Talk:Mutirões pelo Conhecimento Livre/Arquivo 3

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Arquivo 3[edit]

Wikimedia Brasil no Encontro de Capítulos na Alemanha[edit]

Aberta a discussão sobre a participação da Wikimedia Brasil no encontro entre os capítulos da Wikimedia: Wikimedia Brasil no Encontro de Capítulos na Alemanha. Tema iniciado na lista da Wikimedia-br. --Tom 18:25, 9 February 2009 (UTC)[reply]

página principal[edit]

Oque aconteceu com a página principal? ando meio sumido ela tinha vários links interessantes porque não remontar nessa página?Rautopia 00:35, 20 April 2009 (UTC)[reply]

Oi Raul! De que links vc sente falta? Vamos pensar em como inserí-los... pode experimentar. Eu só não colocaria nada sobre o processo de formação de capítulo institucional, já que não estamos mais passando por isso. Já um link para os demais capítulos, existe no menu à esquerda e é mais útil para nós que não teremos problema em achá-lo ali. Ao meu ver. Abração! --Solstag 00:06, 23 April 2009 (UTC)[reply]

Desorganização[edit]

Sou um editor ativo na Wikipedia e tenho me preocupado com o desenvolvimento do projeto Wikipedia, lá estou tentando organizar as categorias, estou querendo criar algumas páginas de ajuda avançada e também propûs por lá uma página de discução sobre programação (predefinições, javascript, CSS, etc) que foi aceita e criada. Agora preocupado com o desenvolvimento da Wikipedia fiz uma proposta sobre o marqueting da Wikipedia, querendo encontrar um modo de divulgar mais a wikipedia, não tive muito apoio, fui recomendado a expor minhas idéias aqui na Wikimedia Brasil. Já tinha acessado essa página antes mas achei tão abandonado que não dei bola, mas como não existe apoio às minha idéias na Wikipedia quero tentar fazer alguma coisa para ajudar esse projeto. Ao meu ver esse projeto tem alguns problemas:

  • O principal problema é que não tem uma Esplanada como na Wikipedia, apenas uma lista de discussão por e-mail, por que isso? Não podem? Não querem? Não sabem como fazer? Esse projeto deveria ser um local de discussão sobre os rumos dos projetos Wikimedia e seu desenvolvimento, deveria existir uma discussão ou uma esplanada para facilitar a todos que se inteessem pelo assunto discutir também. Posso criar essa esplanada? Eu adaptaria a predefinição da eplanada da Wikipedia.
  • Não tem esplicações sobre o projeto, a não ser a Wikimedia Brasil/Carta de Princípios que não esplica bem o que o objetivo do projeto Wikimedia Brasil, apenas fala de multirões. Nós podemos fazer muito mais que multirões, podemos discutir noitícias sobre a Wikimedia e seus projetos, podemos estudar como desenvolver os projetos, como divulga-los, enfim, podemos fazer mais coisas inspirados na visão da wikimedia.
  • Existem muitos projetos, não faz sentido criar tantos, eles têm geralmente dois ou três membros que parecem ter abandonado os projetos.

Quero ajudar mas não sei onde colocar minhas idéias, nem entendi direito o objetivo dessa página, parece não estar fazendo nada de útil. Quero saber até onde posso ajudar, se me deixarem criar uma esplanada já seria um bom começo. Danilo.mac 22:10, 25 June 2009 (UTC)[reply]

Só para não se sentir abandonado, vou comentar algo rapidinho... ;-)
Eu compartilho sua opinião: apesar de ainda não ter tido tempo para por em prática, eu pensei nisto aqui (o link o levará ali para o Wikilivros, onde contribuo...).
E não vá desanimar, ok? =D Logo aparece alguém mais para colaborar com sua ideia por aqui... (desculpe a pressa...) Helder 22:34, 25 June 2009 (UTC)[reply]


Oi Danilo!

Você mencionou a palavra "projetos" referindo-se a nossas atividades. Será que por acaso caiu nesta página aqui? Essa página é um fóssil arqueológico, os projetos ali foram parte de um momento de toró de idéias (brainsotrming) no ano passado. O Rjclaudio sem querer incluiu-a na página principal há pouco, corrigindo depois, mas você talvez acessou no meio tempo. Inclusive, buscamos evitar a palavra projeto nas nossas atividades.

Nesse sentido, acho que você mal interpretou a palavra mutirões. Aqui, usamo-la para todas as atividades, a fim de destacar sua natureza aberta. Sejam de discussão, divulgação, ou o que for.

Você chegou a olhar a página onde há a descrição dos mutirões? Especificamente sobre questões que você levanta, há vários em atividade: relacionamento com a imprensa, divulgação em telecentros, oficinas sobre o funcionamento da wikipédia, cursos sobre produção colaborativa e livre, etc...

