Training modules/Dealing with online harassment/slides/assistance-you-can-offer/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Training modules/Dealing with online harassment/slides/assistance-you-can-offer and the translation is 100% complete.

Assédio fora da wiki: Ajuda que você pode oferecer

Protegendo as informações pessoais deles

Para uma lista mais abrangente de ideias, consulte a lista de RAINN

Um usuário que tenha sofrido dox (publicação de informações pessoais) ou ameaçado fora da wiki frequentemente estará extremamente preocupado sobre sua segurança pessoal, dado que o autor tem essas informações sobre sua vida. Apesar de você não poder proteger diretamente as informações ou a segurança de um usuário, há alguns recursos que você pode direcionar para ele sobre como proteger as informações.

  • Ele deve verificar e fortalecer potencialmente, suas configurações de privacidade nas mídias sociais. A maioria desses sites oferece uma página de ajuda ou assistente para ajudar usuários a escolher quais configurações de privacidade funcionam melhor para eles. Por exemplo [$link este é um guia para as configurações de privacidade do Facebook]
  • Ele pode querer solicitar a remoção de suas informações pessoais de sites de "pesquisa de pessoas". Em alguns países, detalhes pessoais como nomes, endereços e números de telefone são consideradas informações públicas, e sites comerciais reúnem e empacotam essas informações para revenda. A maioria desses sites incluem um método de "opção de saída" para pessoas que não querem que suas informações sejam compartilhadas desta maneira, mas esses métodos não são sempre fáceis de encontrar. Um guia "como fazer" como este pode ajudar um usuário a ter suas informações removidas.

Protegendo suas contas em outros sites

Quando um usuário relata que uma conta de sua propriedade foi comprometida ou invadida por um "hacker", você pode sugerir algumas etapas importantes que ele deve realizar imediatamente.

  • Peça ao usuário para verificar a segurança de sua senha. Normalmente é uma coisa simples para o usuário redefinir sua senha da conta comprometida e ele deve ter certeza de fazer o mesmo para qualquer outra conta on-line para a qual ele tenha usado a mesma senha ou uma relacionada.
  • Contate a administração ou a equipe de Confiança e Segurança do site em que sua conta foi comprometida, se isso tiver ocorrido. Essas equipes podem, frequentemente, assegurar ou restaurar uma conta com as ferramentas disponíveis para ela.
  • Considere ativar a autenticação de dois fatores nos sites onde estiver disponível. Este serviço irá significar que mesmo se alguém tiver seu nome de usuário e senha, ainda assim eles não poderão acessar a conta sem o segundo "fator". Esse processo normalmente envolve a vinculação de uma conta a um dispositivo móvel.