Wikisound/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Other languages:

Estado do projeto[edit]

O trabalho está em curso para a criação de versões de artigos falados em vários projectos. A atividade está a ser coordenada numa base por projeto.

Veja:

Proposta original[edit]

Wikisound é uma proposta de projeto para fornecer versões faladas de páginas da Wikipedia e de seus projetos irmãos.

Bem como apelar aos cegos ou usuários míopes, um wiki falado poderia beneficiar as pessoas com dificuldades de leitura e aqueles que preferem ouvir o material a lê-lo.

Wikisound poderia ser distribuído através de Wikiradio. Isto permitiria o acesso a um número muito maior de pessoas do que a Internet faz.

Possibilidades de projeto[edit]

Esta ideia não inclui apenas a Wikipédia. Pode ser particularmente viável para Wikisource. Por exemplo, o poems no Wikisource é ótima candidata para receber colaboração (gravação por voluntários). Os textos curtos e muitas vezes destinadas a serem lidos em voz alta. Normalmente são de domínio público, ou seja, não existem direitos de autor.

Wikibooks seria também muito adequado para uma versão falada, especialmente o seu languages bookshelf. Projetos como esse permitiriam que os alunos ouvissem falantes nativos pronunciar o vocabulário, o que é muito mais útil para a aprendizagem da língua do que ler na tela.

Na Wikipedia, talvez o foco seja apenas gravar os "Artigos em destaque" e produzir uma versão seletiva. Pelo menos na fase inicial deste projeto.

No Wiktionary, tendo no mínimo uma pronunciation da palavra a ser definida poderia ser útil, mesmo que toda a definição não fosse lida em voz alta.

Self-guided audio tours could be recorded for museums, sightseeing, and tour groups. It is too bad Wikipedia won't host mp3s, because they can be easily downloaded onto players such as IPods, cell phones and PDAs. Ogg files are not supported by many of those devices. Short descriptions could be read from Wikipedia articles. Playlists could be used to arrange separate audio files into a tour.

Custos[edit]

A grant may be possible to support such a project from an organization who said they may be willing to help if we are providing a service to the disabled.

One potential expense involved in this project will be the amount of disk space needed. There is currently a 5mb upload limit.

If a high-quality recording were required, studio time would be another expense, although it may be possible for studio time to be donated. Local radio stations might be willing to donate recording studio time in return for having a copy of the content they could put on air. This could also provide some free radio publicity for Wikipedia and reach new audiences.

Qualidade e formato[edit]

Existem diferentes níveis de qualidade que poderíamos visar; qualquer coisa, desde usuários lendo um texto em um microfone em sua casa até profissionais treinados lendo os textos em um estúdio de gravação.

Seja para fornecer as gravações como streaming de áudio ou fazer o download só terá de ser decidido. Wikisound também poderá provar popular em formato CD.

Versões de download , pode valer a pena gravar separadamente a introdução de todo o artigo. Isto permite que as pessoas decidirem se querem fazer o download antes da espera para o arquivo inteiro, e é útil para pessoas que estão apenas navegando e não precisam de todo o artigo.

Versões em baixa qualidade poderiam ser fornecidas para os não-usuários de banda larga.

Adaptação de artigos[edit]

Uma mudança importante seria a maneira em que os links são tratadas. Não seria fácil para incorporar links em uma versão falada, e se apenas um seleto poucos artigos foram sendo registrados, muitos dos links não seria útil, de qualquer forma. Se os links foram utilizados, poderão ser marcados pelo uso de uma voz diferente para eles, ou por ter um som sempre que uma ligação ocorreu. Uma alternativa poderia ser a links para listar artigos relacionados ao final, em vez de todo o texto, com uma nota sobre se ele está disponível como uma gravação. Como lidar com links externos também precisa ser considerado.

Alguns artigos poderão beneficiar de ser adaptada para a versão falada. Se não vão ser incluídos links, talvez partes de outros artigos deve ser fundida com o artigo principal de forma a informação está em um lugar.

Reduzir o comprimento frase tornaria mais fácil para a pessoa gravar o texto para ler em voz alta.

Bem como a leitura do texto, as imagens ou diagramas utilizados na página deve ser explicado. Este pode ser um bom momento para olhar para a melhoria da qualidade de alt texto utilizado em todos os projectos. "Audio photographs" também poderia ser utilizado em vez de simples imagens. O aumento da recolha de sons disponíveis, talvez, em conjugação com o Wikimedia Commons, poderia beneficiar falada artigos.

Listas, tabelas e fórmulas matemáticas possam ter necessidade de ser apresentado em uma forma alternativa, para que estes sejam ler.

A lista de autores e do texto do GFDL terá de ser registrado como bem.


Voluntários[edit]

  1. Rautopia 17:42, 1 June 2009 (UTC)[reply]
  2. Nevinho 18:26, 1 June 2009 (UTC)[reply]
  3. Eduardo P 20:45, 26 January 2010 (UTC)[reply]
  4. Manuela Silva 18:20, 02 de novembro de 2019 (UTC)