Brazil Program/Education program/Strategy/pt/esplanada

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Mensagens de divulgação na esplanada relacionadas ao programa de educação[edit]

Anúncio para a comunidade sobre o programa piloto de educação[edit]

  • Get help in participating in the structure of the program.
  • Get suggestions on ways to strengthen the program so that we see more editors and higher quality edits on the pt.wikipedia!

Título: Convite à comunidade para ajudar com o projeto piloto de educação da Wikimedia Foundation no Brasil

Olá! Meu nome é Everton (podem também me chamar de Tom ou everton137) e estou trabalhando para a Wikimedia Foundation como consultor para programa piloto de educação no Brasil, que faz parte do Global Education Program (Programa Global de Educação). Esse semestre estamos traçando uma estratégia para ampliar o programa embaixadores da Wikipédia em algumas salas de aula de universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o que pretendemos ampliar no segundo semestre para universidades em outros estados do país. Enfatizo que trata-se de um programa piloto que está bem no começo e muita coisa ainda precisa ser melhorada. O program vem sendo aplicado há certo tempo nos Estados Unidos, Canadá, Índia e Macedônia.

No semestre passado, aqui no Brasil, o programa foi muito bem conduzido pela professora Juliana Bastos, no curso A história romana, contando com a ajuda do embaixador de campus Otavio, e os embaixadores online Béria, Nevio e Leandro. Diversos artigos foram melhorados pelos alunos como tarefa da disciplina, deixando muitos professores com quem tenho conversado sobre o programa piloto animados com a possibilidade de usarem durante seus cursos atividades que envolvam a Wikipédia em português.

O foco do programa agora é envolver mais professores universitários na construção da Wikipédia em português através de atividades em suas salas de aula, com seus alunos, potenciais voluntários, colaborando com a construção e melhoria de artigos relacionados a disciplina ministrada. Porém, diversos outros projetos relacionados a educação poderão ser implementados e todos são bem-vindos a sugerir nos portais Wikimedia Brasil Educação ou aqui mesmo na Wikipédia Wikimedia Brasil Educação.

No momento, gostaria de contar com a ajuda de vocês na elaboração do planejamento estratégico do programa. Preciso urgetemente organizar o portal de entrada para os professores, pois está muito confuso, na minha opinião. O meta será usado mais como espaço de planejamento e relatos para a Wikimedia Foundation, o que não impede que qualquer um contribua. A página da Wikimedia Brasil pode servir como espaço para propostas, organização e relatos de atividades offline, que muitos voluntários vêm fazendo há anos no Brasil através dos mutirões pelo conhecimento livre.

Em breve criaremos um tópico sobre para o recrutamento de embaixadores de campus e online para ajudar nas disciplinas dos professores que se dispuseram a contribuir com o projeto nesse primeiro semestre de 2012. Pretendemos também bolar métodos que multiplique os embaixadores de campus e online, pois eles são de fundamental importância para o sucesso das atividades na Wikipédia. Dúvidas, críticas e sugestões como melhorar o programa e idéias para atrair mais editores (e não perder os novatos) são muito bem-vindas! Abraços! --Tom 19:20, 30 January 2012 (UTC)

Estado: Publicado

Recrutamento de embaixadores[edit]

  • explain briefily about the program
  • explain briefly about the two kinds of ambassadors
  • short report on Otavio and other ambassadors succefull experiences
  • shor Juliana report why an ambassador is important
  • benefits for the ambassador
  • how to apply
  • other ways to help

Elaborado no etherpad: http://okfnpad.org/recrutamento-embaixadores

Título: Campanha para embaixadores no projeto Wimedia Brasil Educação

Texto:

Prezados,

Em continuidade ao projeto embaixadores da Wikimedia Brasil Educação, o Tom e eu estamos iniciando uma atividade para buscar novos embaixadores online e de campus para participar conosco do próximo semestre letivo. Tive a oportunidade de colaborar como embaixador de campus no último semestre ajudando a professora Juliana e é uma experiência extremamente gratificante. É certo que o potencial de melhoria de artigos e retenção de novos editores ainda não foi alcançado, mas acreditamos que uma interação maior da comunidade nos ajudará a ampliar os resultados já alcançados.

