Grants:Project/MSIG/WMB/Capacitação de lideranças brasileiras

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
statusfunded
Greetings from the year 2030.png
WMB/Capacitação de lideranças brasileiras - etapa 1
This project aims to build a leadership training program for (and with) Brazilian wikimedians.
targetBrazilian Wikimedia Community
start date27 may
start year2022
end date28 february
end year2023
budget (local currency)R$ 104,700.00
budget (USD)~ US$ 20,940.00
grant typeorganization
non-profit statusyes
contact(s)• lucas.pianta(_AT_)wmnobrasil.org• adriane.batata(_AT_)wmnobrasil.org
organization (if applicable)• Wiki Movimento Brasil
website (if applicable)Wiki Movimento Brasil
join
endorse

Applications are not required to be in English. Please complete the application in your preferred language.

Project Goal[edit]

What will be the outputs of your project and how will those outputs contribute to advancing a specific Movement Strategy Initiative

Este pedido de MSIG, aprovado pela direção do Wiki Movimento Brasil, diz respeito à primeira etapa de um projeto para a capacitação de lideranças brasileiras no movimento Wikimedia. No momento onde os wikimedistas brasileiros preparam-se para o primeiro encontro nacional de sua história, a WikiCon Brasil 2022, pretendemos explorar a mobilização da comunidade em torno do caráter estratégico do evento, para construir, em conjunto, um programa de capacitação de lideranças brasileiras para o movimento Wikimedia.
Portanto, o produto final desta primeira etapa será um programa didático para a capacitação para lideranças brasileiras do movimento Wikimedia, com foco na implementação da Estratégia do Movimento. O plano será publicado na Wikiversidade em português e seguirá, com adaptações, modelos de capacitação, apresentação e documentação de cursos e treinamentos como:
As próximas outras duas etapas (desenvolvidas a partir do resultado desta primeira) serão, respectivamente: 1) a aplicação deste programa didático em um curso de capacitação de lideranças brasileiras para a implementação da Estratégia do Movimento na comunidade lusófona; 2) o acompanhamento das pessoas capacitadas no desenvolvimento e execução de novos projetos ligados à implementação da Estratégia do Movimento na comunidade lusófona.
No programa didático que pretendemos desenvolver deverá constar:
  • a quantidade de aulas a serem ministradas;
  • o tempo total de duração do curso de capacitação;
  • o tempo de duração de cada aula;
  • os temas de cada aula;
  • possíveis atividades práticas a serem desenvolvidas em cada aula;
  • os objetivos de cada aula;
  • os materiais necessários para estas aulas.
Outras respostas que esperamos obter durante o processo, mas que serão de uso interno do projeto, são:
  • o perfil (conhecimento/experiência) esperado dos ministrantes a serem contratados para cada aula na segunda etapa;
  • os critérios de diversidade para a contratação de professores;
  • o número de pessoas a serem capacitadas;
  • os critérios de diversidade para a seleção de pessoas a serem capacitadas;
  • os recursos de acessibilidade necessários para o andamento do curso.

Respondendo a estas questões, poderemos desenvolver o programa didático. Tendo o programa em mãos, saberemos exatamente o que necessitaremos para a segunda etapa, para a qual pediremos um novo MSIG.

What specific Movement Strategy Initiative does your project focus on and why? Please select one of the initiatives described here
Leadership Development Plan

Project Background[edit]

