Brazil Program/National Program Consultant Announcement FAQ/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to: navigation, search

Após sugestão da comunidade, faça suas perguntas para a Oona na página de discussão.

Qual é o principal objetivo da função da Oona?[edit]

Oona trabalhará em parceria com a comunidade brasileira para planejar e implementar atividades do programa nacional que fortaleçam a comunidade de editores no Brasil e amplie o número de leitores dos projetos da Wikimedia. Esperamos que ela desenvolva programas para aumentar também o conhecimento das pessoas sobre como funcionam os projeto da Wikimedia no Brasil, projetos pilotos para incentivar estudantes a contribuir, bem como que invista na expansão da leitura em dispositivos móveis, tudo isso trabalhando com a comunidade para efetivamente integrar novos editores à comunidade.

Quanto é esperado da Oona em relação à interação com a comunidade?[edit]

Esperamos que Oona trabalhe muito junto à comunidade da Wikimedia no Brasil e nos projetos lusófonos. Vemos isso como uma oportunidade de fornecer uma nova forma de a comunidade organizar programas de alto impacto. Aspiramos que a equipe do programa nacional seja parte da comunidade e esperamos que ele seja gerido em última análise pela comunidade. Já estamos trabalhando para alcançar esse alinhamento por meio das relações que vêm sendo construídas pela Jessie, pelo Kul e pelo Barry por mais de um ano. Incorporamos as opiniões da comunidade no processo de seleção para consolidar ainda mais essa parceria.

Quanto se espera de Oona na interação com o futuro "capítulo" brasileiro?[edit]

Esperamos que Oona tenha uma forte e produtiva relação com o capítulo brasileiro em desenvolvimento e colabore junto com eles na continuidade das relações que Barry e Jessie têm com o grupo. Desejamos ver o capítulo brasileiro lançado e seu crescimento em direção a um órgão efetivo da comunidade que poderá, no fim das contas, dirigir o trabalho do Programa brasileiro uma vez que estiver pronto para isso.

Quando demandas de mídia chegarem, quem responderá a elas?[edit]

Solicitações da mídia continuarão sendo respondidas como são atualmente. Os pedidos específico para o Brasil serão administrados na mesma forma de todas as demandas que surgem para nós: circularão por um misto de voluntários e equipe remunerada, em direção à pessoa melhor posicionada para respondê-las. Dependendo da natureza das questões, isso pode incluir representantes da Wikimedia Brasil, Oona, Barry, editores específicos ou outros. Oona não objetivará obter muita exposição na mídia até que - e ao menos que - haja uma razão para isso. Com relação a pedidos específicos para a Wikimedia Foundation, vocês poderão contatar Matthew Roth, o coordenador de Comunicação Global da Fundação, e ele coordenará nossas respostas por ora.

Com quem mais Oona interagirá em seu trabalho?[edit]

Oona trabalhará muito próxima à comunidade brasileira e a Wikimedia Brasil em iniciativas que foquem no crescimento da base de editores. Ela investirá bastante tempo com grupos que tenham um grande potencial de conquistar novos editores (por exemplo, estudantes). Ela utilizará ativamente os recursos disponíveis dentro da equipe da Wikimedia Foundation, incluindo uma colaboração planejada com a comunidade na retenção de editores. Isso é importante porque a Wikimedia Foundation está continuamente experimentando projetos com o objetivo de ampliar as edições, e isso se refere notadamente a experimentações na comunidade também: Oona precisa estar conectada com o crescente conjunto de conhecimentos sobre o que está funcionando e o que não está. Ela também criará provavelmente relações com o movimento de cultura livre no Brasil (no qual já tem grade rede de relações), nas comunidades de software livre e de código aberto (F/LOSS), instituições interessadas em contribuir para os projetos da Wikimedia e outras organizações de voluntários, principalmente aquelas que têm nas atividades nos campi uma parte essencial de seu trabalho.

Depois desse anúncio, qual será o envolvimento do Barry, da Jessie e do Kul com o Brasil?[edit]

Barry continuará supervisionando as atividades da Fundação no Brasil. Ele será responsável por garantir nosso êxito no Brasil e apoiará a Oona no que ela precisar para realizar um trabalho exitoso. Jessie continuará ativamente envolvida com o Brasil, em parceria com a Oona, embora esperemos que ela reduzirá seu nível de envolvimento, assim que Oona e sua equipe tornem-se completamente integrados. Kul continuará focado no programa de dispositivos móveis e apoiará o Brasil como for necessário (porque ele ama capirinhas!). Jessie e Barry continuarão disponíveis para a comunidade e desempenharão um papel ativo. Esperamos manter e crescer o grande relacionamento que temos com todos vocês nos próximos meses e anos, e continuaremos visando o Brasil regularmente.

A comunidade encontrará Oona?[edit]

Oona viajará com Steven, Maryana, Megan e Victor, da nossa equipe de comunidade quando eles forem ao Brasil em março. Será uma oportunidade para ela conhecer a comunidade. Ela também participará ativamente de encontros nos próximos meses e viajará regularmente para cidades em todo o Brasil para construir relações e implementar ações locais. Ela será ativa nas wikis e nas listas de emails, então não hesitem em contatá-la.

