Talk:Wiki Education Brazil/Events/Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia/2016

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Ola pessoal, podemos usar esse espaço para ir registrando os avanços passo a passo para documentar o processo se necessário

Keynotes[edit]

Já recebemos confirmação de alguns nomes do Brasil e de fora, vou colocar essas informações aqui em breve Rodrigo Padula (talk) 17:21, 3 June 2016 (UTC)

Registro em fotos e videos[edit]

Ano passado fizemos alguns contatos, importante retomar isso para reservarmos a data. Rodrigo Padula (talk) 17:21, 3 June 2016 (UTC)

Sugestões[edit]

Oiê Domusaurea, Rodrigo, Henrique, Otavio, todos... ! Vi o anúncio de vocês na lista 'open-science' e venho aqui deixar algumas ideias, fiquem à vontade pra me contactar se acharem que eu puder ajudar em algo.

  • Anunciar também na lista e no blog do grupo cienciaaberta, e na esplanada da Wikiversidade.
  • Não vi nada mencionado sobre Wikidata, talvez esteja na cabeça de vocês, mas seria uma ótima oportunidade para apresentar o assunto. Inclusive existe um grupo/projeto Wikidata4Research que vem pensando/trabalhando essa questão.
  • O Wikisym, até onde acompanhei, não publicava os trabalhos da conferência em licença livre. Não sei o quanto estão colaborando com eles, mas é bom ficar atento a isso.
  • Imagino que vocês tenham contato com o Sturm pelo trabalho dele em universidades, que se encaixa num dos temas, mas lembro que ele também é linguista e que tem uma galera que usa a Wikipédia como material para NLP (Natural Language Processing) que ele talvez tenha facilidade em contactar.
  • Do lado Ciência e Colaboração na Wikipédia, o OAtila, do Nerdologia e Rainha Vermelha, faz um trabalho lindo num curso da licenciatura do IB-USP a partir da Wikiversidade, que acaba levando os alunos a também contribuírem na Wikipédia. Vou dar um toque pra ele sobre o encontro, mas seria muito interessante vocês o chamarem para uma mesa redonda.

Abraço,

--Solstag (talk) 15:07, 22 June 2016 (UTC)

@Solstag: obrigado pelas sugestões, estávamos aguardando autorização de uso de marca da Wikimedia Foundation para iniciar a divulgação dentro e fora das Wikis, agora que conseguimos a autorização, começaremos a divulgação de forma mais ativa. Tiramos algumas ideias desses eventos internacionais mas a nossa proposta é criar algo novo, reaplicável e de fácil repetição nos próximos anos. Este primeiro evento está sendo feito em caráter experimental para avaliar o interesse da academia brasileira para que em 2017 possamos fazer algo maior e mais diversificado. Estamos em contato com a Wikimedia UK e Wikimedia DE e já convidamos alguns keynotes, o WikiData é um dos temas que pretendemos abordar em oficinas e um keynote, possivelmente ad Lydia(WMDE). Após o anúncio do evento na Wikimedia-l recebemos vários contatos de fora interessados em participar, estamos avaliando como inseri-los na programação. Neste primeiro momento focaremos principalmente na chamada de trabalhos para descobrir o que a academia brasileira tem produzido sobre a Wikipédia e suas dinâmicas. Abraços Rodrigo Padula (talk) 13:14, 23 June 2016 (UTC)
Legal, mto bom. Boa sorte e como já disse qq coisa tamos aí. Abs! --Solstag (talk) 13:44, 23 June 2016 (UTC)
@Solstag: com certeza te procuraremos, tenho algumas dúvidas e questões, vou te passar por email Rodrigo Padula (talk) 13:52, 23 June 2016 (UTC)

Três dúvidas[edit]

Parabéns pela iniciativa do Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia. Espero que alguns dos integrantes da equipe de difusão do CEPID NeuroMat (FAPESP/USP) possam participar. Para isso, tenho três dúvidas:

  1. Haverá certificado para quem apresenta e para quem participa? O certificado é emitido pela UNIRIO? (Precisaremos justificar a "missão" para a FAPESP (é assim que chamam a participação em congressos fora de São Paulo), em nosso relatório de atividades, por isso é importante que tenhamos esse documento nominal para cada participante, com chancela oficial de uma instituição de renome.)
  2. Um de nossos integrantes, o David Alves, provavelmente irá, tendo submetido um trabalho. Vamos pedir uma bolsa rápida à WMF, para deslocamento, hospedagem e alimentação. Há alguma alternativa à bolsa da WMF?
  3. Estou no processo de selecionar quatro bolsistas de graduação da USP para atuar em nossa equipe de wiki-difusão e, provavelmente, vou pedir para que participem do congresso (sem apresentar). Começam em setembro e um evento como o que pretendem realizar parece uma boa forma de mostrar a relevância acadêmica dos estudos sobre Wikipédia. Para a participação deles, é imprescindível que tenhamos apoio e, como não apresentarão, fico preocupado de não conseguirmos a bolsa da WMF (deslocamento, hospedagem e alimentação). Têm alguma sugestão?

Até a semana que vem divulgamos o evento em nosso blog.