Para esse primeiro semestre de 2012, entre 4 e 5 professores participarão do programa em universidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Queremos trabalharmos com um número reduzido de aulas, de modo a avaliar os pontos fortes e fracos do programa, e aí sim escalonar para mais faculdades. Em cada aula é necessário um embaixador de campus, que receberá um treinamento da WMF, para suporte presencial de como funciona a wikipédia e um online que atuará de modo semelhante ao funcionamento da nossa tutoria. A expectativa é termos 1 embaixador de campus e 1 online para cada 15 alunos e, se não conseguirmos encontrar voluntários para todos os professores, decidimos não exceder esta proporção para não prejudicar o trabalho a ser desenvolvido. Sendo assim, contamos muito com a participação da comunidade para dar suporte ao programa.

Enquanto para os embaixadores de campus é necessária uma procura maior por candidatos devido a participação presencial, o embaixador online tem um papel semelhante a atividade de tutoria que é rotina na comunidade, ou seja, o aluno ocasionalmente irá procurar o embaixador online e tirar suas dúvidas e o embaixador acompanhar as contribuições do aluno ajudando quando necessário. Gostaríamos de convidar a toda comunidade e especialmente os editores-tutores a conhecerem melhor o projeto nos procurando diretamente para tirar quaisquer dúvidas. A atuação como embaixador online inclusive tem uma vantagem em relação a tutoria, pois o envolvimento com o aluno é contínuo ao longo de um semestre, isto é, elimina-se a situação onde o tutorado se inscreve e desaparece. Por receberem orientação presencial, os alunos entendem melhor o projeto e, em princípio cometem menos erros, sendo possível inclusive uma interação campus-online para uma orientação mais abrangente com a turma. Novamente, estamos abertos a todas as dúvidas, críticas e sugestões mesmo daqueles que não tem interesse direto em participar pois, como uma comunidade, todo a manifestação é importante.

Lista de interessados[edit]

Coloque abaixo seu nome se tem interesse em ajudar, quanto tempo teria por semana para ajudar, em que cidade reside, se poderia ser um embaixador de campus ou online ou ambos, quais áreas de interesse...

Ver também[edit]

Estado: publicado


Pontos a abordar:

1) Qual foi a experiência do Otavio como embaixador: pontos positivos primeiro, o que melhorar para o próximo semestre

Isso a gente vai botar no post? Minha experiência? Otavio
Eu acho legal colocar resumidamente sua experiencia e, principalmente, apontar os aspectos positivos para você mesmo ter participado do programa. Por exemplo, certo esto que aprendeu muito sobre a disciplina da Juliana. :) Fora o contato com os estudantes de um curso universitário, o prazer em saber que está ajudando etc.. Isso é algo mais pessoal, então você poderia escrever com suas palavras. Tom


2) Por que é legal um wikipedista participar como um embaixadores?

agora vou começar a explorar melhor pq um wikipedista é importante. Otavio

3) Como um embaixador de campus atua?

4) Por que um embaixador online é importante?

A atuação como embaixador online

Dúvidas para tirar com a comunidade[edit]


Três pontos importantes que devem ser tratados com urgência[edit]

  • restrição da criação de 6 contas por IP no intervalo de um dia.
    • Problema: Embora a Juliana tenha pedido que os alunos tivessem feito suas contas de casa, poucos o fizeram e na primeira aula do laboratório não foi possível que todos editassem.
    • Soluções 1) Professores insistirem nesta necessidade antes do laboratório. 2)Os alunos passarem os usernames e seus e-mails antes para que um admin crie as contas (anti-wiki, mas resolve) 3)O embaixador de campus ser admin (muito difícil, muito mesmo, mas na minha opinião resolve vários problemas).
  • Qual será o domínio que os alunos irão editar
    • No semestre passado a Juliana e eu optamos por usar as páginas de testes dos alunos no domínio usuário para evitar muitos problemas com a comunidade. Deu certo, mas é muito anti-wiki.
    • Solução:Abrir discussão com a comunidade, se houver pouco retorno positivo, repetir a estratégia.
  • Bloqueio de alunos durantes a aula.
    • Problema: Um aluno da Leila foi bloqueado por inserir VDA insistente em um artigo durante a aula. Não entrando no mérito do bloqueio, todos os alunos ficaram impedidos de editar.
    • Solução:1)Abrir a discussão com a comunidade, conscientizar os admins a só bloquearem DURANTE A AULA em última instância de modo a não prejudicar a aula. Daqui surge a importância de todos os alunos estarem identificados com a userbox.