Wikipédia 15/Site/Histórias/Alice Backer

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/Alice Backer and the translation is 100% complete.

Alice Backer

Born in Haiti
Joined Wikipedia in 2014
Favorite article is Alice Garoute.

Compartilhar todo o conhecimento com todas as pessoas significa trabalhar para garantir que mais vozes sejam incluídas no movimento Wikimedia. A nova-iorquina Alice Backer tornou este sua missão para trazer as vozes de pessoas não representadas à Wikipédia.

Alice executa as oficinas de edição AfroCROWD na Biblioteca Pública de Brooklyn. Ela encoraja pessoas a editar a Wikipédia para ajudar a visar preconceitos e faltas na cobertura de tópicos relacionados a pessoas de descendência africana.

Alice é originária do Haiti, e se tornou advogada por mais de dez anos. Ela começou a participar da Wikipédia em dezembro de 2014, fundou a AfroCROWD em fevereiro (conhecido nos EUA como Mês da História Negra) e agora é membra do conselho da Wikimedia Cidade de Nova Iorque.

“[A Afrocrowd foi feita] para trazer mais pessoas de descendência africana ao movimento Wikimedia através de edit-a-thons, treinos e apoio”, explica. “[Os eventos visam] subgrupos de pessoas de descendência africana deixando muito claro que seus idiomas estão na Wikipédia, e que, se quiserem, podem trabalhar naquele idioma quando saírem de nossos edit-a-thons”.

A Wikipédia é para quem sempre amou fatos pouco conhecidos e quer passar dos documentários para uma plataforma como esta. Não é algo fácil de afastar.

Alice esteve envolvida com a cultura livre e movimentos para o conhecimento desde 2005, primeiramente como parte da Global Voices Online, onde cobriu notícias sobre países africanos e caribenhos: “A noção de certificar-se que comunidades menos representadas são melhor ouvidas online já é algo de minha paixão”.

Escritores da Wikipédia têm historicamente faltas na diversidade. Mas as oficinas de edição por ela executadas têm altos índices de frequentação feminina. “Pessoas interessadas com a preservação cultural, que inclui idioma, que inclui memórias de personalidades importantes no grupo cultural […] aquelas organizações culturais tendem a ser executadas por mulheres”, diz.

Para Alice, o aspecto mais importante de tais eventos é incluir todas as vozes possíveis. Até a declaração de sua missão usa descritores para cobrir a maior gama possível.

“[A Wikipédia é] a primeira coisa que aparece quando você pesquisa algo no Google. Este é o fato mais importante que uso no começo de meus treinamentos”, diz. “É para quem sempre amou… fatos pouco conhecidos e quer passar dos documentários para uma plataforma como esta. Não é algo fácil de afastar.”