WMPT/Pesquisa sobre necessidades de capacitação Wikimedia em Cabo Verde

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Contexto[edit]

Pelo menos desde 2007, existem projetos Wikimedia dedicados a Cabo Verde, alimentados por usuários Cabo-verdianos ou com raízes no país. No entanto, esta comunidade permanece relativamente desconhecida no espaço Wikimedia.

A ligação da Wikimedia Portugal (WMPT) a Cabo Verde, e subsequentemente o interesse nesta pesquisa, partiu da confluência de duas circunstâncias. Por mais de uma década, o utilizador Waldyrious (utilizador cabo-verdiano residente em Portugal e membro co-fundador da WMPT) documentou e alimentou múltiplos projetos ligados a Cabo Verde no universo Wikimedia. Com efeito, a WMPT sempre teve vontade de estabelecer contactos com uma eventual comunidade Wikimedia cabo-verdiana, com vista ao desenvolvimento de uma relação entre ambas comunidades, mas a oportunidade nunca surgiu.

Em março de 2022, a utilizadora MariaCurista tornou-se Wikimedista em Residência na NOVA FCSH. O TechNetEmpire, projeto de investigação a que esteve ancorada no início da residência, estava em contacto com alguns elementos das comunidades GLAM e Academia em Cabo Verde.  Perante a viagem anunciada de um grupo de investigadores a Cabo Verde em Maio de 2022, a WMPT reconheceu a oportunidade de avançar com esta pesquisa, por forma a estabelecer uma ponte entre as comunidades.

Neste sentido, a pesquisa visava a produção de uma avaliação detalhada das necessidades de capacitação da comunidade local, garantindo que planos de ação futuros respondessem às suas prioridades. Esta meta está alinhada com a iniciativa 32 da Estratégia do Movimento Wikimedia 2030: Abordagem global para o desenvolvimento de habilidades locais - coleta de dados, pares equivalentes, mentoria, reconhecimento. O modelo de trabalho desenvolvido poderá ser usado por outras comunidades lusófonas cuja representação está aquém do desejável (casos de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau ou Timor-Leste), bem como por outras em contextos semelhantes no que concerne ao âmbito linguístico (idioma local vs. idioma oficial).

Descrição dos objetivos e atividades previstos[edit]

Objetivo inicial[edit]

O projecto visava mapear iniciativas existentes, identificar potenciais parceiros locais para o desenvolvimento de uma futura comunidade Wikimedia autónoma, seja local ou na diáspora (a ONU estima que cerca de 800 mil cabo-verdianos vivam emigrados noutros países) e, finalmente, alinhavar potenciais planos de capacitação comunitária.

Desafios que pretendemos colmatar:
  • Falta de informação sobre projectos, iniciativas e comunidade cabo-verdiana existente no universo Wikimedia: nunca existiu propriamente uma comunidade Wikimedia em Cabo Verde, mas esporadicamente existem utilizadores cabo-verdianos que alimentam certos projectos, como a Wikipédia em Português, o Wikcionário, o Wikidata, entre outros.
  • Falta de informação sobre as necessidades de capacitação: sendo um conjunto de utilizadores particularmente esparso, não são claras quais as necessidades prioritárias de formação, seja em áreas técnicas ou outras.
A oportunidade que pretendemos agarrar:
  • Capacitar a criação de uma comunidade autónoma em Cabo Verde: com as iniciativas existentes devidamente mapeadas e subsequente identificação de parceiros locais, será mais fácil estabelecer as fundações para a criação de uma comunidade estável e autónoma, capaz de operar conforme os seus próprios interesses e necessidades.

Atividades previstas[edit]

  1. Mapeamento de iniciativas Wikimedia existentes focadas em Cabo Verde
  2. Recolha de dados no terreno
  3. Análise e síntese dos dados
  4. Delineação de caminhos possíveis para a capacitação da comunidade local

Mapeamento de iniciativas Wikimedia focadas em Cabo Verde[edit]

Diapositivos da apresentação "Cabo Verde na Wikipédia e outros projetos Wikimedia" dada na Universidade de Cabo Verde (UNICV), em maio de 2022
Apresentação "Cabo Verde nos projetos Wikimedia" dada na Universidade de Cabo Verde (UNICV), em maio de 2022.

Conteúdo e iniciativas Wikimedia mais relevantes ligadas a Cabo Verde:

O levantamento de conteúdo e iniciativas sobre Cabo Verde no espaço Wikimedia decorreu, maioritariamente, de antemão e durante o período de pedido de bolsa. Este mapeamento foi desenvolvido sobretudo pelo utilizador Waldyrious. Mais tarde, foi sistematizado de forma resumida pela utilizadora MariaCurista e apresentado à turma de primeiro ano da licenciatura em Estudos Cabo-verdianos da Universidade de Cabo Verde (UNICV). Nessa sessão, foi também feita uma pequena demonstração de edição na Wikipédia.

