Grants:Programs/Wikimedia Community Fund/Mais Teoria da História na Wiki/Midpoint Report

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Midterm Learning Report

Report Status: Accepted

Due date: 2022-08-10T00:00:00Z

Funding program: Wikimedia Community Fund

Report type: Midterm

Application Final Learning Report

This is an automatically generated Meta-Wiki page. The page was copied from Fluxx, the grantmaking web service of Wikimedia Foundation where the user has submitted their midpoint report. Please do not make any changes to this page because all changes will be removed after the next update. Use the discussion page for your feedback. The page was created by CR-FluxxBot.


General information[edit]

This form is for organizations receiving Wikimedia Community Funds (General Support) or Wikimedia Alliances Funds to report on their mid-term learning and results. See the Wikimedia Community Fund application if you want to review the initial proposal.

  • Name of Organization: N/A
  • Title of Proposal: Mais Teoria da História na Wiki
  • Amount awarded: 30963 USD, 175142.87 BRL
  • Amount spent: 93980.22 BRL

Part 1 Understanding your work[edit]

1. Briefly describe how your strategies and activities proposed were implemented and if any changes to what was proposed are worth highlighting?

No cronograma inicial havíamos pensado em realizar 4 semanas da visibilidade, mas percebemos que precisávamos ampliar a duração desses eventos e torná-los meses da visibilidade. Foi uma mudança estratégica importante, pois evitou sobreposição de conteúdo com outras atividades e tivemos mais tempo para trabalhar a divulgação. Consideramos o período de um mês o tempo ideal para uma atividade desse tipo.

A estratégia dos webinars anda funcionando muito bem. Eles são as atividades que abrem os meses da visibilidade e contam com dois palestrantes, sendo um wikimedista e outro estudioso no assunto. De início, havíamos pensado em 4 oficinas por evento de visibilidade, mas tivemos tanta procura dos participantes que mudamos o nosso plano. Além disso, dividimos as oficinas em três níveis - básico, avançado e intermediário - para suprir a necessidade de aprofundamento de alguns inscritos. Inicialmente pensávamos em premiar os 3 primeiros colocados com maior número de bytes inseridos, mas percebemos no Mais Mulheres que os usuários novos não conseguiam competir com os experientes. Então além dos 3 primeiros lugares, fizemos premiações adicionais como forma de minimizar essa questão. A partir do Mais LGBTQIAP+ separamos os inscritos em 3 níveis de experiência nos projetos Wikimedia, o que deixou a premiação mais justa, e ofertamos caixas temáticas aos 2 primeiros colocados de cada nível. O primeiro wikiconcurso correu muito bem, mas é um tipo de evento que normalmente quem participa são usuários experientes, não sendo viável a nossa ideia de engajar os novatos nele. Os relatos de experiência já foram gravados e estão em edição, em breve podemos avaliar essa estratégia. Contudo, do ponto de vista dos entrevistados, tivemos algumas recusas de pessoas importantes da comunidade, mas que não gostariam de mostrar o rosto. Nos foi sugerido fazer um Podcast, o que achamos uma excelente ideia para um projeto futuro.

2. Were there any strategies or approaches that you feel are being effective in achieving your goals?

Com certeza os meses temáticos foram muito eficazes tanto pelo tempo de duração quanto por focar em um tema específico e de visibilidade.

Também foi muito importante ter um webinar, que deu seriedade ao evento ao trazer pesquisadores no assunto e mostrar quem são os wikimedistas. O oferecimento de oficinas concentradas na primeira quinzena do evento também é um detalhe importante. Cada vez mais estamos focando em falar sobre a comunidade e suas regras e menos em ensinar a editar. Também dividimos as oficinas em níveis para poder aprofundar certos assuntos, isso foi uma dica de um participante do evento. Implementamos no Mais LGBTQIAP+ o envio de e-mail de boas-vindas para todos os inscritos, pois os novatos não entendiam muito bem o que era o evento. Também enviamos convites no Google Agenda para cada atividade como uma forma de lembrete. Ainda estamos testando a estratégia do dia D, no qual concentramos as oficinas de determinado projeto em um dia e lançamos a proposta aos participantes de o reservarem para editar neste projeto. Nossa primeira tentativa de implementação não foi muito boa, pois não os inscritos não entenderam muito bem o que era maratonar, então estamos ajustando as nomenclaturas e procedimentos para ficarem menos em wikipedês. Os brindes também estão fazendo sucesso! Todos que recebem postam fotos nas redes sociais, o que nos deixa muito felizes em saber que fizemos um material que os deixou contentes e que possuem uma boa experiência na participação do evento. Com certeza, super recomendamos usar um canal de comunicação conjunta como o Whatsapp para que as pessoas conversem, se informem sobre as atividades do evento e tirem dúvidas. Por fim, o contato direto com os participantes só foi possível pois usamos o formulário do Google para realizar as inscrições, inscrevendo manualmente cada um no Outreach Dashboard.

