Wiki Editoras Lx

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Translate this page; This page contains changes which are not marked for translation.
Editatona Visibilizando as Margens. Juntes editamos a Wikipédia - 2019

Wiki Editoras Lx (WELx) é grupo feminista de editoras e editories da Wikipédia e outros projectos da Wikimedia. Dedicamo-nos a combater as disparidades de visibilização e representatividade na maior enciclopédia digital do mundo.

Comprometides com uma ação apoiada em valores e princípios anti-coloniais, decoloniais, anti-racistas, anti-capacitistas e anti-discriminação LGBTQIAP+, criamos e melhoramos páginas, inserimos imagens e dados para promover a equidade do conhecimento.

Ao mesmo tempo, contribuímos para que mais pessoas sub-representadas no Movimento Wikimedia possam editar e aumentar a sua representatividade nesta plataforma digital, reduzindo vieses e promovendo uma comunidade mais plural.

Reunimo-nos quinzenalmente desde maio de 2019 — presencialmente na PENHAS CO, em Lisboa, e online desde Março de 2020 — para editar (criar, melhorar e ampliar verbetes/páginas) sobre mulheres cis e trans, pessoas não binárias, e questões de seu interesse.

O grupo prioriza a edição de conteúdos ligados às comunidades lusófonas, em particular negra, migrante, indígena, rural, cigana, LGBTQIAP+, PcD, entre outras. Uma outra prioridade do grupo é aumentar o número de editoras e editories dentro da Wikipédia abrindo duas vezes por mês os seus encontros a quem nunca editou e quer aprender.

História[edit]

O grupo Wiki Editoras Lx surgiu da Editatona “Visibilizando as Margens”, que aconteceu no 2º Festival Feminista de Lisboa, em Maio de 2019, e contou com 10 participantes que receberam formação sobre como editar na Wikipédia, ministrada por Patricia Horrillo, coordenadora do grupo de usuárixs Wikiesfera, então sediado no Medialab-Prado, em Madrid. Desde então o grupo Wiki Editoras Lx reúne-se regularmente, duas vezes por mês, à segunda-feira.

Editatona 8M: Artivismo. Juntas Editamos a Wikipédia, que decorreu em Março de 2020, em Lisboa, na Cooperativa Penha SCO.

Em Dezembro de 2019, o grupo foi convidado pela Art+Feminism a organizar uma editatona em 2020. Esta decorreu no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, e contou com o apoio financeiro da Wikimedia Foundation:

O evento juntou 24 mulheres e pessoas de género não conforme e durante o evento foram criadas 26 biografias e feitas mais de 110 edições na wikipedia lusófona:

Participantes, verbetes criados e melhorados, e outros resultados podem ser conferidos no dashboard do evento.

Durante a pandemia de COVID-19, os encontros que aconteciam em Lisboa, na PENHA SCO (cooperativa de produção e difusão artística) passaram a ser também online. Tal como acontecia presencialmente, estes passaram a decorrer uma vez por mês.

No início de 2023, as WELx conseguiram seu primeiro financiamento anual com a Fundação Wikimedia e desde então organizam para além de dois encontros de edição mensais (um online e um presencial), uma série de atividades como concursos, formações e editatonas.

Atividades em curso[edit]

Encontros quinzenais[edit]

Nestes encontros, que contam com uma média de 10 participantes por sessão, são criados artigos (biografias) sobre mulheres e pessoas de gênero não binário de forma colaborativa. Actualmente decorrem duas vezes por mês, alternando entre presenciais e online. São abertos a quem nunca tenha editado na Wikipédia e queira aprender. Os encontros assentam do aprender-fazendo, da partilha de conhecimento e entreajuda entre as participantes, assim, pessoas novas recebem formação sobre como criar um artigo na Wikipédia dada pelas com mais experiência. Inscreva-se: editoraswikipedialx(_AT_)gmail(_DOT_)com.

Atividades recentes[edit]

Editatona Ativismo PcD em Portugal[edit]

Mesa Redonda Gravação no Canal Wiki Editoras Lx Página do Evento no Meta

Editatona Visibilidade Negra, 2a Edição[edit]

Editatona Transnarrativas Negras[edit]

Open Call: Ilustratona Mulheres Visíveis na Wiki[edit]

Quando?

  • Entre 02 e 29 de maio de 2023: período total da campanha e recepção online de ilustrações.
  • Dia 02 de maio de 2023 às 18h UTC (veja sua hora local): evento online de abertura do concurso de ilustração que integra a campanha #VisibleWikiWomen2023.

Programação:

Apresentação da campanha Visible Wiki Women e O que é uma Ilustratona, com Mariana Fossatti

Como Ilustrar Retratos, com Bárbara Fonseca

Como Inserir Imagens no Commons, com Rute Correia

  • Dia 30 de maio de 2023: maratona de edição online às 18h UTC (veja sua hora local) para ilustrar verbetes da Wikipédia com as imagens recebidas durante a Ilustratona.

Como participar? (em breve)

Encontro presencial de edição na plataforma Wikimedia Commons[edit]

Quando?

  • 15 de maio de 2023 às 19h na PENHA SCO em Lisboa, Portugal

Como participar? (em breve)

Oficinas online de capacitação no âmbito da Editatona Território corpo-terra em parceria com WikiMulheres+[edit]

  • Introdução à criação de artigos na Wikipédia em português.
  • Inserção de elementos das plataformas Wikimedia Commons e Wikidata na Wikipédia em português.
  • Perspectiva de gênero e decolonial na escrita na Wikipédia em português.

Como participar? (em breve)

Curadorias Convidadas[edit]

Surgem a partir do desejo de colaborarmos para corrigir a falta de representação de comunidades e conhecimentos específicos na Wikipédia. Têm como objectivo a realização de um encontro de edição das Wiki Editoras Lx cujo conteúdo a ser editado é definido por uma curadora(s) convidada(s) (pessoa ou organização). O encontro não tem periodicidade determinada, e ocorre quando haja oportunidades de parcerias e possibilidade de organização. Para participar não é preciso saber editar sendo dada formação a quem não sabe.

Parceiras das Curadorias Convidadas realizadas entre 2020 e 2023:

  • curadoria #1 - Associação Mulheres na Arquitectura e o projecto académico W.ARCH.PT
  • curadoria #2 - Poeta Raquel Lima
  • curadoria #3 - Colectivo Faca
  • curadoria #4 - Jornalista Vanessa Sanches, CEO da revista Bantumen
  • curadoria #5 - Cineasta Lolo Arziki

Editatonas[edit]

Maratonas de criação de artigos na wikipédia em português sobre e de interesse para mulheres cis, transgénero e pessoas de género não conforme, priorizando ainda a população lusófona, negra, indígena, migrante e LGBTQI+. A participação é livre e não é necessário saber editar, é dada formação a quem não sabe.

Outros eventos[edit]

Como parte da organização

Como palestrantes, facilitadoras ou capacitadoras convidadas

Verbetes da Wikipédia iniciados pelo grupo[edit]

Os artigos criados e ampliados pelo grupo e a sua dispersão geográfica podem ser visualizados através do link:

Notícias, publicações e entrevistas[edit]

Redes Sociais[edit]

Integrantes[edit]

Contactos[edit]

Para mais informações, contacte-nos através da página de discussão ou escreva directamente para o email: editoraswikipedialx(_AT_)gmail(_DOT_)com

Fotos e vídeos[edit]