Desativação de temas obsoletos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Turning off outdated skins and the translation is 100% complete.

Para melhorar a utilização dos nossos recursos limitados, em 24 de abril de 2013, todas os temas, exceto Vector legacy (2010), MonoBook, Modern e Cologne Blue foram definitivamente removidos do MediaWiki e por isso, de todas as wikis da Wikimedia. Se a sua conta estiver configurada para utilizar um dos temas obsoletos,[1] será automaticamente mudado para a predefinição da sua wiki - Vector.

Tema Nostalgia, um dos temas que nós removemos.

Quantas pessoas são afetadas por isto?

Cerca de 0,53% dos utilizadores ativos na Wikimedia, e cerca de 0,39% dos utilizadores ativos com mais de 1000 edições. Também afeta 0,31% dos utilizadores da Wikimedia que não têm estado ativos (sem edições ou log-ins nos últimos seis meses). Uma análise estatística completa está disponível (full statistical break-down).

O que eu preciso de fazer?

Se usava as skins Monobook, Moderno, Azul Colonial, ou Vector (p. ex., se nunca alterou esta preferência), isto não o afetará em nada, e não terá necessidade de fazer nada. Se atualmente estiver a usar uma skin antiga e se contentar em usar a skin padrão em cada wiki, também não é necessária nenhuma ação da sua parte.

De outra forma, pode ir às Especial:Preferências nas suas ferramentas pessoais no topo de qualquer página, clicar no segundo separador ("Aparência") e selecionar um "Vector", "Monobook", "Modern" ou "Cologne Blue", depois clique em Guardar no final da página. Se não tiver a certeza de qual o tema que utiliza, pode seguir o mesmo conselho para descobrir.

Por que estão a fazer isto?

O principal motivo é que estamos a implementar novos recursos - notificações inter-wiki, melhores maneiras de patrulhar páginas novas, páginas de discussão mais fáceis de usar, entre outros - que terão que ser integrados a todos os nossos skins. Não podemos substituir o software antigo por um novo que não funcione para uma parte da comunidade: simplesmente não é aceitável.

O problema é que, por termos tantas skins antigas, fazer novas implementações que os suportem custa muito em termos do tempo dos programadores (e também em termos dos fundos que nos doam). Quanto mais tempo consumirmos a fazer algo que funcione com nove ou dez skins diferentes, menos teremos para implementar novos recursos ou para a manutenção do software existente. Isto também limita as coisas que podemos implementar, já que alguns recursos altamente úteis podem não funcionar com skins de 2001 ou 2002. O resultado final é que temos que optar entre produzir vagarosamente um software limitado, estragar o site para uma parte da comunidade, ou desativar alguns skins; optamos pelo terceiro.

Por que estão a manter estes quatro temas?

As skins que vamos manter disponíveis - Vector, Monobook, Modern and Cologne Blue – foram selecionadas porque neste momento funcionam com os recursos que oferecemos e/ou têm programadores ativos. Vector é a skin oficial que fornecemos e mantemos atualizada para todos os novos desenvolvimentos e para corrigir bugs. As outras três (Monobook, Modern e Cologne Blue) são suportadas principalmente por desenvolvedores voluntários que doam do seu tempo para manter estas skins disponíveis. Nós, na Wikimedia Foundation tentaremos assegurar uma "degradação elegante" para estas três skins mais velhas, de modo a que novas funcionalidades funcionem dentro dos possíveis. Com o passar do tempo, no entanto, se estas se desatualizaresm, podemos ter de as desativar também.

Os temas antigos não são melhores para as pessoas com computador / ligação lenta?

Na maior parte dos casos não. Costumava ser, quando as skins antigas envolviam menos código e por isso eram melhores para pessoas com computadores lentos ou conexões más à Internet. No entanto, desde 2011 uma alteração técnica faz com que isto não seja mais verdade, e a diferença seja insignificante (no máximo, alguns kilobytes, ou abaixo de 5% da carga de uma página normal).

Por outro lado, as skins Vector e Monobook utilizam várias imagens de fundo (ao contrário de, por exemplo, a skin clássica), que podem aumentar um pouco a carga de CPU. As skins Modern e Cologne Blue estão livres deste problema.

JS/CSS customizados, escritos para imitar as skins antigas, também causarão tempo adicional de download.

Eu gosto muito de algumas coisas num dos temas antigos - o que eu posso fazer?

Todas as skins WikiMedia permitem ao utilizador alterá-las com costumizações específicas de utilizador utilizando JavaScript e CSS. Pode facilmente modificar uma das skins (tais como Vector ou Monobook) para recriar elementos de uma outra skin (tal como Classic ou Nostalgia). Isto permite-lhe manter recursos dos quais goste particularmente de skins que serão destruidas brevemente.

Se prcisar de ajuda, por favor poste pedidos claros e discretos para Tech, descrevendo que recursos em específico de uma skin antiga gostaria de ver numa nova skin. Por exemplo, "Eu estava a usar a skin clássica e gostaria de utilizar Monobook agora. Como faço com que a fonte seja serifada em vez de não serifada?"

Notas

  1. Chick, Standard, MySkin, Nostalgia e Simple.