • A liberdade de fazer e redistribuir cópias, parcial ou total de informações ou expressões;
  • A liberdade de de realizar alterações ou melhorias podendo distribuir a obra derivada.

Explicamos que para garantir o formato que a obra fora realizada deve ser livre, para que todos consigam acessar, formatos proprietários, normalmente, exigem softwares proprietários para sua utilização, e algumas vezes não é possível acessar os códigos fontes.

Para ser livre há a necessidade de ter fonte de dados aberta, pois assim você garante que outros possam replicar a obra que fora realizada. Perguntamos quem conhece, edita e conhece o histórico existente na Wikipédia, é normal, como foi nessa apresentação que o número caia vertiginosamente entre uma pergunta e outra.

Reforçamos a ideia de questões técnicas impedir o livre uso, além de levantarmos questões legais que podem impedir que a obra seja livre, como o uso de licenças proprietárias.

Licenças livres são aquelas que garantem que as liberdades pregadas pela Cultura Livres sejam garantidas legalmente.

Pausa mental, respirar... agora começa a entrar no Movimento Wikimedia.

Explicamos que a Wikipédia pertence ao Movimento que tem inúmeros voluntários ao redor do globo. Também definimos o que é o Movimento Wikimedia

O Movimento Wikimedia pode ser visto como um grupo de pessoas que compartilham os mesmos valores, como liberdade de expressão, compartilhamento de conhecimento... logo têm o mesmo objetivo. Também pode visto como uma série de atividades com o mesmo objetivo.

Hoje há 255 contratados da Wikimedia Foundation[1], 68 na Wikimedia Deutschland (Alemanha)[2], sendo que empresas como o Google contam com cerca de 50 mil funcionários.[3] Mas o Movimento Wikimedia conta com cerca de 78 mil voluntários ao redor do globo, e chegando a mais de 530 milhões de acessos únicos no mês, ou seja, mais de meio bilhão de computadores diferentes acessaram as comunidades Wiki em um mês[4].

Lembramos que o Movimento Wikimedia faz parte da Cultura Livre, logo seu objetivo pode ser relacionado com o da Cultura Livre, o único senão é que o Movimento Wikimedia tem o foco no educacional...

Apresentamos randomicamente alguma das atividades do Movimento, lembrando que edição diária é apenas uma das muitas atividades possíveis.

Algumas atividades


Wikiquote
Wikiquote
Coletânea de citações
Wikcionário
Wikcionário
Dicionário de várias línguas
Wikispecies
Wikispecies
Diretório de espécies
Wikinotícias
Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikisource
Wikisource
Documentos originais livres
Commons
Wikimedia Commons
Midiateca livre
Wikiversidade
Wikiversidade
Centro ilimitado do aprender
Wikibooks
Wikilivros
Livros didáticos e manuais livres
Wikivoyage
Wikivoyage
Guia livre de viagem
Wikidata
Wikidata
Base de dados livre
Meta-Wiki
MediaWiki
Coordenação dos projetos

É interessante ver o quão rápido as edições ocorrem, alguns resultados dessas edições:

Mostrando as mudanças recentes ocorrendo em tempo real:


Convidamos ouvintes da apresentação para falarem suas experiências como voluntários, para ilustrar razões pelas quais as pessoas colaboram como voluntário, também como o corpo delas reagem quando falam de algo que têm orgulho e prazer em fazer,

reforçamos isso com o vídeo Great Feeling, que mostra voluntários do Movimento Wikimedia falando da experiência de editar.

Trago a minha experiência, mostro uma das coisas que faço no Movimento Wikimedia (a foto)

Comento duas coisas importantes no corte do vídeo WEB , digo que a minha intenção não é colaborar com a Wikipédia, e sim incentivar pessoas a criarem material suficiente para que um dia possamos, por exemplo, ter cursos de ensino em altíssima qualidade, com todo o material didático (wikilivros/wikisource) disponível de forma livre, organizado em aulas (wikiversidade) e que esse conteúdo chegue nas mais diversas camadas da sociedade, principalmente para pessoas em situação precária, como uma forma de parar o ciclo de pobreza.

Fica o convite aos alunos para participarem do Movimento