Este levantamento fez com que, antes da viagem a Cabo Verde, fossem contactados vários utilizadores (via discussão) que identificámos como contribuidores de conteúdo sobre Cabo Verde. No entanto, nenhum desses contactos teve resposta.

Recolha de dados em Cabo Verde[edit]

A utilizadora MariaCurista viajou para Cabo Verde, de 21 de maio a 4 de junho de 2022, integrada num grupo de investigadores da NOVA FCSH. Esta integração foi frutífera, facilitando, sobretudo, contactos de alto nível, alavancados em articulação com outros investigadores ligados à NOVA FCSH.

Foram efectuados contactos de dois tipos: reuniões no terreno e recolha de contactos para reuniões futuras que, por falta de disponibilidade das partes, não puderam ser realizadas durante a viagem. Os encontros seguiram um modelo semi-estruturado, que incluía a apresentação do projeto de pesquisa em curso, bem como uma curta descrição de potencialidades de algumas plataformas adaptadas à instituição em questão - tendencialmente, Wikipédia, Wikimedia Commons e Wikidata. Outros pontos sublinhados nas várias reuniões: possibilidade de apoio da Associação Wikimedia Portugal no futuro, bem como a existência de fundos da Fundação Wikimedia para suportar determinadas atividades.

Resumo dos dados recolhidos[edit]

Percepção genérica das plataformas Wikimedia: Praticamente todas as pessoas contactadas mostraram conhecer e usar a Wikipédia (todas excepto uma). Regra geral, a Wikipédia foi a única plataforma reconhecida pelos inquiridos. Alguns dos entrevistados apontaram algumas falhas à enciclopédia, mencionando informação incompleta ou incorreta, com particular incidência em conteúdos relativos ao país. No entanto, reconheceram o potencial de divulgação de conhecimento, considerando-a uma ferramenta útil. Uma pessoa referiu ter tentado editar a Wikipédia, embora sem sucesso.

Necessidades de capacitação: Além da melhoria na perceção geral das plataformas Wikimedia nas várias organizações, quase todos os interpelados identificaram a formação técnica na utilização das plataformas como a maior necessidade.

Abaixo listamos as instituições e os encontros realizados no local:

Arquivo Nacional de Cabo Verde[edit]

Representantes: Presidente e vice-presidente/historiador/investigador

Resumo: Foi uma das instituições que demonstrou maior reconhecimento das potencialidades da plataforma, demonstrando vontade de colaborar. Falou-se na possibilidade de digitalização e carregamento de parte do acervo da instituição para o Commons, bem como numa eventual passagem dos catálogos para Wikidata. Sugeriu a criação de um grupo de trabalho com as várias instituições, de maneira a promover as atividades de forma mais sistematizada. A inexistência (ou não-abertura) da licenciatura em História na Universidade de Cabo Verde foi apontada como um obstáculo à renovação de pessoal na instituição

Gabinete de Desenvolvimento do Turismo[edit]

Representante: Diretor

Resumo: O Gabinete é uma instituição governamental relativamente recente, focada em inovação e desenvolvimento do turismo, a atividade económica mais importante do arquipélago. Foi o único contacto que disse não saber o que é a Wikipédia, mas demonstrou interesse relativamente às possibilidades, nomeadamente no que diz respeito à melhoria dos conteúdos disponibilizados sobre o país (potencialidades ligadas ao SEO, etc.). Disponibilizou a equipa para trabalhos de formação e melhoria de conteúdos, sobretudo na Wikipédia e Commons.

Secretaria de Estado do Ensino Superior[edit]

Representante: Secretária de Estado

Resumo: A secretária de estado foi a única que disse já ter tentado editar a Wikipédia, embora sem sucesso. Demonstrou interesse em apoiar a dinamização de atividades ligadas à utilização das plataformas no âmbito do Ensino Superior no país.

Universidade de Cabo Verde (UNICV)[edit]

Representante: Professora e diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa

Resumo: A professora reconheceu a plataforma, bem como a sua utilização por parte dos alunos, denunciando algumas falhas na informação disponibilizada, sobretudo no que resspeita aos conteúdos sobre cultura, arte do país. Tendo em conta as potencialidades no desenvolvimento de competências dos alunos (produção escrita, referenciação, identificação de informação de qualidade, literacia digital, etc.), foi discutida a possibilidade de desenvolver uma Unidade Curricular no contexto da literatura e estudos cabo-verdianos.