3. What challenges or obstacles have you encountered so far?

O nosso maior obstáculo tem sido o excesso de trabalho. Planejamos eventos muito próximos uns dos outros e acabamos tendo pouco tempo para refletir e compartilhar nossas experiências. Teria sido importante reservar um espaço exclusivo para os relatórios, avaliar os erros, os acertos e pensar nas remodelações para o evento subsequente. Estamos tendo um ótimo retorno das atividades realizadas e temos que controlar para que os eventos não fiquem muito grandes por causa da sobrecarga de trabalho existente. Certamente temos muito espaço para crescer.

Outro desafio vem sendo sistematizar informações sobre povos originários e negros dentro das plataformas Wikimedia. Em todos os eventos fazemos diversas listas de indicações para edição para que os inscritos tenham de onde partir, porém a busca pelo Wikidata Query Service é bastante imprecisa para mapear pessoas por autoidentificação, diferentemente do que acontece na questão de gênero e orientação sexual. Nem todos os itens de indígenas possuem a propriedade P172 (grupo étnico) e não existe propriedade para a autoidentificação de raça no Wikidata. Fora que existem poucas iniciativas de visibilidade dentro da comunidade wikimedista sobre povos originários e negros e, com isso, não temos material sistematizado previamente de onde partir. Em muitos casos, o Projeto Mais Teoria da História na Wiki é pioneiro. Também salientamos a dificuldade em traçar o perfil dos participantes com as ferramentas existentes. É essencial que a Fundação invista em uma ferramenta de inscrição em evento na qual um formulário seja construído pela organização do evento com perguntas básicas. Para contornar esse problema adotamos um formulário Google, porém como ele não é integrado ao Outreach Dashboard tivemos que inscrever manualmente cada participante - e só no Mais Mulheres foram 363 inscritos - e apesar de colocarmos como item obrigatório o preenchimento do nome de usuário, nem todos os inscritos tinham conta em algum projeto Wikimedia.

4. Please describe how different communities are participating and being informed about your work.

Dentro da comunidade wikimedista, estamos tendo um bom suporte do Wiki Movimento Brasil (WMB) para a utilização da ferramenta Wikiconcursos. Estamos utilizando-a como forma de garantir que apenas as edições que estejam de acordo com as diretrizes da Wikipédia sejam consideradas válidas. Em nossa primeira experiência de utilização da ferramenta, produzimos um relatório de sugestões de melhorias enviado ao WMB e que vem sendo implementado.

Outro envolvimento importante da comunidade wikimedista no Projeto vem sendo feito através da participação enquanto facilitadores das oficinas de formação para os participantes dos eventos temáticos e como palestrantes nos webinários de abertura dos eventos. O suporte técnico do usuário Stanglavine vem sendo essencial também. Sempre disposto a ajudar. Os vídeos de depoimentos foram importantes para dar voz à comunidade e apresentá-la aos não wikimedistas. Estamos ansiosos para vê-los circulando nas redes. Fora da wiki, o grupo de whatsapp está funcionando muito bem para a comunicação com os inscritos e adotamos uma estratégia de comunicação que vem sendo refinada a cada atividade. Fizemos diversas listas de associações, coletivos e outros grupos que poderiam ter interesse em participar em alguma oficina e tivemos alguns bons retornos. Aqui destaco apenas a oficina de edição básica no Commons que tivemos a oportunidade de facilitar aos alunos (todos indígenas!) da Licenciatura Intercultural Indigena do Sul da Mata Atlântica da UFSC em agosto, dentro do evento Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki. Também mantemos um perfil no Instagram e uma página no Facebook bastante ativas de forma que conseguimos ampliar o impacto de nossas ações.