Joalpe (talk) 12:02, 13 July 2016 (UTC)

@Joalpe: obrigado pelos parabéns, estamos trabalhando duro nesta ideia desde 2015 e finalmente conseguimos tirá-la do papel graças ao grande apoio de pesquisadores de várias universidades brasileiras.
  1. Sim, emitiremos o certificado do evento para todos participantes e comissão organizadora em nome do nosso user group, com chancela da Wikimedia Foundation e UNIRIO.
  2. Legal, nosso comitê científico aguarda o trabalho para revisão ;-) . Sobre as bolsas para participação, creio que esteja se referindo a "Travel and Participation Support", "Rapid Grants" são para pequenos projetos e creio que não cobrem despesas de viagens para eventos. Para conseguir este apoio, não basta ter uma publicação submetida, creio que precisa ser aceita e o comitê de TPS leva em conta a atividade do solicitante em questão nos projetos Wikimedia, se é realmente ativo como editor, data de criação de conta, número de edições e impacto da participação da pessoa em questão na comunidade da qual faz parte (commons, wikipedia e etc.
  3. Acho meio complicado conseguirem apoio da WMF para isso, pois as bolsas de viagem são bem exclusivas para colaboradores não remunerados que fazem parte do movimento Wikimedia. Todos os recursos liberados mesmo para eventos como Wikimania, Wikimedia Conference levam em conta um longo processo de seleção, relatórios de atividades e contribuições prévias bem definidas e identificadas. Creio que terão que tentar recursos com sua própria universidade para cobrir essas despesas.

Obrigado pelo interesse em participar e pelo apoio na divulgação do evento. Toda ajuda será sempre muito bem-vinda. Rodrigo Padula (talk) 13:56, 13 July 2016 (UTC)

Caros organizadores do CCBWIKI, em especial Rodrigo Padula e Marcio Gonçalves, recebi a informação, em contato com a WMF, de que o evento CCBWIKI, que organizam, foi considerado Wikimedia e, por isso, não existe a possibilidade de "travel grant". Informalmente, fui aconselhado a entrar em contato com vocês para entender a situação. (1) A informação confere? (2) Há alguma alternativa que estejam considerando? Submetemos três trabalhos -- um meu e dois de estudantes sob minha supervisão -- e, por mais que eu possa individualmente requerer um auxílio-viagem por outra instituição (sem a certeza de que terei êxito), os estudantes não têm essa alternativa. Sem a possibilidade de apoio para deslocamento, normalmente previsto para conferências desse tipo, teremos provavelmente de cancelar nossa participação. Talvez o mais sensato até a situação ser solucionada é não considerarem por enquanto nossos trabalhos, submetidos por mim, por David Alves e por Marília Carrera (aliás, ela chegou a fazer o pagamento e por delicadeza lhes sugiro que devolvam, até termos a compreensão sobre a possibilidade de participarmos). Espero que a situação se resolva. --Joalpe (talk) 14:06, 7 September 2016 (UTC)
Olá Joalpe, a informação confere. O evento foi aprovado e reconhecido pela Wikimedia Foundation como um evento oficial, incluindo direito de uso de marca da Wikipédia no nome e por mais que não estejamos usando recursos da WMF para promovê-lo, a WMF nos informou que não seria possivel usar grants via TPS para participantes do evento. Entretanto, nosso congresso segue os moldes dos demais congressos científicos internacionais, cabendo aos proponentes com trabalhos aprovados arcarem com suas despesas de inscrição, viagem e hospedagem, por isso nossso congresso não oferece nenhum sistema de bolsas ou apoio para os participantes. Nosso comitê científico está avaliando todas as propostas recebidas, como foram muitas, não há como confirmar agora se seus trabalhos serão aceitos ou não para apresentação, por isso a maioria dos proponentes deixam para confirmar e pagar inscrição após notificação de aceite dos trabalhos.Eu e Marcio estamos à frente da organização do congresso, porém a aprovação e avaliação dos trabalhos está totalmente nas mãos do comitê científico. Acho que sua participação e de seu grupo da USP seria importante, pois o evento promete muitas discussões e conversas interessantes sobre a disseminação científica dentro da Wikipédia e sobre a Wikipédia como objeto de pesquisa. Abraços Rodrigo Padula (talk) 15:41, 8 September 2016 (UTC)
Oi, Rodrigo, não foi a informação que você me passou logo acima nesta discussão. Peço portanto que meu trabalho não seja mais considerado para o congresso. Verificarei com o David e a Marília a situação deles e lhes direi para entrarem em contato com a organização do congresso. E não sei a quais congressos científicos você se refere, mas aos quais vou meus custos de passagem e estadia são sempre cobertos. Acho que temos padrões e parâmetros distintos. Boa sorte na conferência. --Joalpe (talk) 16:55, 8 September 2016 (UTC)
Havia sido informado por uma funcionária da WMF recomendando o uso do TPS, mas depois esclareceram que não deveriamos usar por ser um evento reconhecido do movimento Wikimedia, por isso deixou de ser uma opção. Bom, já fui em vários congressos acadêmicos aqui e lá fora ( nas areas de web, computação e gestão do conhecimento), e em todos tive que arcar com minhas depesas tendo trabalho aprovado ou não, inclusive a capes, cnpq, faperj, fapesp e as universidades federais oferecem apoio para esse tipo de demanda. Só em caso de keynotes convidados os custos são geralmente cobertos. Mesmo os congressos e eventos organizados e financiados pela Wikimedia Foundation e seus afiliados possuem regras bem restritas para custear viagem e apoio aos seus participantes, não há apoio garantido e sempre há um julgamento das propostas para escolha meritocrática de quem vai receber apoio. Comunicarei o nosso comitê científico que desconsiderem sua proposta conforme solicitado. Realmente não estou entendendo sua postura diante desta questão. Rodrigo Padula (talk) 17:07, 8 September 2016 (UTC)
@Joalpe: Levamos sua colocação para avaliação do comitê científico do evento formado por professores-doutores de diferentes universidades brasileiras. Pelo sistema do congresso será notificado. --GoncalvesMarcio (talk) 18:05, 8 September 2016 (UTC)