Grants talk:Programs/Wikimedia Community Fund/General Support Fund/Mais Teoria da História na Wiki 2024

Add topic
From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Retroalimentação inicial do Comitê Regional da América Latina e Caribe (LAC) sobre a proposta[edit]

Olá @Flávia Varella: e equipe,

Agradecemos por sua proposta, com a descrição do projeto e atividades em apoio aos projetos Wikimedia e ao movimento Wikimedia. O Comitê Regional da América Latina e Caribe fez uma revisão inicial da proposta e gostaria de apresentar comentários iniciais e perguntas para sua apreciação:

  • Identificamos uma necessidade concreta a qual o projeto responde a partir do trabalho de especialistas na temática. Além disso, o projeto conta com uma equipe habilitada para desenvolver as ações.
  • Consideramos valioso o trabalho em torno da melhoria e ampliação de conteúdos em Gênero e Diversidade. Alinhado à estratégia do movimento, o trabalho objetiva avanços concretos com a criação de conteúdos a partir do circuito acadêmico.
  • Destacamos a importância do Mais Teoria da História na Wiki em sua busca por configurar-se como instância promotora de relações entre projetos Wikimedia e contexto universitário, com o potencial de atrair voluntários com elevada capacidade de apoio ao trabalho.

Ao elaborar seus planos, o Comitê sugere que tenham em conta os seguintes aspectos:

  • O projeto existe há alguns anos e seria relevante que o grupo fizesse uma avaliação mais exaustiva sobre o impacto de suas ações junto à comunidade, a integração entre academia e movimento Wikimedia, a replicação em outros contextos universitários.
  • Considerando o histórico do Mais Teoria da História (tempo de existência, financiamentos recebidos), poderiam indicar como o projeto vem sendo desenvolvido para ir além de ações prévias, incorporando um plano de atividades mais sustentável, alinhado com a Estratégia do Movimento e medidas de impacto mais amplo e sistêmico.
  • Ademais, seria relevante detalhar aprendizagens a partir das experiências prévias e estabelecer um plano de sustentabilidade e desenvolvimento do grupo, que não se configura como um protótipo.

Para o Comitê compreender melhor os seus planos, seria de grande ajuda explicarem com mais detalhes alguns pontos, a partir das seguintes perguntas:

1. Poderiam detalhar a distribuição de tarefas entre a equipe indicando como elas reproduzem a lógica do trabalho colaborativo da Wikimedia?

2. Quais estratégias pretendem implementar para que os estagiários incorporem os valores do trabalho colaborativo da Wikimedia?

3. No orçamento consta a necessidade de 2 estagiários e é indicada a mesma base de cálculo e de horas de trabalho. Contudo, o valor atrelado a cada um é diferente. Gostaríamos de entender a distinção entre valores e funções.

4. Certos cargos não estão especificados no cronograma, como Assistentes e estagiários. Poderiam detalhar a função prevista para cada um destes profissionais? No cronograma o cargo de coordenação geral é responsável pela gestão financeira e por definir nomes de palestrantes e professores para minicursos. Caso desempenhe outros papéis, seria importante indicá-los. Isto é relevante para a tomada de decisões pelo Comitê e para que o grupo planeje seu trabalho.

5. Qual a percepção da comunidade sobre os projetos que Mais Teoria da História na Wiki desenvolveu ou está desenvolvendo e quais ações o grupo pretende realizar para coletar a opinião da comunidade?

6. Gostaríamos de obter mais detalhes sobre como pretendem incluir comunidades sub representadas e garantir equidade e diversidade entre as pessoas. Embora o objetivo seja mencionado, não conseguimos identificar sua manifestação nas atividades e aliados.

Referente ao calendário do nosso processo de revisão, pedimos que conclua a sua análise e as suas respostas aos comentários do Comitê até 10 de Novembro de 2023. Após esta data, o Comitê Regional iniciará a revisão final da proposta para tomar uma decisão formal. Obrigada novamente por seu trabalho na proposta e por apoiar nossa revisão.

Agradecemos e aguardamos notícias.

Em nome do Comitê Regional da LAC e da equipe do WMF Mercedes Caso (platícame) 21:08, 27 October 2023 (UTC)Reply

Resposta da equipe do Projeto Mais ao Comitê LAC[edit]

Agradecemos ao Comitê pelo tempo dispensado na leitura e análise de nossa proposta de financiamento. Esse processo de troca vem sendo importante para pensarmos e reavaliarmos nossos passos futuros. Tendo em vista as colocações enviadas pelo Comitê, a equipe do Projeto Mais julgou necessário fazer algumas mudanças na proposta previamente enviada. Com isso, solicitamos a revisão da proposta no Fluxx e, antes de tudo, salientamos as mudanças realizadas. A primeira delas diz respeito a um erro na data de finalização da edição do Projeto de 2024 que constava anteriormente como dezembro, mas sempre foi pensada pela equipe como em janeiro de 2025.

No orçamento:

  • Fizemos a inclusão do cargo de Assistente de Capacitação.
  • Reduzimos os meses de pagamento da equipe de 13 para 12 meses, pois houve erro de digitação.
  • Reduzimos os custos de envio dos livros de 50 para 20 reais.
  • Aumentamos os custos de produção dos livros de 22 para 32 reais.

Essas alterações resultaram em um acréscimo de R$ 12.415,43 (U$$ 2.525,44) em nossa proposta inicial.

No Cronograma:

  • Refinamos a organização das coordenações
  • Detalhamos as tarefas das coordenações com maior afinco
  • Incluímos períodos de descanso para renovar as energias da equipe

Tendo feito esses esclarecimentos iniciais, partimos para as respostas às perguntas do Comitê.

Pergunta 1 do Comitê: Poderiam detalhar a distribuição de tarefas entre a equipe indicando como elas reproduzem a lógica do trabalho colaborativo da Wikimedia?

