Talk:Mutirões pelo Conhecimento Livre/Campanha/Jimbo no Brasil/2008

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Esta é uma página de arquivo dos Mutirões pelo Conhecimento Livre

Por favor, não altere altere essa página. Caso queira expressar alguma opinião, vá a Central de discussões. Obrigado.

Jimmy Wales[edit]

Alinhamento da comunicação interna e externa[edit]

Aproveito a oportunidade do incidente descrito abaixo para propor um acordo com toda a comunidade que apóia o Instituto Wikimedia sobre alguns procedimentos que poderíamos adotar para evitarmos falhas de comunicação.

  • Antecedente

No dia 29 de Agosto publiquei uma notícia com os nomes dos profissionais da empresa CDN que atenderão voluntariamente o Instituto Mutirões pelo Conhecimento Livre durante a visita de Jimmy Wales.

Além de buscar completa transparência ao longo do processo de negociação com organizações parceiras, mencionei os nomes dos profissionais voluntários para que a comunidade tivesse condições de manter o contato, caso e quando julgasse necessário, com essa equipe de colaboradores externos.

Certamente, todos que tivessem dúvidas, comentários, objeções e curiosidades a respeito desta (ou de qualquer outra) iniciativa, poderiam e deveriam primeiramente compartilhar suas opiniões publicamente no Meta, esclarecendo suas dúvidas ou alinhando eventuais distorções de forma madura e sensata através do diálogo interno.

Dessa forma, sempre estaríamos alinhados e manteríamos uma unidade na comunicação com colaboradores externos, sem falhas de comunicação.

  • Incidente

No dia 03 de Setembro recebi um e-mail da líder da equipe de profissionais voluntários da CDN que compartilhou ter recebido o contato telefônico de alguém da comunidade Wikimedia que se identificou como Eduardo Carvalho “querendo saber sobre a parceria. Ele disse que havia circulado um comunicado sobre o acordo e queria saber mais informações sobre a visita. Ele estava preocupado com a forma como as coisas serão conduzidas.”

Infelizmente desconheço os motivos desta preocupação e também não tenho como dialogar com aquele que demonstrou estar preocupado, pois ele resolveu entrar em contato diretamente com o nosso colaborador voluntário externo, sem compartilhar suas dúvidas no Meta.

A postura adotada por alguém que se identificou como membro da comunidade Wikimedia poderia ter prejudicado a maneira como o Instituto Mutirões pelo Conhecimento Livre é visto externamente, especialmente por aqueles que estão dispostos a nos apoiar.

  • Sugestão

O impacto causado pelo incidente descrito acima foi pequeno e aquele que realizou o contato possivelmente agiu de boa-fé, pois nunca antes havíamos discutido o assunto internamente.

No entanto, gostaria de poder combinar com todos aqueles que se interessam em construir o Instituto Mutirões pelo Conhecimento Livre que sempre busquem agir de forma transparente e que privilegiem o diálogo interno antes de compartilharem objeções e preocupações com colaboradores externos.

Grande abraço a todos, TSB 13:11, 6 September 2008 (UTC)[reply]

Conference call entre voluntários internos[edit]

Felizmente a lista de voluntários em apoiar o projeto da visita de Jimmy ao Brasil já é bastante extensa e cheia de excelentes colaboradores.

Acho que seria muito bacana e produtivo se pudéssemos organizar um encontro virtual entre todos desta lista de voluntários para conversarmos sobre as oportunidades existentes e alinharmos como tudo acontecerá. Vocês topam?

Poderíamos fazer via IRC ou qualquer outro (skype, googletalk...). Sugiro agendarmos para a primeira semana de Setembro. Alguém já tem uma sugestão de data, horário e canal?

Uma vez definida a data pelos voluntários, acho que podemos convidar também aqueles que não estão na lista, caso queiram compartilhar opiniões.

Abraço, TSB 13:11, 6 September 2008 (UTC)[reply]

Data horário e canal[edit]

  1. Sugiro conversarmos na quinta-feira, 11/09, às 20h, via skype (chat). TSB 21:51, 9 September 2008 (UTC)[reply]
Para todos os interessados em participar deste chat, estou desde já online (skype user: tsb.br) TSB 22:42, 11 September 2008 (UTC)[reply]

Esta reunião aconteceu? Quais foram os encaminhamentos? Laura Tresca 18:28, 13 September 2008 (UTC)[reply]


Eu sinto falta de propor que Jimmy Wales se encontre presencialmente com usuários finais, aqueles que o Instituto quer atingir. Não são necessariamente aqueles que fazem parte da comunidade da wikimedia do Brasil ou sejam coordenadores de organizações parceiras, mas pessoas que consultem a Wikipedia e possam até dar conselhos de quais projetos seriam importantes encampar ou fazer sugestões de melhorias da plataforma atual. Poderia ser um bate-papo presencial, estilo "Altas Horas". Que tal?