Outros contactos[edit]

Bióloga e investigadora especializada em fauna local

Resumo: A investigadora mostrou-se muito recetiva à partilha de conteúdo (Commons e Wikipédia) sobre as espécies que estuda: osgas nativas, muitas delas existentes apenas em determinadas ilhas. Porém, ressalvou a importância de só o fazer após a aprovação de legislação adequada à sua proteção, uma vez que o estatuto de “em perigo de extinção” tende a aliciar colecionadores, ameaçando a conservação das espécies.

Recolha de contactos para contacto posterior[edit]

Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (M_EIA), São Vicente.[edit]

Representante: Reitor

Resumo: O contacto foi iniciado ainda antes da viagem, mas desencontros de agenda impossibilitaram o encontro. Mostrou interesse para trabalho conjunto.

IPC - Instituto do Património e da Cultura[edit]

Representante: Diretora de Museologia e Museus

Resumo: O IPC foi contactado inicialmente via e-mail, tendo sido reforçado o contacto já no local; teve seguimento através da Diretora de Museus que não se encontrava no país aquando da visita, remetendo futuros contactos para o digital. Mostrou interesse para trabalho conjunto.

Biblioteca Nacional de Cabo Verde[edit]

Representante: Presidente

Resumo: Foi cedido o contacto da presidente, embora sem seguimento por parte da instituição.

Lantuna - Organização Não Governamental de Conservação Ambiental[edit]

Representante: dirigente associativa

Resumo: O contacto da associação surgiu na sequência do encontro com a bióloga. A ONG tem sido muito ativa na conservação ambiental, dinamizando atividades variadas. Mostrou interesse em ter formação nas ferramentas Wikimedia neste contexto.

Questionário online[edit]

Partindo das conversas estabelecidas em Cabo Verde e atendendo à multiplicidade de perfis encontrados, desenhámos um questionário online com o objetivo de recolher informação quantitativa sobre a população cabo-verdiana e a sua relação com as plataformas Wikimedia. Pretendíamos aferir quatro contextos:

  1. Caracterização demográfica
  2. Caracterização de contexto e literacia digitais
  3. Perceção e utilização das plataformas Wikimedia
  4. Potencial e necessidades de formação nas plataformas Wikimedia
apresentação dos resultados completos do questionário online sobre necessidades de capacitação Wikimedia em Cabo Verde
Resultados completos do questionário online sobre necessidades de capacitação Wikimedia em Cabo Verde

O questionário esteve aberto para respostas durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023. Apesar de ter sido divulgado em múltiplas plataformas e canais, tanto dentro e fora do espaço wiki (Esplanada, vários canais de Telegram da comunidade Wiki, redes sociais, contactos directos reforçados após a viagem e outros contactos directos) reuniu um conjunto diminuto de respostas, pelo que não podemos considerar a amostra representativa. Ainda assim, consideramos relevante a divulgação dos resultados recolhidos, esperando que possam ser úteis de alguma forma. Esta compilação de resultados, está disponível no Commons.

Resumo dos resultados[edit]

A amostra foi de sete pessoas (n=7).

A maioria dos inquiridos identifica-se com o género feminino e concluiu, pelo menos, um ciclo do ensino superior. Cerca de 70% da amostra está ou já esteve emigrada, e considera a língua cabo-verdiana como idioma materno.

Todos os inquiridos disseram usar a internet diariamente. O dispositivo de eleição nesse acesso é o smartphone. Relativamente ao tipo de serviço acedidos com maior frequência, todos os inquiridos disseram ussar a internet para consultar notícias; a maioria também acede a redes sociais. Embora com menos expressão, o acesso a serviços de entretenimento (streaming audiovisual ou de música) também é frequente. No que diz respeito a competências digitais, a maior parte dos participantes considera-se experiente na pesquisa de conteúdo em linha; a utilização de e-mail e a de redes sociais são as competências nas quais se sentem mais à vontade (nível intermédio ou experiente de utilização). As áreas digitais que geraram mais respostas negativas (“nenhum conhecimento” ou “não sei”) foram direito de autor e bases de dados.

A vasta maioria dos inquiridos reconhece a Wikipédia, tendo inclusivamente usado a plataforma. Apenas uma pessoa respondeu conhecer outras plataformas Wikimedia, mencionando o Commons, Wikisource e Wikiversity, e tendo já usado todas elas. Cerca de 70% refere usar a Wikipédia uma vez por semana, mas 57% admite ter dúvidas quanto à credibilidade da informação que lá encontra. Uma pessoa disse já ter editado a Wikipédia e outras plataformas.

