Blog da Wikimedia/Rascunhos/Perfil de Rafael Pezzi _

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Rafael Pezzi profile and the translation is 100% complete.

Other languages:
English • ‎español • ‎italiano • ‎português do Brasil

Professor de física encoraja estudantes a editar a Wikipédia em português

O professor Rafael Pezzi

Professor Rafael Pezzi, um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, leu sobre um novo programa que apoia professores universitários no Brasil que demonstrem interesse em incorporar a edição de verbetes da Wikipédia, no currículo estudantil. Rafael ficou intrigado pela ideia, e achou que poderia ser uma boa opção para a sua disciplina de física para estudantes de engenharia.

"A Wikipédia torna explicito como o conhecimento é construído: um processo infinito e dinâmico, com opiniões confrontantes, em uma discussão vívida," ele diz. "Mesmo este processo sendo fundamental, ele é ignorado nas aulas comumente baseadas em leituras, onde o conhecimento é apenas entregue e é considerado como verdade absoluta."

Rafael ficou impressionado com a boa qualidade do suporte que ele recebeu no programa, tanto de colegas como da comunidade Wikipédia. Fabio Azevedo e Israel Rocha atuaram como Embaixadores da Wikipédia na sua classe. Eles introduziram a Wikipédia aos estudantes e os motivaram a participar do projeto. Eles também ofereceram grande apoio on-line, esclarecendo especificações técnicas da interface da Wikipédia e introduzindo os participantes à comunidade Wikipédia.

Professor Rafael Pezzi e seu Embaixador de Campus, Fabio Azevedo

Para Fabio, editor desde 2007, se tornar um Embaixador Wikipédia e apoiar a classe de Rafael foi uma escolha natural.

"Eu fiquei motivado em utilizar uma técnica de ensino moderna na minha universidade, melhorando o conteúdo livre disponível em meu idioma, e ajudando a Wikipédia a crescer ", diz Fabio. "Eu dei uma palestra sobre edição de Wikipédia para seus alunos na primeira ou segunda semana de aula. Depois, respondi a alguns e-mails, ajudando os alunos sobre como eram feitas as edições e o upload de imagens."

"Devo dizer que a ajuda dos Embaixadores foi essencial para fazer tudo acontecer" diz Rafael. "Sem eles não teria acontecido, já que eu não sou um editor experiente e criei minha conta na Wikipédia para este projeto."

Os alunos de Rafael realmente levaram a cabo a edição, criação e uma significativa expansão de importantes artigos sobre tópicos relacionados a física na Wikipédia em português, incluindo verbetes sobre Termômetro, Fluido supercrítico e Interferência de ondas. Na verdade, cinco dos alunos de Rafael gostaram tanto do projeto que se voluntariaram como Embaixadores para o atual período.

"Basicamente os trabalhos de escrita tradicionais são lidos uma ou duas vezes e depois postos em uma gaveta ou em uma pasta de arquivo no computador do professor" diz Rafael. "(Trabalhos tradicionais) São de valor limitado e não motivam verdadeiramente o estudante a nada além de receber uma boa nota. Com a Wikipédia, os estudantes têm uma experiência real de publicação e o sentimento de o que eles escrevem podem realmente ajudar outros a entender o que eles estão estudando. Alguns ficam realmente motivados por este desafio."

LiAnna Davis
Gerente de comunicação do Programa Wikipédia no Ensino

Notes