When do you intend to begin this project and when will it be completed?
Pretendemos começar o projeto no dia 27 de maio de 2022 e finaliza-lo no dia 28 de fevereiro de 2023, com a publicação do plano na Wikiversidade em português.
Where will your project activities be happening?
No Brasil. De forma geral, o projeto será conduzido remotamente, mas sua atuação será excepcionalmente presencial nos dias 23 e 24 de julho de 2022, quando participaremos da Brasil.
Are you collaborating with other communities or affiliates on this project? Please provide details of how partners intend to work together to achieve the project goal.
Trabalharemos diretamente com a comunidade brasileira dos projetos Wikimedia, com foco nos participantes da WikiCon Brasil 2022 (cerca de 80 pessoas), principalmente no que se refere às atividades voltadas ao desenvolvimento de capacidades e lideranças. A programação do evento está sendo desenvolvida a partir das respostas da comunidade a questionário e será publicada em breve.
Também buscaremos a colaboração de wikimedistas de fora do Brasil para que participem do desenvolvimento do programa compartilhando suas experiências em atividades ligadas à implementação da Estratégia do Movimento. Esperamos que a participação de pessoas de outras comunidades traga novas perspectivas, ideias, questionamentos e conhecimento às pessoas que participarão conosco do desenvolvimento do programa.
Junto da comunidade queremos encontrar:
  • tópicos de interesse para a capacitação;
  • pessoas interessadas em colaborar com o desenvolvimento do programa;
  • pessoas interessadas em participar da capacitação;
  • obstáculos à participação na capacitação (acessibilidade, tempo, etc.)
  • uma compreensão comum sobre o que é uma "liderança";
  • um esboço das habilidades e capacidades de lideranças que precisamos em nossa comunidade;
  • demandas por acessibilidade;
  • demandas por diversidade.
A WikiCon Brasil 2022, que ocorrerá em São Paulo nos dias 23 e 24 de julho, é a primeira conferência realizada pela e para a comunidade brasileira. Seu eixo principal será Wikimedia contra a desinformação e o grande objetivo de sua organização é reunir e fortalecer a comunidade brasileira em torno de debates pautados pela Estratégia do Movimento e temas como a diversidade e a sustentabilidade. Entre os outros objetivos está a definição de lideranças regionais, que trabalharão nas diferentes regiões do brasil para fomentar o ecossitema Wikimedia em lugares onde ainda podemos crescer mais. A conferência teve seu financiamento aprovado pela Fundação Wikimedia e a expectativa é que recebamos em torno de 100 pessoas.
É no contexto da WikiCon, em sua natureza estratégica e brasileira, portanto, que pretendemos começar a mobilização das diferentes pessoas que estarão engajadas nos debates voltados ao desenvolvimento e capacitação de lideranças e à implementação da Estratégia do Movimento na comunidade lusófona. Durante as atividades voltadas à capacitação e formação de lideranças, coletaremos dados levantados nas discussões, apresentaremos o projeto e convidaremos as pessoas para participar de encontros posteriores, que darão seguimento às discussões feitas na conferência.
Para cada encontro, em princípio cinco, convidaremos wikimedistas de outras comunidades que tenham desenvolvido projetos de implementação da Estratégia para fazer uma apresentação destes projetos, focando em seus aprendizados. Esperamos que a interação com a comunidade em nível global traga ideias, questionamentos e expectativas sobre a implementação da Estratégia 2030 na comunidade lusófona e que a partir de dinâmicas participativas consigamos transformar o acúmulo dos encontros em respostas para as questões elencadas acima. Estas respostas serão documentadas e servirão de base para a construção do programa didático.
Para garantir que outras comunidades acompanharão o processo, contrataremos tradutores para traduzir as documentações que criarmos.
What specific challenge will your project be aiming to solve? And what opportunities do you plan to take advantage of to solve the problem?
O principal desafio que pretendemos resolver é a falta de lideranças brasileiras no movimento Wikimedia, principalmente no que se refere à implementação da Estratégia do Movimento. Este problema foi diagnosticado a partir da sobre a estratégia do movimento na lusofonia, que fizemos com o auxílio de um MSIG entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar desafios e possibilidades para a implementação de um hub na comunidade lusófona, mas os dados que encontramos trouxeram aprendizados que nos permitiram enxergar muito além dos hubs.
