User:TSB/perspectivas

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Usarei este espaço para compartilhar o meu ponto de vista e espero contar com a opinião e ajuda de quem estiver interessado.

Mutirão pelo conhecimento livre[edit]

A cada dia que passa fica mais evidente a importância do nascimento de um movimento descentralizado de voluntários autônomos com objetivo de colaborar para construir “um mundo onde cada indivíduo terá livre acesso à soma de todo o conhecimento da humanidade”.

Se este movimento tiver princípios e valores comuns e adotar a produção colaborativa como ferramenta e liberdade do conhecimento como requisito, poderá atrair e engajar um grande número de voluntários.

Assim todos que acreditam na possibilidade de construção de uma sociedade inclusiva do conhecimento poderiam aderir ao movimento e colaborar na construção de soluções pertinentes aos desafios enfrentados em suas localidades.

Diversidade, flexibilidade e velocidade na execução de iniciativas por voluntários autônomos acabariam por enriquecer o movimento. Experiências concretas seriam discutidas e compartilhadas, fomentando o surgimento de novas idéias e propostas.

Capítulo brasileiro da Wikimedia Foundation[edit]

Inicialmente participei da construção de uma proposta de estatuto, e sua respectiva tradução, para a criação de uma organização da sociedade civil (Instituto Wikimedia Brasil) para atuar como capítulo local da Wikimedia Foundation. Esta proposta chegou a ser avaliada e aprovada pelo Comitê de Capítulos e pelo conselho da Wikimedia Foundation em 2008. No entanto, a discussão permaneceu aberta e nenhuma organização foi juridicamente constituída.

Recentemente, no final do ano passado, uma proposta bastante interessante foi feita na mailing-list do capítulo brasileiro em formação. A sugestão era de, ao invés de constituir uma organização, poderíamos criar um movimento para atuar como capítulo brasileiro da Wikimedia Foundation.

Ficou bastante claro que o movimento, ao invés de uma organização, poderia trazer inúmeros benefícios para a comunidade de voluntários no Brasil. O principal, no meu entendimento, seria uma estrutura descentralizada onde voluntários atuariam com autonomia na busca de soluções - característica bastante alinhada com a própria dinâmica colaborativa dos projetos da Wikimedia Foundation.

No entanto, a Wikimedia Foundation determina que uma figura jurídica deva ser constituída para criação de um capítulo local. Por sorte, tive a oportunidade de conversar com diversos voluntários no Brasil e com vários contatos da Wikimedia no exterior e descobri que existe a possibilidade de um movimento atuar como capítulo local. Para tanto, bastaria que os voluntários brasileiros tivessem interesse e que a Wikimedia Foundation, através de seu Comitê de Capítulos, avaliasse a proposta para se manifestar potencialmente de acordo.

Nessas conversas, pude entender que existem alguns grandes temas para discutirmos antes de solicitarmos a avaliação formal do Comitê de Capítulos.

  1. Formalização: ao invés de um estatuto, poderíamos apresentar a carta de princípios que explicita o propósito, os valores e os princípios deste grupo.
  2. Representação: ao invés de representantes legais, poderíamos estabelecer um processo para que os voluntários possam selecionar coletivamente interlocutores, quando necessário.
  3. Gestão de recuros financeiros: ao invés de gerir internamente recursos financeiros para a realização de iniciativas localmente, poderíamos contar com a estrutura de parceiros, especialmente a Wikimedia Foundation, para captação, gestão de recursos e pagamento de despesas, quando necessário.
  4. Gestão de marcas da Wikimedia: ao invés de representantes legais no Brasil centralizarem a decisão, poderíamos estabelecer um processo para que os voluntários possam decidir coletivamente, posteriormente, socilicitar a aprovação da Wikimedia Foundation.