5. Please share reflections on how your efforts are helping to engage participants and/or build content, particularly for underrepresented groups.

No Mais Mulheres, através do Central Notice, o banner do evento ficou visível nos projetos que atuamos por 30 dias. De todos os inscritos, 41 usuários (12%) fizeram ao menos uma edição. No Mais LGBTQIAP+, não pudemos pedir o banner e de todos os inscritos 23 deles (25%) realizaram ao menos uma edição. É cedo para tirar uma conclusão, mas salientamos haver maior engajamento quando os inscritos são orgânicos.

Destacamos a importância de eventos com duração mais longa, entre 25-30 dias - para que o envolvimento coletivo seja facilitado e os usuários novos se ambientem. Como em todo processo de aprendizagem, é preciso fazer e refazer e a apropriação do conteúdo demora tempo. Porém, eventos muito longos, como o Wikiconcurso, são acompanhados apenas por usuários não novatos. Assim, consideramos essencial iniciativas que possam ser repetidas anualmente. O trabalho de conscientização sobre a importância do acesso aberto e de como os projetos Wikimedia podem contribuir na disseminação do conhecimento é de médio e longo prazo. Nem sempre também conseguimos transformar os contatos feitos em ações. Neste mês de agosto, por exemplo, estamos articulando uma visita à aldeia Laklãnõ-Xokleng, mas o mês é curto e talvez tenha que ficar para outra oportunidade. Além disso, é preciso investir em canais de comunicação direta como e-mail e mensagens instantâneas, pois abrem espaços importantes de apoio imediato na resposta de uma dúvida ou na partilha de pensamentos.

6. In your application, you outlined your learning priorities. What have you learned so far about these areas during this period?

Uma questão central no aprendizado foi perceber que investir em eventos temáticos, que busquem trazer reflexões acadêmicas, da comunidade wikimedista e ao mesmo tempo dar suporte para que as pessoas possam editar na Wikipédia e em outros projetos sem serem banidas por não saberem as regras (claro, são novatas!), é um caminho com grande potencial para que universitários e pessoas formadas entendam melhor o que é a wiki, desmistificando e quebrando estereótipos.

7. What are the next steps and opportunities you’ll be focusing on for the second half of your work?

Ao final de cada evento, a equipe do Projeto realiza diversos relatórios, que estão sendo muito importantes para as reformulações no evento seguinte. Com a finalização dos relatórios, discutimos os elementos presentes em uma reunião conjunta com todos os integrantes. Nossa prioridade é manter esse diálogo entre toda a equipe e continuar incentivando a autoreflexão e compartilhamento de experiências.

Part 2: Metrics[edit]

8a. Open and additional metrics data.

Open Metrics
Open Metrics Description Target Results Comments Methodology
N/A N/A N/A 81 Planejamos termos 120 participantes nos workshops e nos wikiconcursos. Ainda temos 1 wikiconcurso pela frente e dois eventos temáticos.

Estamos considerando participantes no wikiconcurso aqueles que fizeram alguma edição durante o evento. O número de inscritos é bastante superior. Também consideramos participantes nos workshops aqueles que compareceram, sendo também o número de inscritos superior ao informado aqui.

Todos os participantes inscritos são monitorados pela ferramenta Programs & Events Dashboard, que permite saber quantas pessoas se inscreveram e quantas editaram. Nas oficinas temos uma lista de presença, que serviu para essa contagem.
N/A N/A N/A 48 Havíamos previsto 200 participantes dos webinários nas semanas da visibilidade. Ainda temos dois pela frente.

Estamos considerando participantes aqueles que assinaram a lista de presença e que, portanto, estavam ao-vivo conosco na hora da transmissão. Como a transmissão ficou salva em nosso canal do Youtube, ela pôde ser vista posteriormente, mas não estamos computando esses números aqui.

Também é bastante provável que algumas pessoas não tenham preenchido a lista de presença, principalmente aquelas que não desejavam certificado.

Nos surpreendeu bastante que algumas pessoas que participaram dos webinários não estavam inscritas no evento. Só notamos isso na hora de emitirmos os certificados.

