Recursos Comunitários/Relançamento da estratégia de subsídios 2020-2021/ Visão geral

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Community Resources/Grants Strategy Relaunch 2020-2021/Overview and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.

Visão geral do processo

Que passos estão envolvidos no processo para o relançamento da estratégia dos subsídios? Que trabalho já foi feito, e que etapas estão faltando?

Favor rever esta página para entender os planos de engajamento e tomada de decisão, assim como o trabalho prévio que originou este processo.

Objetivos, valores e cronograma

Processo

Nosso processo para o relançamento da Estratégia de Subsídios tem sido colaborativo desde o início e inclui as seguintes frases:

Cronologia estimada para o processo de relançamento da Estratégia de Subsídios
Fase Data Processo
Descubra - Revisão de informações Agosto - Setembro 2020 A equipe de Recursos Comunitários analisou informações fundamentais, necessidades e teve conversas exploratórias com diferentes departamentos da Fundação. Também revisamos extensas quantidades de informações já fornecidas pelas comunidades Wikimedia, tais como pesquisas de afiliados e feedback ad hoc.
Definir - Identificação de necessidades e lacunas Outubro 2020 A equipe de Recursos Comunitários produziu um resumo das ideias das conversas exploratórias que identificaram as restrições e prioridades das necessidades. Muitas dessas ideias foram validadas nas sessões de discussão com representantes da comunidade.
Desenvolver - Discussão de ideias Novembro - Fevereiro 2021

A equipe de Recursos Comunitários trabalhou com membros de um amplo espectro de comunidades da Wikimedia para validar as necessidades identificadas e fazer uma discussão de ideias sobre possíveis soluções de subsídios para apoiar o movimento e alcançar a direção estratégica. Foi através das ideias desses esforços colaborativos que uma proposta foi desenvolvida.

Fornecer soluções Março - Abril de 2021 Apresentar as soluções propostas para as comunidades globais da Wikimedia para retorno (feedback).

Incorporar o retonor na proposta de subsídios.

Apresentar a proposta final à liderança da Fundação para assinar e iniciar a implementação.

Plano de implementação Abril – Junho de 2021 A equipe de Recursos Comunitários criará um plano de implementação para a proposta aprovada de redesenho dos subsídios. Serão criados horários de trabalho para tópicos específicos para retorno da comunidade, ou seja, comitês participativos.

Será criado um processo específico para apoiar os subsidiados na transição e na implementação das mudanças, compreendendo as necessidades específicas de acolher os recém-chegados aos programas.

O objetivo é lançar a estratégia para o novo ano fiscal da Fundação (21-22) a partir de 1º de julho de 2021.

Initial insights with community representatives

Desenvolver - Sessões de discussão de ideias

Falar com representantes de todas as comunidades Wikimedia foi uma parte central da validação das necessidades em relação aos subsídios e também de soluções de discussão de ideias em conjunto. Queremos agradecer a todas as pessoas de afiliados, organizações parceiras e voluntários individuais que gastaram seu tempo compartilhando seus conhecimentos e ideias.

Abaixo está um resumo dessas discussões:

A equipe de Recursos Comunitários discutiu com membros dos afiliados, voluntários e organizações aliadas para compreender as mudanças que precisam ser incorporadas no relançamento da estratégia de subsídios. O relançamento da estratégia de subsídios é uma resposta às recomendações e iniciativas da estratégia do movimento identificadas através das recomendações.

Da Rodada 1 de discussão de ideias participaram, contribuindo para as discussões: voluntários, membros do comitê de subsídios, diretores executivos de afiliados, presidentes de afiliados, representantes de grupos de usuários, pessoas que se candidataram mas não receberam subsídios e representantes de outras organizações que concederam subsídios.

A Rodada 2 de discussão das ideias foi focada na representação regional. Tivemos conversas dedicadas com voluntários de comunidades africanas, da região MENA, da região ESEAP e de membros da comunidade indiana.

