Talk:Wiki Editoras Lx

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Apresentação do Projeto Mais Teoria da História na Wiki[edit]

Queridas e caras colegas,

entro em contato para apresentar e convidar as integrantes do Wiki Editoras LX para apoiar o Projeto Mais Teoria da História na Wiki! Nossa equipe vem, desde 2018, desenvolvendo verbetes e capacitando usuários em Teoria da História com o intuito de ampliar a participação de universitários nos projetos da Fundação Wikimedia. Nossa experiência anterior, no Projeto Teoria da História na Wikipédia, tornou claro o desejo do público universitário de atuar em espaços públicos para amplas audiências, tais como os projetos Wikimedia, conforme pode ser visto no relato de experiência em vídeo dos participantes.

É com o intuito de compreender e superar os desafios para alcançar este objetivo que nos dispomos a preparar uma terra fértil para acolher até a semente mais sensível ao mesmo tempo que contribuímos para expandir cada vez mais o sentimento de comunidade entre os usuários wiki. Nesse sentido, buscamos o contato, a confiança e a parceria de grupos que contribuam para o desenvolvimento de nossos objetivos, trazendo suas experiências e estratégias para a construção de algo que, com certeza, gerará frutos para toda a comunidade.

Em nosso calendário anual de atuação, estão previstas semanas com enfoque na edição de verbetes, entradas e imagens ligados às mulheres, à comunidade LGBTQIAP+, aos povos indígenas e negres como parte do objetivo de incentivar a edição de assuntos marginalizados na Teoria da História. Nosso intuito é ampliar e melhorar a cobertura desses temas na Wikipédia, Commons, Wikidata e Wikiquote através de momentos de empoderamento e troca com pesquisadores, ativistas e interessados em quatro eventos mensais específicos, que coincidem com as datas internacionais ou brasileiras de conscientização destes temas.

Paralelo a esses eventos temáticos ocorrerão dois wikiconcursos que também abarcarão a Wikipédia, o Commons, Wikidata e Wikiquote para manter os participantes engajados e ativos em suas contribuições nos projetos Wikimedia. O primeiro deles será entre os meses de abril e julho e o segundo concurso será entre setembro e dezembro.

Tendo em vista que as Wiki Editoras LX atuam também na parte portuguesa de nossa comunidade lusófona e vêm incentivando a edição de verbetes sobre mulheres cis e trans, pessoas de gênero não binário, dentre outros, pensamos que vocês têm muito a nos ensinar sobre caminhos eficazes para envolver e incentivar diferentes perfis de mulheres e pessoas de gênero não binário a adentrar nos Projetos Wikimedia e nas atividades que estamos propondo através do compartilhamento de suas experiências conosco. De igual forma, deixamos o convite para que seus representantes e apoiadores que possuam interesse participem das nossas atividades.

Podemos marcar um encontro virtual para conversar melhor sobre o apoio de vocês ao Projeto Mais Teoria da História na Wiki, caso julguem apropriado. Agradecemos desde já pelo tempo e presteza de todes os envolvidos e desejamos um ótimo ano de 2022! --Danielly Campos Dias (talk) 23:06, 13 January 2022 (UTC)[reply]

Invitación[edit]

Desde el Wikiproyecto:LGBT+ de la Wikipedia en español queremos invitaros al Desafío País del Mes. Todo agosto editaremos artículos de contenido LGBT+ y queer sobre Brasil. Podeis ayudarnos a completar el listado de artículos faltantes, difundir la actividad, o editando algún artículo. ¡Sois bienvenidas!

MiguelAlanCS (talk) 12:26, 1 August 2023 (UTC)[reply]