Em princípio, o desafio da falta de lideranças pode ser observado a partir das seguintes constatações:
  • a participação brasileira em discussões do movimento Wikimedia em nível global é muito baixa;
  • há um padrão de participação reiterada das mesmas pessoas brasileiras em espaços de discussão global;
  • com raras exceções, as poucas pessoas brasileiras que participam de discussões e tomadas de decisão em nível global estão ligadas ao Wiki Movimento Brasil.
A baixa participação brasileira no movimento em nível global toma um caráter ainda mais crítico ao observarmos que as pessoas à frente de atividades ligadas à Estratégia do Movimento na nossa comunidade são em sua maioria esmagadora membros do Wiki Movimento Brasil. Já quando não são membros do Wiki Movimento Brasil, têm algum tipo de relação próxima com o grupo. O WMB tem, assim:
Mais do que uma lista da participação do WMB na Estratégia do Movimento, esta é a lista da própria participação brasileira no atual estágio do movimento estratégico. Estes dados mostram que a comunidade brasileira está praticamente ausente da implementação da Estratégia do Movimento a nível global e que, mesmo nesta pequena presença, a participação ainda está fortemente ligada ao WMB.
Por mais que a lista possa, eventualmente, dar a impressão de que há uma participação significativa do Brasil em atividades ligadas à implementação, é preciso levar em conta o padrão reiterado de participação: as mesmas pessoas estão circulando por diferentes atividades, grupos, iniciativas. Isto causa a sobrecarga das atuais lideranças e consequente inviabilidade de que desafios encontrados pela comunidade tenham a devida atenção daqueles que circulam por espaços onde decisões importantes são tomadas. Também não temos como delimitar, a partir das capacidades, habilidades e interesses de cada um, qual pessoa poderia colaborar melhor com qual tarefa: atuamos no limite das nossas possibilidades.
Os principais impactos deste problema podem ser observados na seguinte sequência:
  • uma baixa participação brasileira no movimento Wikimedia em nível global - com a exceção do WMB;
  • falta de protagonismo brasileiro no movimento Wikimedia em nível global - com a exceção do WMB;
  • a marginalização da comunidade lusófona nas discussões e espaços de tomada de decisão no movimento Wikimedia em nível global;
  • a desinformação da comunidade lusófona do movimento Wikimedia em relação ao movimento em nível global;
  • a falta de autonomia estratégica e de identidade da comunidade lusófona do movimento Wikimedia;
  • a inexistência de um processo estratégico na comunidade lusófona do movimento Wikimedia.
A falta de lideranças chega, portanto, na desmobilização estratégica da comunidade onde estamos inseridos. E esta desmobilização está fortemente relacionada à desinformação da comunidade. No limite, estes impactos implicam a ausência da comunidade brasileira, e da lusofonia, do movimento Wikimedia nos processos de tomadas de decisão em nível local e global. Esta desconexão também inviabiliza o contato, a comunicação, a parceria e a troca de experiências da nossa comunidade com o movimento Wikimedia globalmente.
Durante a pesquisa sobre a Estratégia do Movimento na lusofonia, para a qual consultamos cerca de 150 pessoas, percebemos que esta baixa participação pode estar refletindo problemas de comunicação, que levam à desinformação. Estes problemas foram identificados a partir de encontros com a comunidade, de entrevistas com organizações parceiras e de um questionário. Eles podem ser sumarizados a partir das seguintes manifestações da comunidade:
  • dificuldades em compreender a organização e encontrar a documentação do movimento estratégico;
  • dificuldades em encontrar traduções em língua portuguesa;
  • dificuldade de compreender o conjunto das informações encontradas sobre a Estratégia do Movimento por não conhecer o contexto das discussões;
  • a inacessibilidade das discussões sobre a Estratégia em decorrência da utilização da língua inglesa como língua franca no movimento Wikimedia globalmente;
  • o descontentamento com as formas de comunicação da Fundação Wikimedia com a comunidade;
  • o desconhecimento da comunidade sobre da Estratégia do Movimento, tanto no que se refere ao processo como um todo quanto no que se refere à própria existência da Estratégia do Movimento;
  • o sentimento de desconexão e marginalização diante do movimento Wikimedia.
Alguns dados quantitativos, obtidos no questionário, também chamaram a nossa atenção. De um total de 97 respondentes, 50 afirmaram nunca ter acessado informações sobre a Estratégia do Movimento antes de responder ao formulário.