Lista de presença realizada através de formulário no Google e fixada na transmissão para preenchimento individual.
N/A N/A N/A 7 Havíamos previsto 6 organizadores, sendo provavelmente 1 novo usuário, porém com a liberação de duas bolsas pela PROEX, acabamos ultrapassando esse número para 7 organizadores, sendo 2 novos usuários. Participantes ativos no projeto.
N/A N/A N/A N/A N/A N/A
N/A N/A N/A N/A N/A N/A
Additional Metrics
Additional Metrics Description Target Results Comments Methodology
Number of editors that continue to participate/retained after activities Reter ao menos metade dos participantes dos workshops e dos wikiconcursos para continuarem a participar na comunidade após a finalização do projeto 60 N/A Ainda estamos trabalhando nessas métricas N/A
Number of organizers that continue to participate/retained after activities Os 6 organizadores, destes cinco já participantes da comunidade, continuarão participando. 6 10 Todos continuam ativos N/A
Number of strategic partnerships that contribute to longer term growth, diversity and sustainability Espera-se desenvolver ao menos 12 parcerias com diferentes grupos acadêmicos e/ou não acadêmicos de forma a se criar uma rede de historiadores/as que continuarão a atuar na Wikipédia (algumas parcerias em potencial podem ser consultadas no item 18). 12 5 Além da Associação Nacional de História, também construímos parcerias com 3 grupos de estudos e um curso de graduação. Participação como apoiadores oficias do projeto ou grupos participantes de oficinas
Feedback from participants on effective strategies for attracting and retaining contributors Elaboraremos parâmetros quantitativos (formulários de feedback) e parâmetros qualitativos (consultas, fóruns e vídeo de relatos de experiência) após cada uma das seis atividades de forma a termos constantes feedbacks dos/as participantes de forma a ajustar se constantemente nossos espaços de comunicação e materiais de divulgação.

Meta: Ter como respondentes ¼ dos participantes

N/A 14 Mais Mulheres: Dos 41 participantes ativos no evento, 39,02% participaram no feedback em formato de questionário, enquanto 9,75% participaram do feedback em formato de depoimento.

Por causa da sobrecarga de trabalho ainda não conseguimos finalizar o relatório do Mais LGBTQIAP+ nesse quesito

Padlet para depoimentos e Google Forms para questionário
Diversity of participants brought in by grantees Como o foco do projeto será trabalhar justamente com a diversidade e as semanas de visibilidade, preparemos os formulários de inscrição e/ou participação sempre consultando os/as interessados/as se eles autorizam o compartilhamento de informações pessoais (identidade racial, orientação sexual, identidade de gênero…). Em caso do/a participante preferir não fornecer tais informações, estas serão ignoradas nos formulários de inscrição e sua participação poderá ocorrer de igual maneira. 40 N/A N/A N/A
Number of people reached through social media publications Número de seguidores nas redes sociais do projeto + engajamento nas postagens (likes, compartilhamentos, comentários e demais interações) 6000 4582 Havíamos previsto 6.000 Número de seguidores nas redes sociais do projeto + engajamento nas postagens (likes, compartilhamentos, comentários e demais interações).

Alcançamos até o momento 4.582, sendo 691 seguidores + 3.891 engajamentos nas publicações das redes sociais do projeto.

A obtenção de novos seguidores acontece principalmente durante os meses temáticos, especialmente no Instagram.

As publicações de maior engajamento tanto no Facebook quanto Instagram são aquelas de divulgação da campanha; aquelas relacionadas com eventos dentro da campanha, como os webinários e publicações com dicas relacionadas aos assuntos abordados durante os meses de visibilidade.

Os dados referentes ao engajamento das publicações no Facebook foram coletados através da aba Insights no Estúdio de Criação do Facebook. A ferramenta permite a visualização das métricas de desempenho desde a criação da página.

No Instagram, os dados foram coletados de duas maneiras: no período anterior ao dia 11 de maio, a coleta foi feita manualmente a partir da observação dos Insights nas publicações. No período posterior, de 12 de maio a 09 de agosto, a coleta foi realizada através da ferramenta Insights do Instagram, uma vez que esta permite a visualização das métricas de desempenho dos últimos 90 dias com uma ressalva; o desempenho de Reels não é contabilizado junto ao das publicações, então a coleta neste caso também foi feita manualmente.

Number of activities developed N/A N/A N/A N/A N/A
Number of volunteer hours N/A N/A N/A N/A N/A

8b. Additional core metrics data.

