Don't delete redirects/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
(português) Isto é um ensaio. Ele expressa as opiniões e ideias de vários wikimedianos ou usuários do Meta-Wiki mas pode não ter grande respaldo. Isto não é uma política no Meta-Wiki, mas pode ser uma política ou orientação em outros projetos da Wikimedia. Sinta-se livre para atualizar esta página quando necessário, ou use a página de discussão para propor alterações maiores.
Translate
Other languages:

Não elimine redirecionamentos. Simplesmente não. Se você realmente deseja, por favor leia abaixo por que não deve.

Este ensaio é inspirado em "Nooit redirecionamentos verwijderen" escrito pelo usuário Jelte na Wikipédia em holandês. Foi escrito com a Wikipédia em mente, mas pode ser aplicável a outros sítios MediaWiki.

Porque?[edit]

  1. Simplesmente não é possível determinar se um redirecionamento ainda é utilizado.
    • Entidades externas podem ainda ligar ao redirecionamento (livros, blogues, artigos, arquivos, fóruns, emails etc.).
    • Os redirecionamentos podem ser usados em sumários de edição ou sumários de registros públicos (tanto na sua wiki local como em outras wikis).
    • Sugestões de pesquisa incluem redirecionamentos. A criação de artigos duplicados pode ser (parcialmente) prevenida se títulos alternativos existem como redirecionamento. O fato de que o redirecionamento foi criado, ou se o artigo foi renomeado é prova por si mesma de que uma ou mais pessoas procuraram o artigo por aquele nome.
    • Os redirecionamentos podem ter sido marcados como "favorito" nos navegadores de outras pessoas, compartilhado através mídias sociais, ou incluído em listas de links.
    • (Predefinições) O redirecionamento pode ser normalmente utilizado com subst: e, portanto, não aparece como "uso" da predefinição.
    • Os redirecionamentos podem ainda ser utilizados em versões antigas das páginas (especialmente importante para predefinições).
  2. Há pouco ou nenhum ganho técnico em termos de velocidade ou espaço em disco.
    • Apagar um redirecionamento resulta apenas no seu arquivamento, tudo pode ser, e eventualmente será, "restaurado".
    • Ver também Don't worry about performance (em inglês).
  3. As (poucas) tarefas de manutenção que surgem pela existência de redirecionamentos são realizadas por bots.
  4. Redirecionamentos de erros de grafia provam sua utilidade com sua própria existência: ao menos um pessoa cometeu aquele erro no passado.
  5. Redirecionamentos previnem a criação de artigos duplicados. Ver Lei de Ellywa (em holandês).
  6. Cool URIs don't change (em inglês).
  7. Para ficheiros:
    1. Uso fora das wikis públicas da Wikimedia Foundation. Apesar de que páginas que incorporam ficheiros em wikis públicas da Wikimedia Foundation podem ser rastreadas via Special:GlobalUsage, os casos a seguir não podem:
      • uso em wikis privadas (officewiki, internalwiki, otrswiki etc.),
      • uso em wikis de terceiros (através InstantCommons),
      • Ligações diretas de outros sítios (e.g. blog.wikimedia.org) Alguém poderia argumentar que em caso de não-wikis, o sítio deve hospedar uma cópia do ficheiro. Especialmente porque a imagem não será exibida mesmo que o redirecionamento seja mantido já que o mesmo apenas se aplica à API do MediaWiki, o url HTTP direto ainda retornará 404 (bug 35721).
    2. Para ficheiros duplicados:
      • Ficheiros talvez não tenham nenhum uso local ou global, nem ligações locais. Mas assim como nos pontos acima, podem haver liações de qualquer lugar (páginas de discussão, relatos no bugzilla, favoritos etc.). Quando alguém visita uma ligação para um ficheiro que foi deletado do Commons de uma wiki local, não haverá nenhuma mensagem de registro ou nenhuma informação na wiki local de que este arquivo alguma vez existiu no Commons. Há uma história técnica por trás disto, mas o ponto é que este é o jeito que as coisas são. Por favor, sempre deixe redirecionamentos porque, caso contrário, não há outra maneira (nem sequer uma maneira feia e complexa) para usuários em outras wikis encontrarem o arquivo por meio do nome!
      • Além disso, quando você deleta um ficheiro localmente porque há uma duplicata no Commons mas com outro nome, você deve criar um redirecionamento do nome antigo para o novo no Commons (ou não irá funcionar).
    3. Para outros ficheiros: porque o Brion Vibber irá remover seu estatuto de administrador, «é extremamente hostil ao utilizador final e torna o projeto menos útil».

Exceções[edit]

Em alguns dos casos a seguir um redirecionamento pode, contudo, ser eliminado:

  1. Se o redirecionamento está quebrado, como:
    • ... quando seu alvo é inexistente ou foi deletado.
    • ... quando seu alvo é uma página especial ou um interwiki, estes redirecionamentos não funcionam.
  2. Se o redirecionamento é incorreto ou enganoso (eg. Sítio para Leite).
  3. Se o alvo está em outro domínio, sobretudo nos casos do domínio principal para domínio Ficheiro, ou Categoria.
  4. Se o redirecionamento foi criado como vandalismo (eg. João é um otário para João).