Training modules/dashboard/slides/50305-etapas-de-carregamento-tecnica

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Terceira etapa: a técnica[edit]

Os aspectos técnicos[edit]

Esta etapa é composta de dois passos. O primeiro é entender o que será preciso para o tratamento dos dados e separar os arquivos de mídia que serão carregados. Lembrando que, para o tratamento dos dados, é recomendável o uso de Microsoft Excel, Planilha Google ou outros softwares semelhantes.

O segundo passo é carregar os arquivos de mídia no Wikimedia Commons e os metadados no Wikidata. Uma maneira de compartilhar o acervo do seu GLAM no Wikimedia Commons é utilizar a ferramenta Upload Wizard.

Para carregar arquivos de mídia no Wikimedia Commons[edit]

  1. Acessar a página principal do Wikimedia Commons;
  2. Fazer log in com o seu nome de usuário;
  3. Clicar em upload, no canto superior direito da tela;
  4. Na aba enviar, carregar o(s) arquivo(s);
  5. Na aba direitos de liberação, clicar na indicação de direitos apropriada;
  6. Na aba descrever, adicionar título, legenda, descrição, data, categoria(s), entre outras informações opcionais, e clicar em publicar arquivos;
  7. Na aba usar, é possível copiar o código para utilizar o(s) arquivo(s) em outros projetos Wikimedia. Lembrando que, no caso da Wikipédia, o caminho é colar o código do arquivo no código-fonte do artigo.

Assista ao vídeo sobre como carregar imagens no Wikimedia Commons:

Para carregar metadados no Wikidata[edit]

  1. Acessar a página principal do Wikidata;
  2. Fazer log in com o seu nome de usuário;
  3. Checar se o item a ser criado não existe no Wikidata, pesquisando em pesquisar no Wikidata, no canto superior direito da tela;
  4. Clicar em criar um novo item;
  5. Inserir idioma, rótulo (título), descrição e nomes alternativos, separados por barras retas | ;
  6. Clicar em criar, no canto inferior esquerdo da tela;
  7. Em seguida, é possível inserir mais informações sobre o item com base nas propriedades, que serão abordadas nas próximas páginas.

Os carregamentos em massa[edit]

Também é possível carregar os arquivos de mídia no Wikimedia Commons e os metadados no Wikidata por outras duas ferramentas: Pattypan e QuickStatements, respectivamente.

Embora demandem mais conhecimento técnico por parte dos usuários, os pontos positivos do Pattypan e do QuickStatements é que estes programas permitem carregar um grande volume de dados com menos comandos e em menos tempo.