Para viabilizar a idéia, avalio que teríamos que: 1. Providenciar um local em que poderíamos colocar almofadas e pufs. 2. Dimensionar quantas pessoas poderiam entrar no local. 3. Criar critérios de participação (sorteio, ordem de inscrição, perfil, e-mail de intenção). 4. Estabelecer e divulgar a dinâmica do encontro (cada pessoa poderá fazer uma única intervenção, de no máx um min, faremos blocos de 3 pessoas para que ele possa dialogar). 5. Convidar usuários finais para se inscreverem para o encontro (penso que poderíamos usar o mailing do Observatório Nacional de Inclusão Digital, por exemplo).

O que vocês acham?

Laura Tresca 18:58, 13 September 2008 (UTC)[reply]


Alguém falou em fazer uma cobertura e usar o wikinotícias. Poderíamos pensar em articular isso de tal maneira que a CDN possa enviar as notícias como release(s) para as redações fora de São Paulo. O que vocês acham?

Laura Tresca 15:05, 14 September 2008 (UTC)[reply]

Concordo plenamente. Coloquei ontem uma mensagem na esplanada da Wikinotícias, mas infelizmente ninguém se manifesta. Realmente será uma pena não contar com uma participação maior deste projeto.

TSB 14:19, 17 October 2008 (UTC)[reply]


A proposta de reunião com parceiros específicos na quarta-feira está de pé? Vamos articular? Vale a pena? Bom, me parece que sim... Laura Tresca 04:56, 17 October 2008 (UTC)[reply]

Continua de pé sim. A equipe do GIFE, Grupo de Instututos, Fundações e Empresas demonstrou interesse em organizar esse encontro com alguns de seus associados. Em breve receberemos notícias, possivelmente confirmando um encontro na tarde da quarta-feira.
Beleza. Fiquei pensando em um formato para este encontro para tirarmos encaminhamentos. Proposta: cada representante se colocar como pensa que poderia se articular com a gente, colocando as facilidades e as dificuldades para estabelecer esta relação. O que vocês acham?
Laura Tresca 02:03, 18 October 2008 (UTC)[reply]

Coletiva[edit]

Gente, estou achando melhor marcarmos uma coletiva, lá no Centro Cultural São Paulo, uma hora antes do evento. Senão é capaz do evento virar uma coletiva. Quero dizer: só jornalistas se manifestarem. Nós temos técnicas e treinamento para conseguir fazer as perguntas primeiro e podemos dominar um debate se quisermos... Laura Tresca 02:19, 18 October 2008 (UTC)[reply]

No que precisarem de ajuda cá estou. Sobre o WikiNotícias, apesar de não ser o projeto que mais participo, posso acompanhar e auxiliar na inclusão de informações. Ozymandias 15:44, 18 October 2008 (UTC)[reply]

Logística[edit]

Como está a logística de transporte do Jimmy? Vamos ter que nos organizar para levá-lo de um lugar para outro?

Ele terá um motorista da HSM gentilmente emprestado para levá-lo a todos os compromissos. TSB 03:36, 20 October 2008 (UTC)[reply]


Video conferência no Brasil[edit]

Oi pessoal, não seria legal uma video conferência interativa no Brasil? O SERPRO, MEC, SENAI tem video conferência que podem disponibilizar para isso mas eu preciso.

  • Dia e hora da agenda para ver se está livre para video conferência nos parceiros
  • Um tradutor
  • Uma equipe de filmagem no local
  • 1 semana para ver disponibilidade nos parceiros e o ideal é que tudo esteja fechado 1 mês antes do evento para testes locais e divulgação.

qq me mande mensagem para o wiki no pt. mensagens, clicando aqui.

Excelente iniciativa a sua. O objetivo é realmente dar condições para mutirÕES por todo o Brasil.
Acabo de te mandar uma mensagem compartilhando que o CCSP pretende captar as imagens no local e mandar pelo [ustream.tv ustream] e também pelo [iptv.usp.br iptv da usp], com o apoio da Cidade do Conhecimento da USP.
Durante o evento, duas voluntárias farão a tradução consecutiva das falas do Jimmy.
TSB 14:58, 20 October 2008 (UTC)[reply]

WikiBrasil - Mutirão de Conhecimentos Livres[edit]

Pessoal, peço que os interessados em dar uma força na logística do evento WikiBrasil compartilhem abaixo ou mandem uma mensagem para mim com os seus respectivos endereços de email e telefones. TSB 22:43, 5 November 2008 (UTC)[reply]