O trabalho colaborativo é um princípio do Projeto Mais+, tendo em vista que ele surgiu de um grupo de universitários interessados em aprender entre si e com os participantes de seus eventos como ser uma ponte sólida entre a universidade e os projetos wikimedia. Somos, portanto, um grupo com habilidades heterogêneas e em constante aprimoramento. Ao longo de 2022, para dar conta das demandas e atender às habilidades de cada integrante do projeto, criamos os setores de Coordenação Geral, Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento, Coordenação de Recursos Wiki e Coordenação de Mídias Sociais. Para 2024 reformulamos essas coordenações para a nova configuração da equipe, onde teremos uma Coordenação de Mídias e Divulgação e uma Coordenação de Capacitação. Além disso, teremos um Assistente de Wikiconcursos. Contudo, essas separações não significam que paramos de aprender entre nós, pois nossas atividades são ramificadas e interconectadas entre os diversos setores, fazendo com que atuemos cotidianamente de forma colaborativa. Também realizamos reuniões periódicas, geralmente quinzenais, para a facilitação da comunicação e avaliação dos protocolos, reformulando-os quando necessário.

Para citar apenas um exemplo, a organização das editatonas envolve toda a equipe. A Coordenação de Mídias e Divulgação responsabiliza-se, para além da divulgação, de todos os orçamentos relativos ao evento presencial; a Coordenação de Capacitação faz todos os contatos, confirmações e inscrições com as pessoas participantes, além de desenvolver o material de capacitação para o dia do evento; e o Assistente de Wikiconcursos administra a criação do OD da atividade, o cálculo das pontuações realizadas no dia da editatona, e a criação de listas.

Além disso, realizamos processos de avaliação (https://w.wiki/87P2) baseados no feedback dos participantes de nossos eventos, que nos ajudam a torná-los cada vez mais significativos para nosso público alvo. Os feedbacks são coletados por formulários estruturados no Google Forms e também de forma espontânea nas oficinas e grupos de diálogo no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Pergunta 2 do Comitê: Poderiam detalhar a distribuição de tarefas entre a equipe indicando como elas reproduzem a lógica do trabalho colaborativo da Wikimedia?

Em nossa percepção, os estagiários já possuem os valores do trabalho colaborativo da Wikimedia, pois tiveram contato com este universo em outros projetos antes de serem incorporados à equipe do Projeto Mais+, além de virem de ambientes de grupos universitários onde o trabalho colaborativo é indispensável na rotina diária. Por exemplo, Pedro Batistella, estagiário na Coordenação de Capacitação, participou do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA), entre os anos de 2017-2022, na UFRGS, e, durante sua presença voluntária nas reuniões do grupo, fez parte de diversas atividades colaborativas, como organização de eventos, apresentação de trabalhos, discussões em grupo, etc. Além disso, foi em uma das reuniões do grupo que Pedro teve seu primeiro contato com a Wikipédia, por conta da apresentação do trabalho de outro colega, Lucas Piantá, do WMB. Em 2023, cursando o doutorado em Mariana, na UFOP, e tendo noção sobre a importância da disseminação do conhecimento livre e colaborativo na Wikipédia, Pedro participou do minicurso Wikipédia e Divulgação Científica, ministrado por Danielly e Flávia presencialmente nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2023, o que o capacitou ainda mais para compreender o espaço wikipedista e despertou seu engajamento voluntário nas atividades do Projeto Mais+, por conta de sua participação no Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM), da UFOP. Da mesma maneira, Vitória, estagiária da Coordenação de Mídias e Divulgação, participa de atividades voluntárias no NEHM, como discussões de textos, organização de eventos e projetos próprios. Vitória atua no gerenciamento das redes sociais do Núcleo e também participou do minicurso ministrado na UFOP em junho pelo Projeto Mais+.

O mesmo vale para as Assistentes, Ana e Camila. A primeira atuou como bolsista de extensão em 2022 no Projeto de extensão Teoria da História na Wikipédia, na UFSC, coordenado pela professora Flávia Varella, exercendo atividades voluntárias no Projeto Mais. Em 2023, Ana finalizou sua bolsa de extensão e foi incorporada como Assistente Geral do Projeto Mais+. Camila atuou de forma voluntária no primeiro semestre de 2023 no Projeto de extensão Teoria da História na Wikipédia, e, por conta disso, também recebeu todo o treinamento e capacitação sobre a plataforma, demonstrando seu interesse e comprometimento com o projeto.

Em nossa visão, as características de colaboração, trabalho em equipe, diálogo, consenso e organização já fazem parte da essência das pessoas participantes da equipe do projeto Mais+, que demonstram isso por meio do envolvimento e interesse na comunidade acadêmica. A atuação nos projetos Wikimedia reforça o comprometimento dessas pessoas com esses valores.

Pergunta 3 do Comitê: No orçamento consta a necessidade de 2 estagiários e é indicada a mesma base de cálculo e de horas de trabalho. Contudo, o valor atrelado a cada um é diferente. Gostaríamos de entender a distinção entre valores e funções.

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer por esta observação, pois nós deixamos escapar um erro na base de cálculo do orçamento. Já fizemos a correção nos itens dos estagiários e o indicador correto para um deles é o item PCIII da FAPESP. No caso, a diferença de base e valores entre as duas pessoas estagiárias que indicamos é por conta das atividades que serão realizadas por elas. O estagiário Pedro da Coordenação de Capacitação, ainda que esteja em processo de aprendizagem, reside na cidade de Mariana, em Minas Gerais, e será o responsável pela realização das ações presenciais que serão desenvolvidas na UFOP em 2024. Por conta do maior nível de envolvimento e responsabilidade em relação a estas tarefas, o valor pago ao estagiário será um pouco maior. Com o fim do seu estágio, esse mesmo posto passará para um estagiário vinculado ao grupo HISTOR, na UFRRJ.