Questionátio WMB Pergunta 7.svg

Destas 50 pessoas, apenas 4 informaram não ter interesse por questões relativas aos bastidores do movimento Wikimedia, que não dizem respeito especificamente às edições nos projetos a nível linguístico, como a Wikipédia em português. Já as 46 pessoas restantes afirmaram que não sabem onde encontrar as informações e/ou que as informações não foram bem divulgadas na comunidade.

Questionátio WMB Pergunta 8.svg

Este é o quadro geral do desafio que pretendemos resolver a partir da capacitação de lideranças brasileiras para a implementação da Estratégia do Movimento. Com mais lideranças capacitadas no contexto da Estratégia do Movimento, a partir de seus próprios interesses, necessidades, capacidades, habilidades e possibilidades, teremos maior participação no movimento Wikimedia a nível global e maior mobilização da comunidade em nível local, esta principalmente a partir da elevação da frequência da troca de ideias e informações que a profusão de diferentes iniciativas pode causar. Estando a comunidade brasileira envolvida com a Estratégia do Movimento, implementando inciativas que atendam suas próprias demandas, poderemos enfim realizar nosso potencial como comunidade Wikimedia protagonista de sua própria trajetória, seja em parceria com o WMB ou de forma independente da afiliada.
A principal oportunidade da qual pretendemos tirar vantagem para resolver o desafio é a WikiCon Brasil 2022. Voltada à Estratégia do Movimento e dando protagonismo, entre outras iniciativas, ao desenvolvimento de lideranças na comunidade brasileira, na WikiCon estarão pessoas de todo o Brasil. Os interesses destas pessoas em participar do evento podem ser diversos, mas o fato é que estarão dispondo de seus esforços voluntários para participar de uma conferência voltada a discussões que são essenciais para a resolução do nosso desafio. Nossa postura diante da WikiCon Brasil é que cada pessoa que estiver participando do evento é uma potencial liderança para a comunidade e queremos envolver estas pessoas no processo de construção do programa.
Outras oportunidades que nos colocam em vantagem para a resolução deste desafio vêm, mais uma vez, da pesquisa que realizamos. Além do já apresentado interesse das pessoas acerca do ambiente meta do movimento Wikimedia, encontramos a indicação de tópicos de interesse que podem ser explorados no processo - desde que devidamente contextualizados diante da Estratégia do Movimento. Entre eles estão:
  • a tradução de documentações;
  • desenvolvimento de iniciativas em parceria com instituições culturais;
  • desenvolvimento de iniciativas em parceria com instituições de ensino;
  • investimento em atividades de difusão e contato com a sociedade;
  • investimento em iniciativas que visam a equidade nas tomadas de decisão;


Também da pesquisa vem o dado de que a maioria dos participantes do questionário teve um grau completo ou quase completo de concordância com a importância da capacitação de lideranças para a nossa comunidade para resolver os problemas que enfrentamos. No gráfico, a resposta à questão: Qual seu nível de concordância com a seguinte frase: "o surgimento de novas lideranças na comunidade em português seria beneficiado com o oferecimento de atividades voltadas ao desenvolvimento de capacidade das quais a comunidade carece para resolver seus eventuais problemas."?

Questionátio WMB Pergunta 12.svg

Portanto, também na parcela da comunidade que eventualmente não participe da WikiCon Brasil vemos potencial para colaborar com o processo. Pretendemos mobilizar estas pessoas, em conjunto com os participantes da WikiCon, nos encontros online entre a comunidade e wikimedistas internacionais, onde haverá apresentações e dinâmicas participativas em busca das respostas que servirão de base para a construção do plano de capacitação, desenvolvido com a comunidade e para a comunidade.
Does this project aim to apply one of the examples shared in the call for grants and if so which one?