A Oona estará na Wikimania em Washington e no Encontro de Capítulos em Berlim?[edit]

Oona estará na Wikimania em julho. Não estará no Encontro de Capítulos, já que gostaríamos que ela focasse no lançamento das atividades no Brasil nos próximos meses.

Por que vocês não escolheram um membro experiente da comunidade Wikimedia?[edit]

Nós procuramos ativamente por wikipedistas experientes, no entanto apenas algunas aplicaram. Não encontramos um candidato, de dentro da comunidade, que tivesse um conjunto de experiências mais amplo que sentimos precisar para essa função. Dito isto, Oona realmente vem do movimento de cultura livre mais amplo e trabalhou em comunidades colaborativas em seu último emprego. Também esperamos incorporar membros da comunidade Wikimedia à equipe. Já temos um, o Everton, atuando como consultor.

Como foi o processo por meio do qual Oona foi selecionada?[edit]

Foi um processo de quatro meses em que fizemos uma chamada aberta a candidatos. Michael Page Brasil ofereceu apoio na seleção para pré-selecionar os candidatos e trabalhou com a Jessie e o Barry para gerar uma boa pequena lista de candidatos para as entrevistas presenciais. Paralelamente, pedimos à comunidade brasileira para selecionar dois representantes para participar diretamente do processo de seleção - Everton e Castelo foram designados. Em 5 e 6 de janeiro, Everton, Castelo e Barry entrevistaram dez candidatos pessoalmente e reduziram o número de candidatos para quatro, que passaram para a fase seguinte com as tarefas de interação com a comunidade. Os quatro candidatos remanescentes participaram publicamente na br.wikimedia.org, junto à comunidade local e entre si, em um exercício criado para testar suas habilidades com interação. Recebemos as opiniões dos membros da comunidade sobre os candidatos e acrescentamos isso aos resultados de nossa entrevista e de nossas próprias observações do processo. Jessie então entrevistou cada candidato por Skype. Depois de tudo isso, Everton, Castelo, Jessie e Barry foram unânimes em considerar Oona como nossa candidata favorita. Oona veio para as entrevistas finais em San Francisco, onde nossa decisão foi confirmada em entrevistas formais com Sue Gardner (Diretora Executiva) e Gayle Karen Young (Coordenadora de 'Talentos e Cultura').

Por que Oona está sendo contratada como consultora em vez de funcionária?[edit]

Ainda não temos uma entidade ativa para empregar Oona. Por enquanto, ela trabalhará como consultora para a WMF, e nós revisaremos seu status quando tivermos um escritório de representação criado.

Quantas pessoas vocês planejam ter na Wikimedia Foundation no Brasil - e como serão divididas as funções?[edit]

Esperamos que a Oona conte com mais 3 ou 4 pessoas para apoiar seu compromisso no Brasil. Ainda não tivemos tempo de especificar os papéis e as funções, mas provavelmente focaremos em atividades outreach e em comunicação. Também discutimos criar funções de meio período ou por tempo determinado para pessoas que poderiam realizar atividades específicas. Essas vagas poderiam ser distribuídas pelo país afora.

Qual é o orçamento para os programas brasileiros da WMF?[edit]

Oona trabalhará com Barry e Jessie na preparação do orçamento para nossas atividades nos próximos meses e acordará sobre o orçamento para o ano fiscal 2012/2013 da WMF, que começa em julho. Já há recursos disponíveis em nosso orçamento anual atual para apoiar o trabalho no Brasil nos próximos meses.

Onde no Brasil Oona vive? Será o local do escritório da Wikimedia Foundation?[edit]

Oona vive atualmente no Rio de Janeiro. Nossos planos são de abrir um escritório em São Paulo, embora ainda não esteja totalmente decidido. Oona permanecerá no Rio por ora e irá a São Paulo regularmente, assim que o escritório for aberto.

Oona já tem um email da Wikimedia? Como podemos entrar em contato com ela?[edit]

O endereço eletrônico de Oona na Wikimedia é ocastro at wikimedia dot org.

Quando será aberto o escritório do Brasil?[edit]

Estamos começando o processo de pedir permissão para estabelecer uma filial (escritório de representação). Esperamos que isso leve aproximadamente seis meses.

Em que cidade o escritório será localizado?[edit]

Atualmente, achamos que o escritório será localizado em São Paulo.

Quando Oona começará a trabalhar?[edit]

Oona começará oficialmente em 1° de março de 2012. Ela está fechando o trabalho no seu atual empregador até lá e começará a atuar de maneira limitada.

Qual é o usuário de Oona nos projetos da Wikimedia?[edit]

Seu usuário é User:Oona (WMF)

Podemos entrar em contato por meio das páginas de discussão em um projeto específico ou só por email?[edit]

Ela estará acessível por meio das páginas de discussão, além do email. Criamos uma base para o Brazil Program na meta e ela terá uma página de discussão na PT:WP e provavelmente na br.wikimedia.org. Dêem uma semana para ela estar nesses canais de contato.