Por fim, ressaltamos que estes estagiários recebem menos que os demais colaboradores por conta de seu processo de aprendizagem. Na maioria dos casos, os coordenadores de cada um dos setores precisam organizar e ensinar os processos a serem realizados para a execução das atividades, o que demanda tempo e paciência, mas que gera um resultado que consideramos indispensável a longo prazo. Os estagiários geralmente demoram um tempo maior na execução das tarefas e precisam da ajuda dos coordenadores mais experientes para implementá-las com êxito. Existe um caminho de aprendizagem a ser percorrido, no qual os estagiários precisam executar as tarefas e ganhar experiência antes de atuarem de forma independente como lideranças no Movimento. Nossa expectativa é que ao final de 2024 os estagiários estejam aptos a coordenar eventos e implementar projetos autonomamente e que possam prolongar as realizações feitas pelo Mais Teoria da História na Wiki em seus contextos, trilhando seus caminhos de forma independente.

Pergunta 4 do Comitê: Certos cargos não estão especificados no cronograma, como Assistentes e estagiários. Poderiam detalhar a função prevista para cada um destes profissionais? No cronograma o cargo de coordenação geral é responsável pela gestão financeira e por definir nomes de palestrantes e professores para minicursos. Caso desempenhe outros papéis, seria importante indicá-los. Isto é relevante para a tomada de decisões pelo Comitê e para que o grupo planeje seu trabalho.

Agradecemos a pergunta do Comitê que nos permitiu pensar mais sobre a estrutura da equipe para 2024. O primeiro ano do Projeto Mais+, em 2022, foi um período de constante aprendizado e desenvolvimento. Como éramos principiantes na condução de eventos de médio porte com os projetos wikimedia, essa primeira experiência consistiu em um processo frequente de capacitação para criar e/ou nos apropriar das ferramentas necessárias para implementar atividades, como os concursos de edição e as oficinas de formação. Nesse sentido, o nosso foco principal foi crescer enquanto equipe e construir conjuntamente esses recursos — na maioria dos casos nos baseando no próprio conhecimento acumulado já adquirido e compartilhado pela comunidade wikimedista — enquanto também nos esforçávamos para garantir que as pessoas voluntárias interessadas pudessem participar de atividades bem organizadas e enriquecedoras. Nesse período inicial, as coordenações mencionadas na primeira resposta eram, na verdade, coordenadores, uma vez que nossa equipe consistia em apenas quatro membras efetivas, que trabalharam ao longo de todo o ano de forma intensa — com o auxílio muito importante de organizadores voluntários, mas que desempenharam funções específicas e pontuais. Tínhamos três coordenadoras de área e uma coordenadora geral. O grande número de atividades e desafios enfrentados resultou em uma carga de trabalho bastante alta e em um conjunto de esforços que foi diversas vezes realizado de maneira voluntária por essas quatro pessoas. Assim, ao avaliarmos as nossas capacidades e os nossos limites, a equipe constatou a necessidade de contratar uma assistente geral para ajudar com as demandas para a realização do Projeto Mais+ em 2023.

À medida que nossos eventos evoluíram fomos percebendo que, embora também reconheçamos 2023 como um ano de muito aprendizado interno em função das diversas mudanças que realizamos nos eventos temáticos, os dois anos de experiência que tivemos e o nosso desenvolvimento enquanto equipe já permitem que possamos dar o próximo passo e começar a integrar pessoas interessadas para atuarem no Projeto Mais+ de uma forma mais processual e formativa. Assim, desde setembro de 2023 temos contado com uma estagiária e um estagiário na equipe, prática que acreditamos ser importante e essencial de ser mantida em 2024. Isso, pois, em nossa visão, essa é uma fase de transição na organização de nossas atividades, em que estamos direcionados a superar uma organização que acaba por centralizar, ainda que de forma não intencional, o saber-fazer de uma área específica. Nesse sentido, as coordenações que antes se resumiam na figura de uma única pessoa, agora passam a ter um formato mais colaborativo, expansivo, capaz de propagar os conhecimentos adquiridos através da inclusão de pessoas em formação, nesse caso, estagiários, para que o trabalho desenvolvido possa ser repassado, perpetuado por outras pessoas que não a equipe que fundou o projeto. Para que este processo seja efetivo, a equipe do Projeto Mais+ tem investido em documentar suas atividades a fim de garantir a sustentabilidade de nossas ações. Esse processo vem sendo feito por meio do armazenando dos processos de avaliação internos (https://w.wiki/87P2) e dos materiais de capacitação, como slides (https://w.wiki/87P3) e minicursos (https://w.wiki/87P4), no Wikimedia Commons, e da sistematização dos saberes, como foi feito na redação de um artigo sobre os desafios e aprendizados vividos pelas pessoas participantes no primeiro ano de existência do Projeto Mais+, que ainda será publicado em livro coordenado pelo Wiki Movimento Brasil. Nessa perspectiva, as atividades descritas no Cronograma foram elencadas levando em consideração não apenas a existência de coordenadores, mas de uma coordenação, com a ideia de que as pessoas estagiárias participem da realização das atividades descritas, tendo em vista, claro, o seu nível de conhecimento, carga horária combinada e todo o processo de aprendizagem envolvido nisso. Esta aprendizagem processual, muitas vezes demorada, faz parte do que o Projeto Mais+ entende enquanto plano de sustentabilidade para que seja uma visão perene no contexto universitário brasileiro.

Para além disso, uma outra questão que acreditamos ser importante pontuar é que, diferente dos anos anteriores, teremos uma coordenação geral e uma coordenação executiva. A coordenação geral será exercida pela líder do Projeto, Flávia Florentino Varella, enquanto a coordenação executiva ficará por conta de duas pessoas voluntárias convidadas em cada um dos eventos promovidos, ambas com expertise tanto na área de Teoria da História quanto na temática específica, a saber, gênero no evento Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki e sexualidade no evento Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki. A coordenação geral ficará encarregada de toda dinâmica que envolve o planejamento, organização e execução dos minicursos e continuará realizando o controle financeiro, mas também auxiliará a coordenação executiva em suas funções de gestão do evento de modo a garantir que as atividades aconteçam com sucesso. No mesmo sentido que os estagiários, mas de forma diferente, os dois professores universitários que comporão a coordenação executiva estarão em processo de aprendizagem, mediado pela coordenadora geral, para que aprendam todo o processo envolvido nas atividades dos eventos temáticos e em como praticar história pública por meio delas.