Agora, não se engane, as coisas acontecem num ritmo diferente da Wikipédia. Atividades com pessoas de fora dos projetos Wikimedia levam muito mais tempo para amadurecer e acontecer, por não serem puramente virtuais, demandam muito mais disponibilidade e responsabilidade dos envolvidos.

Então, um mutirão às vezes pode parecer quieto, mas está borbulhando nas cabeças, aguardando o espaço na agenda, a resposta de um e-mail, ou a ajuda de mais alguém.

Todos os mutirões na lista "em andamento" tem pessoas ativamente envolvidas neles, e boa parte das propostas também (apenas não tornaram-se concretas). Acontece que o tempo é limitado e a ajuda é pouca: apenas uma fração pequena dos editores, em geral já sobrecarregados, dispõe-se a sair de casa, fazer ligações, reuniões, ou preparar material destinado a essas atividades de extensão dos projetos Wikimedia.

E lembro que a maior parte de tudo o que construiu-se aqui data deste ano, em meio a questões básicas de organização e identidade que só assentaram em abril e ainda percorrem os corredores (veja o mutirão de relacionamento com a fundação wikimedia, e também o da wikimania).

Sobre a página principal, aceita-se sugestões. Algumas seções ali foram incluídas há pouco tempo, e nem todos os participantes lembram de atualizar as listas de novidades e tarefas, mas a idéia é que em breve mensalmente divulgaremos essas listas nas esplanadas de todos os projetos Wikimedia, para atrair o pessoal pra cá.

Concordo que falta uma descrição mais didática do que se passa aqui, apesar de haver a página de mutirões, o canal de IRC, a lista de emails... como canais para quem quer saber o que se passa. Dá pra melhorar isso.

A lista de discussão tem uma função diferente duma esplanada. Por um lado ela ajuda a aproximar pessoas de fora que tem dificuldade em usar as Wikis, por outro lado ela é um fórum de anúncios sobre questões dos mutirões. Discussão, ali, apenas de questões globais, para não desviar a atenção.

E aqui não vejo muito clara a função duma esplanada aos moldes da wikipédia, pois, novamente, as atividades envolvem atores externos que precisam de um espaço mais modularizado. Assim, as discussões de cada mutirão acontecem nas páginas respectivas. E, a partir delas, qualquer um pode chamar a atenção para uma discussão particular através da página principal e da lista de emails.

E enfim, relacionando algumas coisas que você mencionou:

  • discutir noitícias sobre a Wikimedia e seus projetos
Veja o mutirão "Imprensa"
  • estudar como desenvolver os projetos, como divulga-los
Veja os mutirões "Oficinas WikINDI", "Batismo Wiki", "TeiaMG" e "TV Cultura"

Todos eles tem contatos realizados nos últimos meses, reuniões registradas, em aguardo de ativar, preparar material e realizar atividades de extensão.

Deixe recados lá e anuncie seu interesse na lista, ela serve pra isso.

E bem vindo! =D

Abraços,

--Solstag 08:11, 27 June 2009 (UTC)[reply]

Agradeço as explicações, elas foram bastante elucidadoras.
Sugiro que coloque um FAQ ou algo parecido na página principal para aqueles que tiverem interesse de ajudar o projeto não fiquem perdidos como eu fiquei.
Não sabia que esse projeto envolvia atividades não-virtuais, concordo que uma esplanada não é o lugar ideal para isso. Contudo ainda acho que a idéia é interessante pelos seguintes motivos:
  • Tratariamos de assuntos que podem ser resolvidos apenas virtualmentes, como a tradução de algumas páginas aqui do meta.
  • Até onde eu sei, não existe um projeto, esplanada, discussão ou algo parecido que trate sobre todos os projetos lusófanos da Wikimedia, seria bom se tivesse um local onde brasileiros e portugueses podem discutir sobre assuntos que estão relacionados a mais de um projeto lusófano, permitindo uma maior integração entre os projetos
  • A esplanada teria inicialmente apenas uma página de proposta e uma página de discussões gerais. E a partir da página de propostas pode-se propor outras páginas de discussões. Portanto seria bem menor que a esplanada da Wikipedia.
  • Acho que mesmo as atividades que não são totalmente virtuais podem e devem ser discutidas. Após uma boa discussão pode-se ter uma melhor idéia do que é possível ou não ser feito e pode-se achar um caminho mais fácil para aquilo que está sendo feito.
Vou adaptar a predefinição do menu da esplanada da Wikipedia, e como não será apenas para o Brasil mas para todos os países lusófanos vou coloca-la em Esplanada. Espero que não tenham nada contra.
E se precisarem de qualquer coisa contem comigo.
--Danilo.mac 21:36, 27 June 2009 (UTC)[reply]
Oi Danilo!
Obrigado, e acho que também entendi melhor o que vc quer com uma esplanada no meta: um lugar para discussões transversais a todos os projetos lusófonos.
Isso faz muito sentido :)
Sendo a Wikimedia Brasil um projeto Wikimedia como os demais, certamente participaríamos dessa esplanada coletiva.
E como nosso lugar natural tem sido aqui no meta mesmo, espero contribuirmos bastante.
Você está pensando em adaptar a esplanada2 ? Eu gosto muito dela, acho utilíssima a idéia de cada discussão ter uma página própria.
Abraço!
--Solstag 01:04, 28 June 2009 (UTC)[reply]
Ah, já dei uma mexida no texto da página principal, acrescentando um parágrafo esclarecedor, e criei uma página explicando a lista de discussão. Ainda falta um faq detalhado, mas vai ficar pra depois.
--Solstag 01:13, 28 June 2009 (UTC)[reply]