Project Activities[edit]

What specific activities will be carried out during this project? Please describe the specific activities that will be carried out during this project.
O programa de capacitação será construído coletivamente e em diferentes etapas. Com uma duração total de oito meses, organizamos as atividades da seguinte forma:
Meses 1 e 2 - planejamento e elaboração dos materiais de consulta
  • Desenvolver uma identidade visual para o projeto (será contratado um profissional especificamente para esta atividade);
  • Desenvolver uma estratégia para a comunicação com a comunidade para a WikiCon Brasil, para os projetos Wikimedia e para redes sociais, visando aumentar as chances de engajamento;
  • Desenvolver um questionário de consulta à comunidade para identificar aspectos que auxiliem na construção de uma compreensão comum sobre o que é uma liderança, na identificação de temas de interesse para a capacitação, pessoas interessadas no desenvolvimento do programa e pessoas interessadas em participar da capacitação;
  • Desenvolver um modelo participativo para a construção coletiva do programa de capacitação durante os encontros com a comunidade;
  • Participar, ao final do segundo mês, da WikiCon Brasil 2022;
Meses 3, 4 e 5 - execução das consultas
  • Aplicar o questionário de consulta à comunidade;
  • Definir e convidar os membros de outras comunidades que desenvolveram projetos no contexto da Estratégia do Movimento para os encontros com a comunidade brasileira;
  • Conduzir e documentar os encontros da comunidade com Wikimedistas internacionais;
  • Traduzir e divulgar a documentação dos encontros da comunidade brasileira com Wikimedistas internacionais;
Mês 6 - analise de dados
  • Analisar os dados levantados na WikiCon Brasil 2022;
  • Analisar os dados levantados no questionário de consulta à comunidade;
  • Analisar os dados levantados durante os encontros da comunidade com Wikimedistas internacionais;
  • Documentar as análises para a condução da etapa seguinte.
Meses 7 e 8 - escrita e publicação do programa de capacitação
  • Delimitar o número e o tempo de duração das aulas, o tempo total da duração da capacitação, os temas de cada aula, posssíveis atividades práticas a serem desenvolvidas em cada aula, os objetivos de cada aula e os materiais necessários para cada aula;
  • Definir os critérios de diversidade para a seleção das pessoas a serem capacitadas;
  • Definir os critérios de diversidade para a contratação dos ministrantes a serem contratados para as aulas;
  • Identificar possíveis ministrantes a serem contratados para as aulas;
  • Delimitar o número de pessoas a serem capacitadas;
  • Identificar as demandas por recursos de acessibilidade para a capacitação;
  • Escrever o programa;
  • Publicar o programa na Wikiversidade em português.


How do you intend to keep communities updated on the progress and outcomes of the project? Please add the names or usernames of these individuals responsible for updating the community
Manteremos a comunidade informada sobre o progresso e resultados do projeto a partir da comunicação na Esplanada de projetos Wikimedia em língua portuguesa, das redes sociais do Wiki Movimento Brasil e das reuniões abertas à comunidade. As pessoas responsáveis pela comunicação com a comunidade serão LPiantá (WMB) e ABatata (WMB). Durante todo o processo, garantiremos a documentação das diferentes etapas e sua tradução para que outras comunidades possam acompanhá-las.
Who will be responsible for delivering on this project and what are their roles and responsibilities?
O projeto contará com dois coordenadores profissionais, responsáveis pela concepção e execução do projeto, e um conselho diretivo voluntário, que supervisionará e orientará as atividades executadas pelos coordenadores.
Coordenador de Estratégia (30h/semana)
LPiantá (WMB): Historiador e wikimedista. Pesquisador vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente desenvolvendo pesquisa de mestrado sobre iniciativas GLAM-Wiki. Profissionalmente, desenvolveu a pesquisa sobre a Estratégia do Movimento na lusofonia entre 2021 e 2022 junto ao WMB. Voluntariamente, é membro do Comitê Regional de Financiamentos da América Latina e do Caribe, da coordenação do Creative Commons Brasil, do Wiki Movimento Brasil e da coordenação executiva e do comitê de bolsas da WikiCon Brasil 2022.
  • Executar as decisões tomadas no âmbito do conselho diretivo;
  • Coordenar o planejamento da fase 1 do projeto;
  • Garantir o alinhamento do processo de consulta e desenvolvimento do plano de ensino com a Estratégia do Movimento e a Teoria da Mudança do WMB;
  • Planejar e desenvolver o questionário de consulta;
  • Participar da WikiCon Brasil 2022;
  • Planejar e mediar os encontros entre a comunidade e os wikimedistas internacionais;
  • Engajar a comunidade nas diferentes etapas do projeto/Comunicação on-wiki;
  • Contratar fornecedores/prestadores de serviço;
  • Planejar e desenvolver o programa de capacitação;
  • Publicar o report para a WMF.
  • Coodenar o planejamento da fase 2 do projeto.
Coordenadora Pedagógica (15h/semana)
ABatata (WMB): Arquiteta e Urbanista, professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Madre Thais. Atua no ensino e pesquisa nas áreas de História da Cidade e do Urbanismo, Processos Urbanos Contemporâneos e Meio Ambiente. Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Wikimedista desde 2017 com interesse, principalmente, nos projetos de educação utilizando a Wikipédia e Wikimedia Commons. Membro do Wiki Movimento Brasil e em 2021 esteve à frente do Wiki Loves Bahia. Membro do comitê de programação da WikiCon Brasil 2022.
  • Executar as decisões tomadas no âmbito do conselho diretivo;
  • Planejar a fase 1 do projeto;
  • Garantir o alinhamento pedagógico das metodologias de consulta e de desenvolvimento do plano de ensino;
  • Planejar e desenvolver o questionário de consulta;
  • Participar da WikiCon Brasil 2022
  • Planejar e mediar os encontros entre a comunidade e os wikimedistas internacionais;
  • Engajar a comunidade nas diferentes etapas do projeto/Comunicação on-wiki
  • Planejar e desenvolver o plano de ensino.
  • Planejar a fase 2 do projeto.
Conselho diretivo (voluntário)
O conselho diretivo será formado por membros da comunidade brasileira com experiência na Estratégia do Movimento, na capacitação de wikimedistas e no desenvolvimento de iniciativas nos projetos Wikimedia. Sua função será orientar e supervisionar a atuação do projeto em cada uma de suas atividades para garantir o melhor andamento do processo de construção coletiva do programa de capacitação. O funcionamento do conselho ainda será definido de forma mais especifica, caso o projeto seja aceito, mas temos a expectativa de conduzir encontros periódicos com intervalos de pelo menos 15 dias, com duração, datas e horários que obedeçam às possibilidades voluntárias de cada um.
Os wikimedistas que foram convidados e confirmaram sua participação estão relacionados abaixo, mas eventualmente novos membros poderão ser incorporados.

Additional information[edit]

If your activities include community discussions, what is your plan for ensuring that the conversations are productive? Provide a link to a Friendly Space Policy or UCoC that will be implemented to support these discussions.
Para garantir que estes espaços sejam produtivos, desenvolveremos as discussões de acordo com os dados levantados durante a WikiCon. Durante os encontros, deixaremos claras quais questões são importantes para o desenvolvimento do programa e buscaremos sintetizar as discussões a fim de esboçar respostas às questões levantadas. Pretendemos utilizar demandas colaborativas como o google jamboard para manter os participantes engajados. Também recolheremos feedbacks dos participantes para saber suas impressões e sugestões para o andamento do processo. Finalmente, seguiremos a Política de Espaço Amigável do Wiki Movimento Brasil.
If your activities include the use of paid online tools, please describe what tools these are and how you intend to use them.
Zoom meetings: será utilizado nos encontros com a comunidade para garantir que poderemos gravar os encontros e que haja tradução simultânea nas interações entre os wikimedistas brasileiros e os wikimedistas de outras comunidades.
Do your activities include the translation of materials, and if so, in what languages will the translation be done? Please include details of those responsible for making the translations.
Sim. Além das traduções simultâneas via zoom, para as quais serão contratados intérpretes de língua estrangeira, contrataremos interpretes de Libras para a gravação das reuniões e para a documentação do processo, garantindo que a população surda do Brasil tenha a chance de acompanhar o processo. Entendemos que esta é uma atividade de acessibilidade que merece um cuidado profissional, por isso as traduções foram inseridas no orçamento.
Are there any other details you would like to share? Consider providing rationale, research or community discussion outputs, and any other similar information, that will give more context on your proposed project.