Pergunta 5 do Comitê: Qual a percepção da comunidade sobre os projetos que Mais Teoria da História na Wiki desenvolveu ou está desenvolvendo e quais ações o grupo pretende realizar para coletar a opinião da comunidade?

Desde a realização das primeiras atividades do Mais Teoria da História na Wiki, sempre foi uma preocupação da equipe buscar ferramentas que permitissem às pessoas participantes a oportunidade de expressarem suas opiniões e compartilharem suas experiências pessoais nos eventos temáticos e wikiconcursos organizados pelo projeto. Para tal, foram inicialmente estabelecidos dois instrumentos para a coleta de feedbacks: a estruturação de formulários de avaliação de eventos no aplicativo Google Forms, e a disponibilização para as pessoas inscritas de um mural interativo na plataforma Padlet. Esta última foi utilizada para coletar opiniões e comentários de inscrites durante as três primeiras atividades programadas do ano de 2022 - evento Mais Mulheres, Mais LGBTQIAP+ e Wikiconcurso Chuva de Bytes -, mas deixou de ser utilizada diante da baixa adesão por parte das pessoas participantes nestes eventos. Por sua vez, os formulários de avaliação dos eventos temáticos e wikiconcursos foram analisados e modificados constantemente, visando potencializar seu uso para a coleta de análises qualitativas, até chegarem ao seu modelo atual, delineado no início de 2023 a partir das aprendizagens do ano anterior. Além das perguntas pré estabelecidas pela equipe, cada formulário também conta com uma caixa de respostas aberta para que as pessoas respondentes possam realizar comentários gerais sobre o evento em que participaram. Ademais, é importante destacar que, para além das ferramentas de avaliação de eventos estabelecidas pela equipe, o Projeto Mais também recebe feedbacks espontâneos por parte das pessoas inscritas nos eventos, que se expressam durante as oficinas de capacitação e nos grupos de diálogo dos eventos temáticos, bem como através de meios de contato do projeto, sendo os principais as páginas de discussão do Projeto na Wikipédia do evento e e-mail do Mais Teoria. Assim, os feedbacks recolhidos através dos instrumentos de avaliação, bem como as mensagens recebidas de forma espontânea, permitiram observar que a comunidade formada através e durante os eventos do Projeto Mais o percebe enquanto um agente para a construção de um espaço de aprendizado e de construção e disseminação de conhecimento, em especial no tocante a temas lacunares, para amplas audiências, dentro e fora do ambiente wikipedista. De mesmo modo, a comunidade do Projeto o percebe como um relevante suporte e uma fonte de instrução para editores que estejam estabelecendo seus primeiros contatos com os projetos Wikimedia. Os relatos de pessoas inscritas também demonstram a percepção do Projeto como formador e organizador de espaços colaborativos, amigáveis e seguros, ponto especialmente levantado em relação a temáticas relativas à sexualidade, sendo observado de modo marcante nos feedbacks deixados pelas pessoas participantes do evento Mais LGBTQIAP+, realizado em junho de 2022. Por fim, é observado que, após a marca de um ano do início das atividades, há por parte des inscrites em 2023 o reconhecimento do papel do Projeto Mais no crescimento da Wikipédia lusófona. Cabe destacar que a partir dos formulários de avaliação dos eventos foram desenvolvidos relatórios de feedback para a exposição e análise das respostas e depoimentos deixados pelas pessoas participantes nas ferramentas de avaliação. Estes são disponibilizados no Wikimedia Commons, e categorizados entre eventos de 2022 (https://w.wiki/87Qw) e 2023 (https://w.wiki/87P2).

Pergunta 6 do Comitê: Gostaríamos de obter mais detalhes sobre como pretendem incluir comunidades sub representadas e garantir equidade e diversidade entre as pessoas. Embora o objetivo seja mencionado, não conseguimos identificar sua manifestação nas atividades e aliados.

A inclusão de comunidades sub-representadas é um objetivo que já vem sendo implementado nos anos de 2022-2023 e que continuará a ser relevante para o ano de 2024. Pensamos que, além de trabalhar em uma perspectiva de conteúdos (ou seja, artigos, itens e imagens) sobre temas sub-representados, é fundamental que os próprios sujeitos tenham voz na construção do conhecimento livre, com foco em uma comunidade mais equitativa. Nesse sentido, após a primeira experiência na construção dos eventos temáticos em 2022, adotamos uma série de medidas para incentivar a participação destes sujeitos, as quais ansiamos que continuem presentes no próximo ano. Dentre elas, destacamos:

  • Curadores: são pessoas especialistas nas temáticas do evento, com larga experiência e também engajamento nas áreas em que atuam. Os curadores facilitam o contato com conteúdos e grupos e auxiliam no planejamento das ações dos eventos. Por exemplo: 1) sugerem conteúdos para as listas de edição dos concursos de edição; 2) revisam os materiais informativos produzidos pela Coordenadoria de Mídias e Divulgação, facilitam o contato com grupos de pesquisa/ativistas/sujeitos diretamente envolvidos com as temáticas abordadas. Na página do Projeto na Wikipédia (https://w.wiki/87Q3) é possível visualizar quem foram os curadores que atuaram conosco em 2023, sendo em sua maioria professores universitários, membros de comunidades indígenas e ativistas.
  • Facilitadores: nas editatonas presenciais e nas oficinas de capacitação, temos buscado a participação de membros dessas comunidades como facilitadores dos encontros, de modo que esses sujeitos que já possuem experiência nos projetos do Movimento Wikimedia possam atuar, eles próprios, na formação de novos editores. Desse modo, além de engajá-los como editores, buscamos motivá-los como lideranças que possam executar, também, oficinas e encontros de edição. Na mesma linha, além das editatonas presenciais, contamos com a participação de editores e docentes universitários como professores dos minicursos ofertados.
  • Contatos com grupos acadêmicos: durante a preparação de cada evento temático, a Coordenadoria de Mídias e Divulgação realiza um levantamento de grupos de pesquisa que atuam com temas abordados pelo evento ou em áreas correlatas. Nestes contatos, buscamos auxílio para a divulgação dos eventos, para a sugestão de conteúdos e, como resultado desse contato constante com grupos acadêmicos, temos recebido durante os eventos, de modo espontâneo, solicitações de oficinas para grupos e coletivos. Mesmo que essas oficinas nem sempre sejam realizadas, o interesse espontâneo nesse tipo de atividade já demonstra que o contato mantido com organizações acadêmicas tem difundido o Projeto Mais+ no meio universitário e, mais do que isso, o Movimento Wikimedia de modo geral.
  • Protagonismo às causas trabalhadas: em 2023, o Projeto Mais+ realizou três minicursos. Duas edições do Wikipédia em chave de gêneros e uma edição do minicurso Wikipédia para professores universitários. Para a inscrição nestas atividades pedimos a doação de 10 reais - um valor simbólico - em prol de três grupos: Entre Elas, uma cooperativa de produção de sabão ecológico formada por mulheres pretas da Ocupação Marielle Franco, em Florianópolis; a Maloca, uma ocupação dos estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina; e o Acontece - Arte e Política LGBTI+, uma associação sem fins lucrativos que atua em defesa e pela cidadania plena de pessoas LGTBQIAP+ em Florianópolis. Nesse sentido, a doação serviu tanto para incentivar a retenção dos inscritos no minicurso, quanto como forma de ajudar as pessoas que fazem parte e protagonizam grupos comumente sub-representados na sociedade. A mesma lógica será usada nos minicursos de 2024.
  • Coordenação executiva dos eventos temáticos: desde 2022, a coordenação dos eventos temáticos veio sendo feita pela líder do grupo, Flávia Florentino Varella, uma mulher branca e cis. Como um passo a mais na representatividade e equidade dentro do Projeto Mais+, a partir de 2024, privilegiamos realizar eventos temáticos com uma pessoa organizadora alinhada ao seu tema. Assim, o Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki será conduzido por uma mulher e o Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki por um homem gay.

Agradecemos mais uma vez as contribuições do Comitê e nos colocamos à disposição para responder dúvidas que persistam ou novas que venham a ter. Em nome do Projeto Mais Teoria da História na Wiki Flávia Varella (talk) 21:43, 10 November 2023 (UTC)Reply

Feedback dos revisores especialistas[edit]

Olá @Flávia Varella: e equipe,

Apreciamos a abordagem de sua proposta que contribui para os projetos Wikimedia e o movimento Wikimedia. Abaixo, compartilhamos com você a avaliação de especialistas, tanto da Wikimedia Foundation quanto do Grupo de Trabalho de Educação, com experiência em uma ou mais das áreas nas quais sua proposta se baseia, com a ideia de fornecer a você uma perspectiva externa que possa nutrir seu trabalho.

  • Reconhecemos que o trabalho demonstrou um sucesso na conexão entre os projetos da Wikimedia e a Teoria da História.

Gostaríamos que você respondesse às seguintes perguntas para obter mais clareza sobre sua proposta:

  1. Dada a trajetória do Mais Teoria da História na Wiki, poderia indicar qual mudança a equipe do Mais Teoria da História na Wiki espera alcançar - ou seja, a teoria da mudança - e um plano de sustentabilidade e escopo, uma vez que a equipe atingiu a maturidade e não é mais um protótipo?
  2. As métricas do programa parecem estar em baixa em comparação com outros anos, embora a equipe tenha aumentado e o orçamento tenha se mantido constante. Você pode nos ajudar a entender por que isso acontece?
  3. Você poderia fornecer um plano de cronograma estruturado para as atividades, identificando o período de preparação, operação e avaliação?
  4. Apreciamos o compromisso da equipe em explorar formas de integração entre a Academia e a Wikimedia. Você planeja documentar a experiência para replicá-la em outros contextos ou transferi-la para outras comunidades da Wikimedia?

Se você tiver comentários ou reflexões sobre esse feedback, envie-os até 16 de novembro de 2023. Lembre-se de que você pode entrar em contato com o responsável pelo seu programa para obter apoio no processamento desse feedback, se achar necessário. Mais uma vez, obrigado por seu trabalho na proposta e por apoiar o processo de revisão coletiva.

Em nome do Comitê Regional da LAC e da equipe da WMF


Mercedes Caso (platícame) 03:48, 8 November 2023 (UTC)Reply

Resposta do grupo do Projeto Mais Teoria da História na Wiki[edit]

Agradecemos a oportunidade de receber perguntas e poder explicar um pouco mais sobre o Projeto Mais+. Receber o feedback de pessoas externas ao Projeto é um momento importante, pois nos permite entender como ele vem sendo recebido pela comunidade wikimedista e por pessoas interessadas no setor educacional como um todo. Abaixo deixamos as respostas formuladas pela equipe:

Dada a trajetória do Mais Teoria da História na Wiki, poderia indicar qual mudança a equipe do Mais Teoria da História na Wiki espera alcançar - ou seja, a teoria da mudança - e um plano de sustentabilidade e escopo, uma vez que a equipe atingiu a maturidade e não é mais um protótipo?

Em primeiro lugar, vale dizer que o Projeto Mais Teoria da História na Wiki foi fundado por um grupo de pessoas acadêmicas - professores e estudantes - que se dispuseram a trabalhar temas específicos da Teoria da História com olhar direcionado às lacunas de conteúdo identificadas dentro deste campo do saber e na Wikipédia, de forma associada. Em outras palavras, percebemos como a defasagem de temáticas de gênero, diversidade e questões etnicorraciais na Wikipédia afetam especificamente o conteúdo produzido sobre Teoria da História, o ambiente digital, e a sociedade como um todo, e tal problemática nos despertou a vontade de promover mudanças.

Na trajetória do grupo, que faz parte do ambiente universitário, vimos que muitas pessoas da academia apresentavam - e parte delas ainda apresenta - resistência a Wikipédia por entendê-la como uma plataforma não confiável. Nesse caso, falar sobre Teoria da História - ou sobre qualquer outra área do conhecimento acadêmico - na Wikipédia de maneira respeitável, para muitos, era inimaginável. Além disso, poucas pessoas sequer sabiam da existência do Wikidata e do Wikimedia Commons, não permitindo reflexões importantes sobre estas plataformas. Por isso, um de nossos propósitos, enquanto projeto, desde o início, foi incentivar que mais pessoas da comunidade universitária percebessem a Wikipédia e outros projetos Wikimedia como ferramentas úteis à disseminação de conhecimento de qualidade e especializado, incorporando práticas colaborativas ao trabalho acadêmico e oferecendo propostas de capacitação técnicas e de conteúdo para aqueles que estivessem interessados no que temos a dizer. Nesse contexto, a capacidade de divulgação e disseminação da Wikipédia enquanto fonte de informação é um ponto forte na hora de cativar a participação de pessoas do meio acadêmico, assim como o sentimento de muitos professores e estudantes de que a o conteúdo produzido na universidade precisa ser levado à sociedade, ultrapassando os muros das instituições.

Frisamos que o Projeto Mais Teoria da História na Wiki existe há apenas dois anos e que estamos em processo de refinamento e sistematização de nosso foco principal de atuação. Dessa forma, no início de 2023, iniciamos uma reflexão coletiva baseada na Teoria da Mudança sobre qual era mudança que estavámos buscando com o Projeto e como chegaríamos a ela. Como parte do processo de amadurecimento dessa reflexão, documentamos o nosso Problema, Programa, Contexto, Meta e Resultados neste arquivo: https://drive.google.com/file/d/13bUpM9oElQJ8tB4TWewUZc3B3v4fmc1M/view?usp=sharing. Buscamos manter o caráter horizontal e de equipe, no qual cada um preencheu em sua própria perspectiva o que deveria guiar o Projeto. Ao longo de 2023, revisitamos várias vezes nossa Teoria da Mudança para mantermos nosso foco e, em 2024, com o crescimento da equipe e o novo acúmulo de experiências, iremos discuti-la em profundidade para que ela nunca vire letra morta e continue a refletir a essência do Projeto.

Nosso público majoritário, como indicam os relatórios de avaliação deste ano (https://w.wiki/87P2), foram/são professores e estudantes. Diante disso, muitos professores universitários, após acompanharem o Projeto Mais+ há um tempo e perceberem a possibilidade de assistência oferecida por meio de atividades como as oficinas de capacitação e os minicursos, por exemplo, sentiram-se encorajados a desenvolver dinâmicas colaborativas de trabalho e edição em suas próprias instituições, seja com a utilização das plataformas Wikimedia como ferramentas de ensino e aprendizagem em disciplinas de graduação e pós-graduação, seja em projetos de extensão ou eventos presenciais, como editatonas. Em consequência deste interesse e da possibilidade de implementação de projetos criada pelas atividades do Mais+, citamos os casos da professora Fátima (https://w.wiki/8B7m), Vanice (https://w.wiki/84Yg) e Eugênia, que juntas realizam atividades com cerca de 100 alunos neste ano, mas também podemos citar a professora Silvia Cristina de Jesus, na Universidade Federal de São Carlos; o professor Marcelo de Abreu, na UFOP; a professora Ilana Peliciari Rocha, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, entre vários outros professores que, incentivados por nosso projeto, passaram a conhecer, sem preconceitos, as plataformas colaborativas da Fundação Wikimedia, e agora passam a ser treinados a atuar como professores-lideranças, agentes propagadores de atividades que envolvem a ciência aberta e o conhecimento colaborativo dentro de universidades por todo o Brasil. Dessa forma, nosso plano de sustentabilidade passa tanto pela realização de eventos de História Pública com diversas atividades integradas, como foram, em 2023, o Mais Pretas em Teoria da História, o Mais Povos Originários em Teoria da História e o Mais Diversidade em Teoria da História, quanto pela capacitação e incorporação de pessoas envolvidas nesses eventos e que possuem interesse em continuar movimento similar ao Projeto Mais+ em ambiente universitário. Nesse sentido, os minicursos “Wikipédia para professores universitários” e “Wikipédia em chave de gêneros” são estratégicos, pois permitem multiplicar o número de pessoas ativamente envolvidas na produção de conteúdo de qualidade e fortalecer uma rede de pessoas wikimedistas-universitárias que se conhecem, respeitam e que trabalham em sintonia e com apoio-mútuo.

Em suma, em nossa perspectiva, o impacto do Projeto Mais+ tem a ver tanto com a produção de conteúdo de qualidade no que diz respeito às lacunas relacionadas à Teoria da História na Wikipédia, no Wikimedia Commons e no Wikidata, mas também com a imagem que o Movimento Wikimedia, e mais especificamente a Wikipédia, possui no ambiente universitário, atuando na desmistificação de preconceitos para aqueles que tiveram contato superficial com estes projetos; na capacitação técnica para aqueles que já se colocaram enquanto curiosos e entusiastas da produção colaborativa e disseminação do conhecimento; e na facilitação de processos organizativos para aqueles que decidem, de fato, criar novos espaços, projetos, atividades, parcerias e novas histórias em seus próprios contextos. Todas as informações apresentadas aqui fazem parte do que entendemos enquanto uma proposta de sustentabilidade do Projeto Mais Teoria da História na Wiki e demonstram a capacidade de replicação orgânica da iniciativa, respeitadas as especificidades locais e de interesse.

As métricas do programa parecem estar em baixa em comparação com outros anos, embora a equipe tenha aumentado e o orçamento tenha se mantido constante. Você pode nos ajudar a entender por que isso acontece?

No ano de 2022, inicialmente planejávamos realizar eventos temáticos com uma semana de duração. Contudo, ao analisarmos os processos necessários para assegurar que as pessoas voluntárias envolvidas não apenas contribuíssem editando conteúdo durante o evento, mas também pudessem se capacitar para fazê-lo e participar ativamente de espaços de diálogo conosco e com outras pessoas voluntárias, reconhecemos a importância de estender a duração de cada campanha para um mês, uma decisão que se mostrou bastante benéfica. Assim, ao longo dos quatro eventos temáticos que aconteceram no primeiro ano de experiência do Projeto Mais+, nós tivemos a oportunidade de aperfeiçoar nossas atividades de um evento para outro, em um processo constante de aprendizagem interna. Essa primeira experiência foi extremamente importante pois nos conduziu para a delineação de atividades, público-alvo (https://drive.google.com/file/d/10cbHt0XV-1FV44Jt-A6e7ocquEPlyDnk/view?usp=sharing) e métricas (https://docs.google.com/document/d/1vmUpUyDPQ1ckOMVb5JhW9nhWRJZ5joFnXGyzHkrG3CI/edit?usp=sharing) cada vez mais alinhadas com o nosso objetivo principal, que é de ser ponte entre as comunidades wikimedista e universitária estimulando que ambos os públicos reflitam sobre as lacunas na produção do conhecimento e engajem-se para mudar esse quadro através de ações presenciais, virtuais ou híbridas.

Após essa primeira experiência, em 2023, nós estruturamos e realizamos três campanhas, o Mais Pretas em Teoria da História na Wiki, o Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki e o Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki, todas organizadas em função de seis atividades principais, a saber, um webinar, um minicurso virtual, um concurso de edição, oficinas de capacitação virtuais, uma editatona presencial e oficinas para grupos de pesquisadores ou ativistas. Embora em 2022 essas atividades, com exceção dos minicursos e das editatonas, já acontecessem, elas estavam menos amadurecidas no que diz respeito à reflexão sobre suas intencionalidades e processos, o que nós pudemos aprimorar ao longo de 2023, agora tratando-as como atividades que ocorrem de maneira simultânea e que, embora sejam independentes, possuem coordenação entre elas. Assim, citando apenas um exemplo, as oficinas de capacitação virtuais foram planejadas para acontecer apenas nos 15 primeiros dias de evento, para que as pessoas participantes que inscreveram-se tanto nesta atividade quanto no concurso de edição possam ter o tempo de capacitar-se para depois colocar seus conhecimentos em prática editando. Porém, a realização de seis atividades em um mesmo evento, principalmente no que se refere aos minicursos, que ocorrem ao longo de pelo menos cinco semanas e necessitam de um acompanhamento mais detido, acabou por estender a duração dos eventos temáticos, que passaram a ter, em média, um mês e meio.

Como em 2022 observamos que um mês é o prazo ideal para a realização de um evento temático como os que nos propusemos a promover, em 2024 nós decidimos ofertar os minicursos “Wikipédia para professores universitários” e “Wikipédia em chave de gêneros” à parte, mantendo as outras cinco atividades nos eventos temáticos. Isso, para além da necessidade que observamos de trazer uma pessoa representativa e alinhada com a temática para atuar na coordenação executiva de cada evento, fez com que optássemos por realizar, no próximo ano, dois eventos temáticos: o Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki e o Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki. Nesse sentido, as novas métricas foram propostas tendo em vista essa nova configuração, a saber, dois eventos temáticos e dois minicursos, o que implica em uma diminuição de alguns números visto que o objetivo das campanhas são complementares, mas não os mesmos no que se refere à edição de conteúdo. Nos eventos temáticos, o concurso de edição envolve a criação e aprimoramento de conteúdo na Wikipédia, no Wikidata e Wikimedia Commons. Por outro lado, nos minicursos, o foco está em incentivar que as pessoas participantes desenvolvam capacidades e que explorem os projetos wikimedia em contextos educacionais e em ações virtuais, presenciais ou híbridas centradas em reduzir as lacunas de gênero e sexualidade. Isso inclui familiarizar-se com as ferramentas, embora não necessariamente editar em um primeiro momento, sendo a proposta mais processual de modo a estimular a autonomia de pessoas para que elas próprias tornem-se organizadoras e lideranças em seus contextos específicos.

Você poderia fornecer um plano de cronograma estruturado para as atividades, identificando o período de preparação, operação e avaliação?

O cronograma do Projeto Mais Teoria para o ano de 2024 abrange o período de 1º de fevereiro de 2024 a 29 de janeiro de 2025. Ao longo do ano, serão promovidos quatro eventos distintos, sendo dois minicursos - "Wikipédia para professores universitários", em abril; e "Wikipédia em chave de gêneros", em agosto - bem como dois eventos temáticos - Mais Mulheres em Teoria da História na Wiki, em junho; e Mais Diversidade em Teoria da História na Wiki, em outubro. Cada um desses eventos terá a duração de um mês e contará com um cronograma específico, incluindo um período de preparação de um a dois meses e uma fase de avaliação com duração de um mês após seu término. Adicionalmente, nos meses de fevereiro e março será realizada a preparação e a organização de todos os eventos e atividades do ano, enquanto dezembro de 2024 e janeiro de 2025 serão reservados para o balanço anual do Projeto Mais Teoria. Por conta das questões colocadas pelo Comitê, fizemos uma série de mudanças em nosso cronograma de atuação e convidamos os especialistas a olharem novamente para ele no seguinte link: Cronograma Mais 2024

Apreciamos o compromisso da equipe em explorar formas de integração entre a Academia e a Wikimedia. Você planeja documentar a experiência para replicá-la em outros contextos ou transferi-la para outras comunidades da Wikimedia?