Criei a Esplanada. Avise a todos os interessados. Danilo.mac 18:16, 28 June 2009 (UTC)[reply]

Divulguei na lista! --Solstag 07:12, 29 June 2009 (UTC)[reply]

Como ainda não criou o FAQ aí vai algumas questões:

  1. O que o Wikimedia Brasil pode fazer pelo desenvolvimento dos projetos lusófonos da Wikimedia?
  2. O que posso fazer pelo Wikimedia Brasil virtualmente, ou seja, apenas atravéz da internet?
  3. O Wikimedia Brasil é ou pretende ser uma organização civil (ONG)?
  4. Como anda o processo do capítulo brasileiro na Wikimedia?
  5. O Wikimedia Brasil pode representar a Wikimedia perante outras instituições civis?
  6. A Wikimedia fornece alguma ajuda às atividades do Wikimedia Brasil?
  7. O Wikimedia Brasil pretende criar um site externo à Wikimedia como os outros capítulos?

Quero ajudar o Wikimedia Brasil, mas o capítulo parace estar muito parado. Não custumo checar meu e-mail com frequencia, por isso não me increvo na lista. Quero ajudar com algo que possa ser feito apenas virtualmente, como criar e organizar páginas, mandar e-mails, fazer pesquisas, etc. Se pecisarem eu conheço PHP. Danilo.mac 19:01, 5 July 2009 (UTC)[reply]

Eu já conhecia essa página no ning. Lá não têm nenhuma das respostas das minhas perguntas. Na verdade me faz ter mais algumas dúvidas:

  1. Por que usar o ning se aqui no meta pode ser feito uma página muito semelhante, talvez melhor, usando predefinições
  2. Por que existe Wikibrasil e Wikimedia Brasil? São a mesma coisa? Por que dois simbolos?
  3. Por que as discussões são tão raras no Wikimedia Brasil
  4. Existe algum relatório mesal das atividades do Wikimedia Brasil ou algo paracido?

Poderiamos pedir ajuda de varias entidades civis, por exemplo, faculdades de marketing poderiam sugerir aos seus alunos um projeto de divulgação da Wikipedia, universidades poderiam incentivar seus alunos e professores a colocar o conteúdo de seus cursor na Wikiversidade, faculdades de ciência da computação poderiam sugerir aos seus alunos projetos de desenvolvimento do MediaWiki, professores do ensino fundamental poderiam dar uma lista de artigos com informações erradas ou que não existem na Wikipedia para que seus alunos criassem ou atualizassem os artigos, enfim, existe muito mais que a Wikimedia Brasil pode fazer. Entendo quando o solstag fala "as coisas acontecem num ritmo diferente da Wikipédia", mas isso deveria se restringir às atividades externas, "não-virtuais", nada impede que os membros do Wikimedia Brasil entrem alguns minutos por dia (ou por semana) aqui no meta e proponha e discuta novas idéias como as que eu citei, esse foi um dos motivos pelos quais criei uma esplanada no meta. Acho que o Wikimedia Brasil poderia ser mais do que apenas mutirões, poderia ser um lugar onde se discute o desenvolvimento dos projetos Wikimedia no Brasil. Danilo.mac 18:45, 7 July 2009 (UTC)[reply]

Acabei de traduzir o Guidelines for future chapters/pt que ainda não tinha versão em português, e lendo também o relato sobre o encontro de capítulos e o Guia de criação de um capítulo passo-a-passo respondi metade das minhas dúvidas (as que estão riscadas), já dá para eu começar a fazer o FAQ. Vou também fazer algumas modificações na página e subpáginas do Wikimedia Brasil, vou apenas organizar as informações, se não gostarem do que eu for fazendo é só deixar uma mensagem na minha discussão. Danilo.mac 00:30, 9 July 2009 (UTC)[reply]