Core Metrics Summary
Core metrics Description Target Results Comments Methodology
Number of participants Participantes dos webinários nas semanas da visibilidade 200 587 Ao todos tivemos nos nossos três eventos a inscrição de 587 usuários, sendo que muitos não editaram, mas receberam nossos e-mail, estiveram no grupo do Telegram/WhatsApp e acreditamos terem se beneficiado de nossas ações de forma mais ampla. Programs & Events Dashboard
Number of editors Participantes dos workshops e dos wikiconcursos 120 80 Tivemos 80 usuários editando efetivamente durante os três eventos realizados. Programs & Events Dashboard
Number of organizers 6 organizadores, sendo provavelmente 1 novo usuário 6 10 A partir do Mais LGBTQIAP+ abrimos espaço para facilitares não presentes na organização do evento de participarem, o que permitiu maior envolvimento da comunidade e que nós também pudéssemos aprender com esses experientes usuários.
Number of new content contributions per Wikimedia project
Wikimedia Project Description Target Results Comments Methodology
Wikipedia Wikiquote: 40 páginas criadas ou editadas

Wikipédia: 100 verbetes criados ou editados Commons: 60 novas imagens inseridas Wikidata: 200 itens criados ou editados

100 2038 Havíamos previsto na Wikipédia: 100 verbetes criados ou editados. Ultrapassamos e muito essa marca principalmente por causa do alto número de edições no Mais Mulheres e no wikiconcurso Programs & Events Dashboard
N/A N/A N/A 10 Havíamos previsto no Wikiquote: 40 páginas criadas ou editadas. Esse é um projeto desafiador, pois além de pouco conhecido, ele só pode ser editado pelo código fonte, o que assusta bastante. Se tivesse um editor visual certamente melhoraria a receptividade. Manual através das páginas editadas dos usuários inscritos
N/A N/A N/A 27 Havíamos previsto para o Commons: 60 novas imagens inseridas. Estamos indo bem, mas tivemos dificuldade em contar as imagens por causa do monitoramento de imagens no Programs & Events Dashboard não ser preciso. Programs & Events Dashboard
N/A N/A N/A 79 Havíamos previsto no Wikidata: 200 itens criados ou editados. Tivemos um bom salto de edições no Wikidata entre o Mais Mulheres, com 14 itens editados, para o Mais LGBTQIAP+ , com 65 itens editados. Estamos ansiosos para saber os resultados do próximo evento! Programs & Events Dashboard
N/A N/A N/A N/A N/A N/A

9. Are you having any difficulties collecting data to measure your results?

Seria muito bom se Programs & Events Dashboard ou qualquer outra ferramenta pudesse monitorar todos os projetos Wikimedia. Infelizmente se fazemos uma campanha que abarca vários projetos - como a nossa - não conseguimos monitorar tudo perfeitamente por lá e temos que realizar o monitoramento individual. Também ressaltamos a importância da criação de um formulário de inscrição em evento para coletar outras métricas.

10. Are you collaborating and sharing learning with Wikimedia affiliates or community members?

Yes

10a. Please describe how you have already shared them and if you would like to do more sharing, and if so how?

Com certeza estamos compartilhando o nosso conhecimento e colaborando com outros membros da comunidade e também de grupos de usuários. Além de diversas ações já descritas anteriormente, também participamos do WikiCon apresentando algumas estratégias que adotamos no Projeto. Foi um momento importante para conversarmos presencialmente com a comunidade.

11. Documentation of your work process, story, and impact.

  • Below there is a section to upload files, videos, sound files, images (photos and infographics, e.g. communications materials, blog posts, compelling quotes, social media posts, etc.). This can be anything that would be useful to understand and show your learning and results to date (e.g., training material, dashboards, presentations, communications material, training material, etc).
  • Below is an additional field to type in link URLs.

Part 3: Financial reporting and compliance[edit]

12. Please state the total amount spent in your local currency.

93980.22

13. Local currency type

BRL

14. Please report the funds received and spending in the currency of your fund.

  • Upload Documents, Templates, and Files.
  • Provide links to your financial reporting documents.

15. Based on your implementation and learning to date, do you have any plans to make changes to the budget spending?

No

15a. Please provide an explanation on how you hope to adjust this.

N/A

16. We’d love to hear any thoughts you have on how the experience of being a grantee has been so far.

A experiência tem sido maravilhosa! Agradeço à Fundação e à Mercedes por todo o apoio, suporte e confiança.