Training modules/dashboard/slides/50207-melhore-o-item-do-seu-glam-no-wikidata-como-melhorar-o-seu-wikidata

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Como manter seu GLAM atualizado[edit]

Acesse a página principal do Wikidata com sua conta de usuário. Em seguida, busque a sua instituição no campo pesquisar em Wikidata, localizado no canto superior direito da tela.

Verifique se as informações nos campos rótulo, descrição e também conhecido como estão atualizadas, corretas e completas, principalmente em português e em português do Brasil. Em caso negativo, faça as modificações necessárias.

Para melhorar ainda mais o espaço do seu GLAM no Wikidata, existem algumas informações que são frequentemente usadas por instituições mundo afora, mas pouco utilizados pelas instituições no Brasil.

Em relação aos museus, 21,71% não apresentavam em 2020 coordenadas geográficas (P625), 38,39% não apresentavam data de fundação (P571), 55% não apresentavam site oficial (P856) e quase 100% não apresentavam tamanho do acervo (P1436).

Em relação às bibliotecas, no mesmo ano, quase 100% não apresentavam coordenadas geográficas (P625), data de fundação (P571), site oficial (P856) e tamanho do acervo (P1436). Já em relação aos arquivos, cerca de 10% deles não apresentavam em 2020 essas informações, com exceção do tamanho, que praticamente nenhum deles têm.

Outras informações que também são interessantes são:

Estes códigos, como P625, P571 e os demais mencionados acima, correspondem às propriedades. No Wikidata, as declarações, que funcionam como informações específicas sobre determinado item, são compostas de propriedades e valores.

As propriedades são compostas pela letra P seguida de uma sequência numérica única. Cada propriedade demanda um valor, como se a primeira fosse a pergunta e o segundo fosse a resposta. Por exemplo, para o item Q371803, que corresponde ao Museu Paulista, o valor da propriedade P571, que corresponde à data de fundação, é 7 de setembro de 1895.

Consulte exemplos no Wikidata: