WikiMulheres+/SobreNós

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Shortcut:
WM:WM+



Início

Sobre nós

História

Calendário

Fale conosco!

Nós, WikiMulheres+, caminhamos na direção estratégica rumo a equidade do conhecimento: "Como movimento social, concentraremos nossos esforços no conhecimento e nas comunidades que foram deixadas de fora por estruturas de poder e privilégios. Acolheremos pessoas de todos os âmbitos para construir comunidades fortes e diversas. Destruiremos as barreiras sociais, políticas e técnicas que impedem as pessoas de acessar e contribuir para o conhecimento gratuito".

Sobre nós[edit]

O WikiMulheres+ é formado por um conjunto plural de pessoas experientes e iniciantes nas plataformas Wikimedia, com diferentes origens, formações, experiências e modos de pensar. Atuamos com wikimedistas mulheres+, ou seja, wikieditoras que se identificam como mulheres cis ou transgêneras. Este foco é central, mas não é exclusivo. A participação é aberta aos gêneros dissidentes, isto é, a pessoas que se identificam nos espectros da transgeneridade e não-binariedade.

Buscamos a transparência e coletividade na tomada de decisões internas. Almejamos que nosso grupo e suas atividades sejam um espaço seguro para a diversidade das pessoas membras e apoiadoras. Um espaço seguro prevê apoio mútuo, mas também solidariedade com outras minorias sociais e agentes da diversidade humana on-wiki, como pessoas de grupos sub-representados geográfica, histórica, cultural, econômica e/ou socialmente; não-binárias e LGBTQIAP+; negras, indígenas e de cor; neurodivergentes ou com diversidade funcional.

Missão[edit]

  • Acreditamos que práticas inclusivas de participação geram transformações positivas na Wikimedia. Assim, combatemos o viés sistêmico nos projetos wiki para que a divulgação do conhecimento tenha peso apropriado aos diversos modos de existir. Enfocamos especialmente a lacuna de gênero e suas pautas transversais, por meio de uma perspectiva decolonizadora do conhecimento.
  • Nossa missão é aumentar e fortalecer a atuação de wikimedistas mulheres+ da Lusofonia. Do local ao global, visamos promover a equidade de conhecimento nas plataformas Wikimedia, o aumento da diversidade humana no movimento wikimedista e da criação de pertencimento coletivo de mulheres+ on-wiki.
  • Respeitamos as particularidades das diversas lutas sociais e a necessidade de espaços exclusivos, todavia apostamos na inclusão e apoiamos conexões solidárias. Internamente, nos guiamos por uma Política de espaço seguro e audaz, que visa garantir a segurança de todas as pessoas participantes e apoiadoras do grupo, bem como o empoderamento das comunidades marginalizadas pouco representadas entre nós. Externamente, levantamos as pautas que nos atravessam diretamente, coletiva e/ou individualmente; e nos aliamos às causas transversais à nossa própria missão via apoio solidário.

Princípios[edit]

O Grupo de Usuárias WikiMulheres+ se compromete:

  1. a acolher nos projetos Wikimedia qualquer pessoa que se identifique como mulher cis ou transgênera, assim como com gêneros dissidentes (nos espectros da transgeneridade e não-binária).
  2. a atuar de maneira decolonial e interseccional.
  3. a auxiliar na participação e entrada nos projetos Wikimedia de pessoas marginalizadas geográfica, histórica, cultural, econômica e/ou socialmente, assim como pessoas não-binárias e LGBTQIAP+, negras, indígenas e de cor, neurodivergentes ou com deficiência.
  4. a não aceitar ou corroborar com quaisquer atitudes ou discursos, tanto de integrantes, como da comunidade wikimedista, que possam ser caracterizados como racistas, homofóbicos, misóginos, idadistas, capacitistas ou que carregam significados de preconceito étnico, cultural, orientação sexual ou de qualquer tipo.
  5. a não excluir pessoas baseadas no estado civil, identificação religiosa, situação socioeconômica ou médica e afiliação política.

As integrantes do grupo devem se comprometer:

  1. a agir com respeito entre si, priorizando o diálogo e a colaboração coletiva e participativa em possíveis episódios de discordância.
  2. a criar espaços mais seguros e audazes para as pessoas membras e para outras mulheres+ da comunidade wikimedista lusófona.

Casos graves de atitudes incompatíveis com os princípios do WikiMulheres+ serão analisados em conselhos internos e podem acarretar penalidades temporárias ou permanentes.

Objetivos[edit]

  • Possibilitar, fortalecer e incentivar a participação de mulheres+ na Wikimedia Lusófona: acolher e capacitar usuárias (novas e antigas) continuadamente, possibilitar sua permanência e apoiar sua atuação frente ao viés sistêmico e às dinâmicas de exclusão da diversidade humana e de conhecimento estabelecidas em nossa comunidade linguística;
  • Combater o viés sistêmico de gênero em termos de participação e conteúdo nos projetos Wikimedia, sobretudo na Wikipédia lusófona: aumentar o número de editoras e fortalecer suas habilidades, facilitando contribuições sobre todos os temas do conhecimento humano, não somente sobre a temática de gênero; bem como, aumentar a quantidade e qualidade de conteúdo sobre mulheres e suas comunidades marginalizadas;
  • Aumentar a representatividade e a sensação de pertencimento de mulheres+ no movimento Wikimedia, especialmente na Lusofonia: capacitar usuárias para contribuir nos projetos Wikimedia, atuar politicamente e navegar pelas hierarquias estatutárias e/ou posições de governança do movimento, assim como desenvolver canais de comunicação em prol do bem-estar e engajamento saudável de mulheres, principalmente iniciantes e experientes;
  • Promover ações locais em prol da equidade do conhecimento na Wikimedia de forma global: estabelecer contatos e construir canais de enunciação — em âmbitos local, transnacional e global — das atividades do grupo e seus acúmulos sobre o combate do viés sistêmico a partir da Lusofonia;
  • Desenvolver conhecimentos técnicos, estruturais e políticos em wikimedistas mulheres+: oferecer capacitações ou treinamentos a usuárias interessadas, com o objetivo de ampliar o domínio de ferramentas, das infraestruturas e dinâmicas políticas internas (discussões, votações, entre outras) do ecossistema Wikimedia entre mulheres+.

Atividades[edit]

ORGANIZAÇÃO

  • Reuniões mensais (fechadas, apenas para pessoas membras);
  • Encontros de edição bimestrais para integrantes (fechados, apenas para pessoas membras);
  • Reuniões trimestrais (abertas para usuárias interessadas);
  • Encontros de edição semestrais (abertos para qualquer pessoa que se encaixe no escopo do grupo);

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO

  • Manutenção regular das páginas e canais de comunicação do grupo;
  • Difusão de informações sobre tópicos relacionados à diversidade de gênero e pautas transversais nos projetos Wikimedia em português;
  • Publicação anual de recurso que aborde a questão das lacunas na Wikipédia.

ATUAÇÃO

  • Projetos, ações e campanhas que já operam na diminuição da lacuna de gênero, como Women in Red, Whose Knowledge?, Art+Feminism, entre outros.
  • Treinamento básico e introdutório de mulheres+ nos projetos Wikimedia, sobretudo na Wikipédia em português.
  • Treinamento técnico de mulheres+ nos projetos Wikimedia, sobretudo naqueles de língua portuguesa, com o objetivo de capacitar mais mulheres+ a atuarem on-wiki além da edição de verbetes na Wikipédia;
  • Formação política de mulheres+ nos projetos Wikimedia, sobretudo na Wikipédia em português, com o objetivo de capacitar mais mulheres+ a atuarem em espaços de discussão, votação e decisão da comunidade e formar lideranças no movimento Wikimedia;
  • Organização e participação em eventos como palestras, mesas redondas e outras, com objetivo de realizar conversas, discussões e debates para o desenvolvimento da pauta da diversidade nos projetos Wikimedia;
  • Melhoria de documentação em português sobre representatividade e diversidade nos projetos Wikimedia;
  • Criação e manutenção de uma biblioteca feminista, decolonial e interseccional on-wiki que sirva de referência para membres e não-membres.