Festa da Wiki-Lusofonia/Eventos/Sessão principal/Palestrantes

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki


Palestrantes da sessão principal
Webinários e mesas redondas de 8 e 9 de maio

Participe da Festa da Wiki-Lusofonia em comemoração aos 20 anos da Wikipédia em português conosco!

Abaixo, você encontra as biografias dos palestrantes dos webinários e dos participantes das mesas redondas.

Para a programação completa do evento e os links de acesso para cada sessão do evento, acesse a página da sessão principal.

Jean Carlos Santos[edit]

Doutor e mestre em política científica e tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em ciências da informação e documentação pela Universidade de São Paulo (USP). É assessor técnico no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NICbr).

João Paulo Berto[edit]

Historiador, mestre em história cultural e doutor em história da arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Cmapinas (IFCH-Unicamp). É especialista em história e humanidades pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestrando em museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus-USP). Também atua como docente no curso de arquitetura e urbanismo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, arquivista no Centro de Memória - Unicamp (CMU-Unicamp), respondendo pelas áreas de processamento técnico e documentação digital, e curador do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira.

Leonardo Feltrin Foletto[edit]

Jornalista (UFSM), mestre (UFSC) e doutor (UFRGS) em comunicação. Pesquisa e trabalha com cultura livre e tecnopolítica desde 2007 na universidade e a partir do BaixaCultura, laboratório online de cultura livre, e de projetos diversos que participou, como Casa da Cultura Digital (São Paulo e Porto Alegre), Ônibus Hacker, hackerspace Matehakers, Fórum Internacional do Software Livre (FISL), entre outros. Atualmente é coordenador de comunicação do LabCidade (FAU - USP), editor do BaixaCultura e coordenador geral do capítulo brasileiro do Creative Commons Brasil. Lançou em 2021 A Cultura é Livre: Uma história da resistência antipropriedade, pela Autonomia Literária/Fundação Rosa Luxemburgo.

Lilian Viana[edit]

Bibliotecária e doutora em ciência da informação. Hoje atua na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), que integra a iniciativa GLAM-Wiki Bibliotecas USP junto com as bibliotecas do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP).

Lucas Piantá[edit]

Wikimedista, co-criador do História na Wiki, mestrando do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH-UFRGS) e membro do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA/UFRGS).

Michaela Blanc[edit]

Historiadora de arte e curadora emergente. É Curatorial Research Fellow em Arte Contemporânea no MassArt Art Museum (MAAM), em Boston. Mestranda em Museum Education na Tufts University, Massachusetts. Integra a rede Future Education Leaders Network (2020-2021) do Rennie Center for Education Research & Policy, Boston. Possui um BA em História da Arte pela UFRJ. Foi aluna e agora ministra diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em experiências passadas trabalhou por dois anos no MIT Museum; foi Curatorial Intern no Institute of Contemporary Art/Boston. No Brasil, atuou em galerias comerciais, foi assistente curatorial no Museu de Arte do Rio (MAR); e estagiou no CPDOC do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. É cofundadora da NaPupila, coletiva curatorial e plataforma de pesquisa sobre mulheres, cis e trans, nas artes.

Rita Matos[edit]

Mulher. Feminista. Nascida na aldeia de Molelos, Portugal. Trabalhadora em funções públicas. Atualmente, coordena o departamento académico numa Instituição de Ensino Superior. Edita na Wikipédia desde outubro de 2019 e faz parte do grupo WikiEditorasLX - grupo aberto e informal de editoras da Wikipédia em português que visa criar, melhorar e ampliar páginas sobre mulheres cis e trans, pessoas de género não conforme, priorizando as comunidades lusófonas, em particular negra, migrante, indígena, rural, cigana, LBTQI+.

Ana Bragança[edit]

É portuguesa, mas já viveu na Dinamarca e em Angola. O associativismo surgiu na sua vida durante a universidade, e interessa-se pelas questões da desigualdade de género, participação e cidadania relacionadas com espaço público urbano. Trabalha como arquiteta paisagista e urbanista desde 2008, deu aulas numa universidade angolana e mais recentemente, depois de alguns anos em cargos de coordenação, assumiu-se também como gestora de projectos. Depois de uma curta experiência no UN-Habitat regressa a Portugal em 2019 para integrar uma cooperativa de criação multimédia, a Bagabaga Studios. É editora da Wikipédia desde 2019 e nesse mesmo ano cofundou o WikiEditorasLx - um grupo feminista de editoras da Wikipédia sediado em Lisboa, que trabalha para a visibilização e representatividade de mulheres e pessoas de género não conforme.

Tila Cappelletto[edit]

É brasileira e viveu 8 anos na Espanha antes de se radicar em Portugal em 2016. Trabalha como produtora e tradutora no setor da cultura há mais de 15 anos. É tradutora e editora do FRIDA | Fundo de Jovens Feministas desde 2017 e nesse mesmo ano participou da fundação do Festival Feminista de Lisboa. É editora da Wikipédia desde 2015 e em 2019 cofundou o Wiki Editoras Lx — grupo de editoras sediado em Lisboa — que visa aumentar a representatividade de mulheres cis e trans e pessoas de gênero não-conforme nesta enciclopédia online, priorizando ainda as comunidades lusófona, negra, indígena, migrante, rural, LBTQI+, cigana, etc.