Wikimedia Quarto/2/Board-letter/Pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

O ano de 2004 foi maravilhoso não apenas pelas razões indicadas acima por Jimmy Wales, mas por outras razões também. O ano passado foi, especialmente, um de evolução em direção à internacionalidade.

2004 foi caracterizado com um crescimento fenomenal dos projetos em outras línguas que não o inglês. Foi durante este ano que o número de artigos de encilopédia das outras línguas excedeu aquele da Wikipédia na língua inglesa. A instalação de um portal multilíngüe em http://www.wikipedia.org, após dois anos de discussão, reflete esta mudança.

Muitas comunidades locais estão agora lincadas por fortes laços internos e operam de maneira autônoma, ao invés de copiar as operações da comunidade de língua inglesa. Algumas tornaram-se fonte de inspiração para outros projetos. O número de novas iniciativas que nasceram em comunidades locais está aumentando -- publicações em formato de CD, a iniciativa do projeto Merry Christmas, Tradução da Semana, e, mais recentemente, o International Writing Contest. Estes projetos estão descritos nesta publicação em reconhecimento de suas iniciativas.

O ano passado foi também um período de encontros de wikipedistas, em pessoa, em cidades de muitos países, em particular, na Europa e na Ásia: Paris, Berlim, Munique, Roterdã, Londres, Taipé - só para dizer alguns. A existência destas comunidades ativas é a prova viva do desenvolvimento de nossos projetos. Porém, a comunicação entre as várias comunidades é difícil, às vezes. Isto não é surpresa, considerando a diversidade das línguas faladas por wikipedistas.

Uma publicação como o Wikimedia Quarto teria sido no máximo em uma ou duas línguas, um ano atrás. Agora está traduzido em várias. Esforços também foram feitos para aumentar a interação entre comunidades este ano, e para melhorar nossa página-meta, http://meta.wikimedia.org, que está aberta a todas as comunidades. Esforços de tradução começaram para traduzir as principais páginas do meta e outras páginas, e para levar em conta opiniões de todos os projetos.

O aspecto internacional de nosso projeto também é visível em seus aspectos administrativos e legais, através da criação da Fundação Wikimedia para apoiar o crescimento e desenvolvimento de todos os nossos projetos, e através da eleição de dois membros do Conselho para representar os wikipedistas - ambas mulheres, como nunca me canso de dizer, já que é raro em ciclos administrativos. 2004 também viu a criação de duas associações locais, uma alemã e outra francesa, e a preparação de outras estruturas legais.

Resumindo - há três anos atrás, eu me juntei a um pequeno projeto em língua inglesa, localizado em http://www.wikipedia.com, propriedade de um empreendedor norte-americano desconhecido. Era um projeto fabuloso, mas estava centralizado no inglês, o que era frustrante. Hoje, somos mantidos por uma organização sem fins lucrativos, e evoluímos num projeto mundial, complexo e multilíngüe.

Em 2005, eu desejo para nós o aumento no número de participantes em línguas com Wikipédias menores (como árabe), através de colaborações externas, se necessário. Eu também espero que nós nos tornemos uma fonte para leitores em países com pouca estrutura tecnológica, onde não há acesso à Internet. A participação de editores de todas as culturas é necessário, também, para alcançar nossos objetivos de neutralidade e perspectiva balanceada.

Anthere
Anthere

Nenhum de nós lendo isto possui falta de acesso à informação; pelo contrário, nós estamos nos afogando no excesso de informação oferecida pela televisão, rádio, jornais, Internet, e assim por diante. Nosso problema é filtrar a informação, e obter informações confiáveis. Apesar disso, a maior parte da humanidade não tem acesso à maioria destas fontes de informação, e precisa de ajuda. Nós devemos evitar alargar o buraco entre estes que têm e os que não têm acesso à informação!

Por último, esta é uma oportunidade não esperada para nós para descobrir homens e mulheres de todos os países, para fazer balanço do que temos em comum e o que não temos de igual, e tentar viver com, tolerar, e apreciar estas diferenças. Em muitos países, estas diferenças são reguladas com granadas explosivas para manter certos grupos em silêncio. Nós não temos escolha mas manter um consenso. Nós temos apenas palavras e devemos usá-las.


--Anthere / Florence Devouard


Se você possui alguma pergunta ou comentário, adoraríamos ouvir de você. Você pode nos contatar em nossas páginas de discussão (veja [1]), ou por e-mail para: board (arroba) wikimedia.org.