Wikipédia 15/Site/Histórias/Museu Soumaya

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/Museo Soumaya and the translation is 100% complete.

Museo Soumaya

Located in Mexico
Favorite article is the Museo Soumaya.

O Museu Soumaya é o museu mais visitado da Cidade do México. Ele destaca mais de 66 000 trabalhos de 30 séculos de arte, abrangendo a mesoamérica pré-colombiana, arte mexicana dos séculos XIX e XX, mestres antigos europeus e arte ocidental moderna de mestres como Auguste Rodin e Salvador Dalí. Também foi o local do maior edit-a-thon da Wikimedia já feito.

Em setembro de 2014, mais de 30 editores voluntários reuniram-se nas amplas salas brancas para documentar as obras no museu por 50 horas consecutivas. O edit-a-thon, apelidado de Soumaya Abierto, 50 horas de arte (“Soumaya Aberto, 50 horas de arte”), resultou em 64 artigos novos em vários idiomas e mais de 1 100 edições nos projetos da Wikimedia.

“O impacto e o escopo vão além dos artigos criados e caracteres [adicionados à] internet”, diz Alfonso Miranda, diretor do museu. “O compartilhamento do conhecimento de maneira transparente […] sem a ideia de ‘Fui quem criou, portanto protejo [meu trabalho]’. Isto ensinou-nos sobre esta nova realidade, este novo paradigma.”

O compartilhamento do conhecimento de maneira transparente […] sem a ideia de ‘Fui quem criou, portanto protejo [meu trabalho]’. Isto ensinou-nos sobre esta nova realidade, este novo paradigma.

O Museu Soumaya é um “museu portas abertas”, ou seja, suas coleções são gratuitas e abertas o ano todo ao público. O compromisso do museu ao acesso livre às suas coleções tornou-o um parceiro ideal a wikimedistas locais, que trazem a alegria da arte e cultura ao público através de projetos como a Wikipédia e o Wikimedia Commons.

O edit-a-thon Soumaya Abierto foi parte de um grande esforço para criar e melhorar os artigos e as imagens da Wikipédia sobre as coleções do Soumaya através de uma parceria com a Wikimedia México, o capítulo da Wikimedia local. Em junho de 2014, o presidente da Wikimedia México, Ivan Martinez, tornou-se um wikipedista residente no museu, ajudando a instituição a tornar mais de suas coleções livremente disponíveis ao público nos projetos da Wikimedia. Durante a residência, Ivan trabalhou com o pessoal do museu para criar 28 novos artigos na Wikipédia espanhola e melhorar mais 20. Pesquisadores do Soumaya colaboraram com Ivan para alcançar um alto padrão de escrita e fontes.

Durante 2014, o museu doou 127 imagens ao Wikimedia Commons, vistas 4,7 milhões de vezes em apenas seis meses. Muitas delas tornaram-se disponíveis em alta definição e no formato TIFF, sendo tiradas por fotógrafos profissionais em artes finas. A parceria continuou em 2015, quando o Museu Soumaya organizou o evento final da Wikimania 2015, o encontro anual sobre a Wikipédia e seus projetos irmãos.

“Nossos valores estão alinhados à paixão ao conhecimento aberto”, disse Ivan. “Somos parceiros por causa do grande compromisso que o Museu Soumaya tem com a arte, o respeito à organização e compreensão da Wikipédia.”