Community Insights/Frequent questions/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Sobre os Conhecimentos de Participação da Comunidade[edit]

'Conhecimentos de Participação da Comunidade' é um novo processo para as equipas da FWM para reunir dados das comunidades que estes servem. Como indica o princípio de poder partilhado da FWM, «...a Fundação Wikimedia trabalha em parceria com uma comunidade global de voluntários formada por redatores, revisores, fotógrafos, administradores, supervisores de artigos, avaliadores de qualidade, tradutores, "wiki-gnomes", pessoas do centro de apoio, programadores, criadores de "bots", editores especializados e muitos outros.» 'Conhecimentos de Participação da Comunidade' é um meio para conseguir o objetivo de trabalhar em equipa com as diferentes comunidades medindo, ano após ano, quão bem nós estamos no envolvimento com a nossa comunidade global no trabalho que nós realizamos e medindo o impacto do trabalho da WMF.

Objetivos[edit]

Conhecimentos de Participação da Comunidade tem 4 objetivos:

  • Objetivo 1: Melhorar o alinhamento com as comunidades da Wikimedia globais - Utilizando os questionários como meios para melhorar o alinhamento entre a WMF e as comunidades, através das necessidades e a avaliação dos programas/projetos.
  • Objetivo 2: Reunir e processar os dados dos questionários para realizar o planeamento anual - Para reunir ano após ano os dados mais úteis das comunidades, especialmente daqueles que utilizam os produtos da WMF e o suporte do pessoal.
  • Objetivo 3: Reduzir a sobrecarga das equipas individuais mediante o trabalho colaborativo - Oferecendo suporte centralizado às equipas mediante a WMF, e com o trabalho colaborativo, reduzir a sobrecarga das equipas.
  • Objetivo 4: Evitar a fadiga dos questionários - Coordenando os esforços da recolha de dados entre as equipas para reduzir a fadiga dos mesmos entre os vários projetos.

Em resumo, o projeto pretende reunir os comentários e as opiniões das comunidades que podem afetar diretamente o trabalho da Fundação Wikimedia.

Sobre os questionários =[edit]

Questionário de Desempenho Anual da WMF[edit]

The annual survey is the larger of the three surveys. This survey will heavily focus on information that can support teams in annual planning; often tied with KPIs. The performance survey will focus on 5 core audiences only, or audiences within these 5 major audiences. Most importantly, the survey employs a collaborative process - if a team at the WMF proposes questions, that team would also need to support the survey process in some way.

Learn more about the WMF performance survey >>

Questionários Pulse[edit]

Questionários Pulse foi uma ideia para ter os mesmos mais curtos e disponíveis ao longo do ano. De momento, nós ainda não temos a capacidade para efetuar mais de um questionário.

Avaliação[edit]

A avaliação dos 'Conhecimentos de Participação da Comunidade' será realizada de duas formas. Em primeiro lugar, empregar-se-ão os inquéritos da WMF bem como os inquéritos anuais do pessoal da WMF para avaliar o projeto. Aparte destes métodos, desenvolver-se-á um processo de avaliação para determinar quão útil é o procedimento para o pessoal e para os membros da comunidade envolvidos. O processo de avaliação e os inquéritos produzirão uma série de recomendações anuais para melhorias que serão publicados em junho ou julho da cada ano, durante o desenho do processo do próximo ano.

Os objetivos serão medidos mediante os dois questionários seguintes:

  • Conhecimentos de PC anuais: Objetivos 1, 2 e 3
  • Questionário de desempenho da WMF: Objetivos 1 e 4

Para mais informação, consulte a secção Avaliação.

Perguntas Mais Frequentes[edit]

=== Os membros da comunidade não gostam de questionários muito longos. Estes serão questionários muito

longos? ===

There are three main ways we will keep these surveys short:

  • We will focus on the most important questions that we need to make decisions as an organization.
  • The surveys will get split up by audience so we will keep the surveys specific to the audience of interest. We will do this by using specific avenues for reaching users.
  • We will use many screening questions to users will answer questions that are most relevant to them. As an example, if someone did not engage in the WMF strategy process, they will not get asked any questions about the strategy process.


Como garantir que os utilizadores respondam às perguntas que são mais relevantes para eles?[edit]

There are two ways we will do this. First, there will be separate surveys for each audience, and we will reach these audiences in a specific way. For example, to reach developer/tech collaborators, we can survey them on labs, mediawiki wiki, phabricator and other technical spaces.

O segundo método consistirá na utilização específica de «perguntas de rastreio» de maneira que não terão que responder qualquer tipo de pergunta. Só pedir-se-á aos utilizadores que avaliem aquelas atividades nas que têm participado. Por exemplo, poderão eleger se querem ser interrogados sobre os processos de software, as ferramentas de desenvolvimento, a participação nos "hackathons" da WMF, etc. Provavelmente terão que começar por eleger as três áreas que considerem mais importantes depois do qual propor-se-lhes-ão uma série de questões relacionadas com as ditas áreas.

Se a nossa equipa quisesse pesquisar mais sobre os resultados de um questionário, será que a equipa de 'Aprendizagem e Avaliação' pode ajudar?[edit]

A equipa de 'Aprendizagem e Avaliação' ficaria contente em ajudá-lo no desenho e planeamento de qualquer estudo de aprofundamento sobre os resultados dos 'Conhecimentos CE'. Os projetos de investigação supõem uma grande oportunidade para que as equipas aprendam como conduzir entrevistas, grupos objectivo, encuestas ou outros estudos. A equipa A&E adoptaria o papel de conselheiro. Há outras equipas que também poderiam ajudar como a equipa de Investigação ou o de Desenho de investigações.