Outcomes[edit]

After your activities are complete, we would like to understand the draft implementation plan for your community. You will be required to prepare a document detailing this plan around a movement strategy initiative. This report can be prepared through Meta-wiki using the Share your results button on this page. The report can be prepared in your language, and is not required to be written in English.

In this report, you will be asked to:

  • Provide a link to the draft implementation plan document or Wikimedia page
  • Describe what activities supported the development of the plan
  • Describe how and where you have communicated your plan to relevant communities.
  • Report on how your funding was spent

Your draft implementation plan document should address the following questions clearly:

  • What movement strategy initiative or goal are you addressing?
  • What activities will you be doing to address that initiative?
  • What do you expect will happen as a result of your activities? How do those outcomes address the movement strategy initiative?
  • How will you measure or evaluate your activities? What tools or methods will you use to evaluate your activities?

To create a draft implementation plan, we recommend the use of a logic model, which will help you and your team think about goals, activities, outcomes, and other factors in an organized way. Please refer the following resources to develop a logic model:

Please confirm below that you will be able to prepare a draft implementation plan document by the end of your grant:

  • Confirmado.

Optionally, you are welcome to include other information you'd like to share around participation and representation in your activities. Please include any additional outcomes you would like to report on below:

Budget[edit]

How you will use the funds you are requesting? List bullet points for each expense. Don’t forget to include a total amount, and update this amount in the Probox at the top of your page too!

  • Research (time needed to review, perform analysis, or investigate any information needed to support implementation ideas or planning):
  • Facilitation (facilitation time including facilitator preparation, meeting facilitation time, and debriefing):
  • Documentation (document preparation time, time spent documenting of discussion, post-meeting work):
  • Translation (translation costs for briefs and global materials): Intérpretes de língua estrangeira/português e português/língua estrangeira para as reuniões abertas à comunidade com a participação de wikimedistas internacionais - R$ 150 hora para 2 tradutores por 2h durante 5 encontros (US$ 600.00); Intérpretes de Libras - R$ 300/hora, durante 5 encontros de 2h + tradução de páginas de documentação por ~ 8h de trabalho (~ US$ US$ 1080.00)
  • Coordination (coordinator work to manage or support multiple workflows to prepare for meeting): Os cargos de coordenação seguem os valores dos cargos de gestão do WMB, aprovados pela WMF para as salariais de 2022 no pedido de fundos para a comunidade. Coordenador de Estratégia - 30h/semana durante 8 meses - (R$ 52,000) + Coordenadora Pedagógica - 15h/semana durante 8 meses (R$ 26,000). (~US$ 15,600.00)
  • Online tools or services (subscription services for online meeting platforms, social media promotion): Zoom Meetings para as reuniões com a comunidade, garantindo gravação e tradução simultânea, por 4 meses (~US$ 60.00)
  • Data (internet or mobile costs for organizers or participants to access or participate in activities):
  • Venue or space for meeting (costs of renting a physical meeting space):
  • Transportation costs (costs of supporting organizers or participants to attend the meeting):
  • Meals (costs related to refreshments, lunches, or other meals during in-person activities): R$ 60 em vale-compras para garantir as refeições de 17 participantes durante 5 encontros entre a comunidade brasileira e wikimedistas internacionais (US$ 1020.00)
  • Other: identidade visual do projeto (~ US$ 500.00); 2x totem quadriedro para a divulgação do projeto na WikiCon Brasil 2022 (~ US$ 200.00); + 10% do orçamento para despesas imprevistas (~ US$ 1900)

TOTAL AMOUNT REQUESTED USD: ~ US$ 20,940.00 (calculando o dólar a R$ 5,00)

Completing your application[edit]

Once you have completed the application, please do the following:

  • Change the application status from status=draft to status=proposed in the {{Probox}} template.
  • Contact strategy2030(_AT_)wikimedia.org to confirm your submission, as well as to request any support around your application.

Endorsements[edit]

An endorsement from community members (especially from outside your community) will be part of the considerations when reviewing your application. Community members are encouraged to endorse your project request here!