Em 2022, o Projeto Mais Teoria da História na Wiki desenhou um modelo de trabalho e passou a criar uma imagem consolidada diante da comunidade acadêmica, enquanto projeto, demonstrando possibilidades de debate, reflexões, e pesquisas; e oferecendo capacitações e suporte de aprendizagem às pessoas. O grupo também buscou exercer e instigar constantemente a colaboração entre a comunidade acadêmica e a comunidade wikimedista, criar espaços seguros de diálogo e participação, promover parcerias com grupos de estudo e laboratórios, assim como a própria produção de conteúdo direcionado e de qualidade nos Projetos Wikimedia. Neste primeiro ano, a equipe interna do Mais+ passou a desenvolver habilidades importantes, como a gestão interna e a autoavaliação, e se posicionou de forma comprometida frente à exaustiva carga de trabalho necessária à implementação das atividades que foram propostas.

A ideia de documentar os processos envolvidos na realização das atividades do Projeto Mais Teoria da História na Wiki é algo que já vem sendo realizado desde 2022. Nosso primeiro passo nesse sentido foi compartilhar os materiais utilizados em nossas oficinas formativas no Wikimedia Commons (https://w.wiki/8B8V), para que qualquer pessoa interessada na reprodução dessas atividades pudessem replicá-las com facilidade. Também compartilhamos nossos relatórios internos (https://w.wiki/87Qw) que apontam, inclusive, sugestões de práticas a serem mantidas, evitadas e implementadas, e tudo que julgamos relevante para entender o Projeto em uma categoria unificada e agrupada pelo ano de 2022 (https://w.wiki/8B8S). Por meio desses documentos, é possível compreender como cada coordenadoria do Projeto funciona, facilitando sua replicação.

Em 2023, as atividades foram delimitadas de forma mais consciente pela equipe do Mais+, levando em conta a experiência adquirida no ano anterior e a diminuição de tarefas, ocasionada pela diminuição do número de eventos projetados para o ano. Em paralelo às atividades e eventos organizados, levamos o trabalho que estava sendo feito para eventos acadêmicos oficiais, como por exemplo, o Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia, no qual foi realizada uma maratona de edição de dois dias e apresentado um trabalho sobre “O papel da fotografia na construção de narrativas: o Wikimedia Commons como ferramenta para representações legítimas de povos indígenas”, pela assistente Ana Vitória Farion. Além disso, o grupo também foi convidado a ministrar o minicurso “Wikipédia como divulgação científica”, por iniciativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), como já mencionamos anteriormente na escrita da proposta, e que rendeu parcerias importantes com os atuais estagiários, Pedro e Vitória, assim como abriu portas à implementação de outros projetos na UFOP.

Em 2023, criamos uma plataforma baseada em Moodle, um software largamente utilizado por instituições de ensino brasileiras, no qual disponibilizamos os minicursos “Wikipédia para professores universitários”, “Wikipédia em Chave de Gêneros” e também todo o material das oficinas de capacitação para acesso dos inscritos. A título de exemplo, o Moodle das oficinas, separadas por Projeto Wikimedia, possui slides explicativos, textos complementares, sugestões de atividades, links para tutoriais e as gravações em vídeo das oficinas. Por esse material estar configurado nos padrões do Moodle, é de fácil importação e replicação no contexto das instituições acadêmicas, especialmente as brasileiras.

Além da disponibilização de todo material utilizado, que acaba por ser também um compartilhamento de processo, haja vista que esses materiais contêm também a metodologia das atividades, temos experimentado o registro de alguns procedimentos internos do projeto na forma de protocolos. Em 2023, trabalhamos na criação de protocolos para a geração de listas de edição, que podem depois ser replicados por qualquer um interessado na realização de eventos como os nossos. Esse processo, criado para facilitar nossa própria organização interna, pode ser compartilhado e replicado.

Seguimos à disposição! Em nome do Projeto Mais Teoria da História na Wiki Flávia Varella (talk) 00:24, 17 November 2023 (UTC)Reply

Aprovação de solicitação ao Fundo Comunitário Wikimedia no valor total de 258,139.74 BRL[edit]

Olá @Flávia Varella: e equipe,

Congratulações! Seu financiamento no valor de 258,139.74 BRL foi aprovado para o período de 1 de janeiro de 2024 até 31 de dezembro de 2024.

O Comitê agradece pelas respostas fornecidas aos questionamentos feitos em busca de melhor entendimento da proposta.

Reconhecemos e apoiamos seu trabalho para continuar desenvolvendo o projeto e as valiosas contribuições que a equipe faz para a região e o movimento Wikimedia. Além disso, destacamos que, embora curta, a trajetória do grupo é intensa e sólida, valorizamos a maneira como integram novos conhecimentos na Wikipédia em português e a proximidade que têm com o contexto acadêmico brasileiro.

Queremos indicar alguns aspectos importantes que sugerimos levar em consideração:

  • Com a consolidação do grupo, a lógica de trabalho colaborativo da Wikimedia deve orientar a estruturação da equipe, a distribuição de responsabilidades e salários.
  • É importante que o trabalho com estagiários de outras universidades se consolide na perspectiva proposta: a construção da autonomia para que se constituam como circuitos de atuação autônoma.
  • É importante documentar o minicurso para professores universitários ou, ainda, explicitar em que medida difere do curso para professores universitários desenvolvido pelo afiliado local (Wikiconecta).
  • Seria importante refletir se a intenção de que o projeto permaneça ao longo do tempo, de maneira orgânica e como resultado dos esforços da equipe para disseminar o modelo de trabalho em universidades brasileiras, pode ser fortalecida com o apoio do afiliado local ou com o estabelecimento de outras alianças de longo prazo.

Ficaremos felizes em acompanhar o trabalho da equipe para contribuir com o movimento Wikimedia. Desejamos o melhor para a realização exitosa da sua proposta.

Em nome do Comitê. Lilian Viana (talk) 21:05, 4 December 2023 (UTC)Reply

Muito obrigada, @Lilian Viana: e comitê por mais esses apontamentos. Os levarei também para a equipe! Peço desculpas pela demora na resposta, mas final de semestre (e ano) deixaram tudo mais corrido. Abraços Flávia Varella (talk) 18:53, 15 December 2023 (UTC)Reply