Estas discussões permitiram uma avaliação prévia dos desejos e exigências dos membros da comunidade em relação às mudanças que eles gostariam de ver na estrutura de subsídios. Identificamos as seguintes áreas que requerem apoio, além de duas áreas específicas, para a Wikimedia Foundation melhorar suas operações:

  • Apoio para identificar as habilidades necessárias para solicitar subsídios;
  • Apoio na identificação do contexto certo para implementar programas e investir nas necessidades locais;
  • Apoio ao crescimento da capacidade técnica das comunidades;
  • Apoio a um trabalho demorado não diretamente relacionado ao conteúdo, por exemplo, participação em consultas globais, reuniões com parceiros locais, treinamentos, apoio aos colegas Wikimedians na redação de relatórios e aplicações;
  • Apoio que vai além do dinheiro, como a oferta de oportunidades de networking, apresentação aos doadores e parceiros locais, compartilhamento de módulos de aprendizado;
  • Apoio para simplificar os relatórios e o processo de aplicação;
  • Apoio ao desenvolvimento organizacional/investimento a longo prazo;
  • Apoio a estratégias que visem a inclusão radical;

Retorno específico da Fundação Wikimedia:

  • Os funcionários da WMF que trabalham com os beneficiados devem desenvolver capacidades para compreender práticas inclusivas e contextos diversos, a fim de melhor apoiar os voluntários das comunidades emergentes;
  • A Fundação Wikimedia tem a responsabilidade de identificar novos indivíduos e grupos para apoiar.

Também foi discutido que as recomendações feitas pelo grupo de trabalho para alocação de recursos durante o processo de Estratégia do Movimento contêm ideias que podem ajudar a enquadrar a discussão em torno do apoio que pode ser oferecido pela Fundação Wikimedia às comunidades e como a alocação equitativa de recursos pode ser feita nas próximas etapas.

Para um resumo ampliado junto com os nomes dos participantes, favor consultar o relatório aqui.

Amplo retorno e engajamento da comunidade.

A contribuição da comunidade é essencial para garantir que nossa nova estratégia de subvenções atenda melhor às suas necessidades. A equipe de Recursos Comunitários criou, portanto, um processo que revisa as contribuições da comunidade existente em torno das doações, valida essas conclusões com representantes da comunidade com vistas a esse esforço de redesenho e oferece aos membros da comunidade oportunidades de compartilhar retorno sobre a proposta final. Se você quiser compartilhar seus pontos de vista, por favor, reveja nossa página de retorno (feedback) para mais informações". O feedback pode ser fornecido através de página de discussão, formulário de feedback, horário de expediente ou e-mail.

O processo geral de retorno da comunidade é detalhado abaixo:

  • Janeiro 2021 - Questões relacionadas com o processo
Perguntas relacionadas especificamente ao Processo de Relançamento foram abordadas durante o horário de expediente e na página de discussões pela Equipe de Recursos Comunitários em janeiro.
Data Hora Região
19 de janeiro de 2021 15:00h UTC Africa
20 de Janeiro de 2021 7:00h UTC ESEAP
21 de janeiro de 2021 14:00h UTC Asia e MENA
27 de janeiro de 2021 17:00h UTC UE + CEE
4 de fevereiro de 2021 21:00h UTC LATAN e America do Norte
  • Fevereiro de 2021 - Horário atual do escritório de subsídios
Durante o mês de fevereiro, a equipe de Recursos Comunitários disponibilizou 8 horas em horário comercial abertas para os atuais subsidiários discutirem os conceitos por trás da proposta de subsídios comunitários e uma prévia. Foi também um espaço para que eles fornecessem retorno direto.
  • Março de 2021 - Retorno sobre a nova proposta de estratégia de subsídios.
Perguntas e retorno relacionados à nova proposta serão facilitados na página de discussões durante o horário comercial e através de uma pesquisa com perguntas específicas de opinião.
Date Time Region
11 March 2021 15:00 UTC Africa
15 March 2021 7:00 UTC ESEAP
16 March 2021 14:00 UTC Asia and MENA
18 March 2021 17:00 UTC EU+CEE
22 March 2021 21:00 UTC LATAM and North America
  • Abril de 2021 - Implementação do Plano
Once the proposal has been finalized the Community Resources team will continue to host office hours specifically in regards to understanding the new proposals and the changes it represents and also answer questions on a dedicated talk page. Current grantees will receive specific communications from their program officers.

Processo de tomada de decisão

Após a rodada de contribuições comunitárias em março de 2021, a equipe de Recursos Comunitários revisará e incorporará as mudanças sugeridas e enviará uma proposta final para endosso e aprovação pela liderança da Fundação Wikimedia.