Apesar de a maioria dos inquiridos reconhecer potencial nas plataformas Wikimedia, o interesse demonstrado em aprender é bastante díspar. De todas as plataformas apresentadas, só a Wikipédia produziu exclusivamente as respostas “médio interesse” ou “muito interesse” à questão “Quais as plataformas que gostaria de aprender a editar?”. Finalmente, a aferição de necessidades de capacitação técnica, as áreas que geraram mais respostas “médio interesse” ou “muito interesse” foram: Liderança e divisão de responsabilidades, Identificação e desenvolvimento de parcerias, Execução e avaliação de parcerias, A Wikimedia como estrutura de combate à desinformação na web, Bolsas Wikimedia e outras fontes de financiamento para desenvolvimento da comunidade. A que gerou maior número de respostas “pouco interesse” foi Ferramentas avançadas de edição e gestão das plataformas Wiki.

Conclusões e recomendações[edit]

A proposta partia do pressuposto que encontraríamos uma comunidade de wikimedistas em Cabo Verde ou na sua diáspora. No decorrer da pesquisa, de facto, encontrámos utilizadores que se identificavam publicamente como cabo-verdianos. Apesar dos contactos efectuados, nenhum deles gerou uma resposta. Com efeito, esta inatividade reflete-se nos Wikiprojectos encontrados. Na Wikipédia em Português, onde se esperaria encontrar mais conteúdo relacionado com Cabo Verde, já que é língua oficial (e de ensino) no país, o WikiProjecto:Cabo Verde está inativo há vários anos. Das três Wikipédias em que existe, o projecto está ativo apenas na alemã. Apesar deste grupo escasso e disperso de utilizadores de ou em Cabo Verde, não foi possível identificar a existência de uma "comunidade".

Durante a viagem a Cabo Verde, ficou claro que os responsáveis institucionais contactados reconhecem a importância da Wikipédia, demonstrando interesse em desenvolver actividades específicas dentro da sua área de operação (educação, preservação de patrimnónio cultural e natural, turismo, etc.). No entanto, conforme referido anteriormente, a maior parte não conhece plataformas além da enciclopédia, o que significa que o alcance das possibilidades da incorporação destas plataformas no fluxo de trabalho destas instituições, por exemplo, permanece desconhecida. Apesar da amostra diminuta, as respostas ao inquérito online reforçam esta ideia.

Assim, a nossa recomendação vai no sentido de investir na divulgação das plataformas junto das instituições e comunidades locais. De notar, que a maior parte dos contactos realizados no terreno foram de alto nível, o que indicia um grande potencial de acção para a Wikimedia na disseminação das suas ferramentas e plataformas a nível estrutural em Cabo Verde. Uma vez que não foi possível desenhar um retrado detalhado das instituições, sugerimos a criação de projectos-piloto com instituições que demonstraram vontades mais concretas, como o Arquivo Nacional de Cabo Verde ou a Universidade de Cabo Verde. A ausência quase total de editores Wikimedia no país exige que este investimento seja continuado no tempo e articulado com formação técnica adequada, algo que poderá ser conduzido em colaboração outras comunidades lusófonas. Só com um trabalho de aproximação real às instituições e grupos interessados, será possível delinear um plano concreto de acção para capacitação de voluntários em larga escala.

Outras considerações[edit]

Se, por um lado, esta pesquisa constituiu uma oportunidade única para construir uma ponte há muito desejada, por outro lado, a inclusão do projecto no âmbito de uma residência wikimedista nos seus estágios iniciais talvez tenha sido demasiado ambiciosa. A acumulação das responsabilidades de uma posição que nunca tinha existido em Portugal (WiR) com uma pesquisa num país onde tinha zero contactos à partida foi, no mínimo, desafiante para a utilizadora MariaCurista. Neste sentido, o apoio do utilizador Waldyrious e do investigador Hilarino Luz da NOVA FCSH, ambos cabo-verdianos, foi absolutamente fundamental tanto no levantamento inicial do conteúdo e iniciativas ligadas a Cabo Verde no espaço Wikimedia, como no desenvolvimento de contactos no terreno. Também o apoio da facilitadora da WMF, Tila Cappelletto, foi crucial no desenvolvimento da proposta.

A aprovação da bolsa tão em cima da viagem limitou drasticamente os contactos e pesquisa feitos antes da sua realização (as datas estavam, desde o início, condicionadas à viagem dos investigadores). Muitos dos contactos recolhidos de antemão só chegaram em cima da viagem. A dificuldade na obtenção de resposta por parte de alguns inquiridos foi notória (até na própria existência de contactos electrónicos públicos que, por vezes, não funcionavam).

A logística apertada dos primeiros dias também dificultou os contactos nas ilhas de São Vicente e Santo Antão - a título de exemplo, a maior parte do tempo passado no Mindelo foi durante o fim-de-semana. O feriado do Dia Mundial da Criança também reduziu o tempo disponível para encontros.

Finalmente, o acesso limitado à internet (roaming com custos particularmente elevados) teve reflexos no seguimento e desenvolvimento de contactos no local. Este factor devia ter sido tido em conta e incluído no orçamento.