Grants talk:Programs/Wikimedia Community Fund/Wiki Movimento Brasil, 2023-2025

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Feedback do Comitê de Financiamento da América Latina e do Caribe sobre sua proposta[edit]

Olá @JPeschanski (WMB): e Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil,

Obrigado por dedicarem seu tempo para formular uma proposta plurianual tão abrangente para o Fundo de Apoio Geral na região da América Latina e Caribe. Foi um prazer analisar sua solicitação.

  • Seu plano e sua proposta 2023-2025 demonstram clara ligação com a Estratégia do Movimento 2030. Vocês enfatizam a diversificação regional de ações, o financiamento para comunidades sub-representadas, o apoio a novas lideranças, parcerias com instituições e coletivos em diferentes regiões, assim como a atenção a conteúdos sub-representados.
  • Há coerência na relação entre a teoria da mudança e o plano WBM para 2023-2025, bem como uma definição clara do caminho a ser implementado desde os aspectos mais abstratos até sua operacionalização em programas e atividades.
  • Destacamos que um dos pontos fortes é sua metodologia para a construção do plano, que envolveu a consulta e a integração dos objetivos e ideias de cada sub-comunidade, parceiro estratégico, organização aliada, etc.
  • Acreditamos que sua proposta define claramente o papel mais amplo que o WMB quer desempenhar no movimento e tem enorme potencial para fazer avançar a missão do movimento Wikimedia no Brasil e em direção a outras comunidades globais.
  • Compartilhamos a visão estratégica do WMB de empreender esforços para diversificar suas fontes de financiamento.
  • Parece-nos que o orçamento é pertinente e justifica-se pelo bom desenvolvimento do que está planejado.

Agradecemos, de antemão, por suas respostas concretas às perguntas apresentadas a seguir assim como por quaisquer reflexões e comentários adicionais que possam ter sobre nossas observações:

Perguntas e observações do comitê LAC

Programa e estratégia:

  • No plano de atividades de 2023, em Educação, gostaríamos de compreender o que pauta e diferencia oficinas (10 ações) e atividades de treinamento (2). Além disso, sugerimos que documentem um processo desenvolvido em Educação que seja diretamente ligado à formação da comunidade (exemplo: um processo que envolva alguma forma de relação direta com os participantes ao invés de documentar o projeto de criação de um curso MOOC).
  • O WMB têm conseguido construir fortes parcerias com instituições estatais. Em relação às organizações civis e outros grupos, gostaríamos de ter mais clareza sobre suas estratégias para desenvolver parcerias. Sugerimos também a documentação destes processos para conhecer os resultados das alianças estabelecidas com estes grupos.
  • Estamos especialmente interessados em aprender com vocês e como o objetivo estratégico de (re)imaginar a infra-estrutura sócio-técnica do movimento Wikimedia irá se desenvolver.
  • As estratégias para a luta contra a desinformação se concentram em disponibilizar conteúdo de qualidade nos projetos da Wikimedia. Embora essencial, tal abordagem, por si só, pode ser insuficiente, pois a desinformação não se refere unicamente à falta de conteúdo, mas, sobretudo, diz respeito às relações das pessoas com informações e conhecimentos. Sabemos que a questão é complexa, requerendo tempo e ações diversas, mas queremos deixar esta observação para incentivar o grupo a considerar, em momento oportuno, outras alternativas mais direcionadas para o tratamento da desinformação.
  • O objetivo de atuar em diferentes regiões do país é bastante interessante, assim como o plano de documentar e refletir sobre ações desenvolvidas nos 2 anos anteriores sob este modelo (Bahia, Espírito Santo). Recomendamos que compartilhem os resultados desta avaliação.

Orçamento:

  • Gostaríamos de ter uma melhor compreensão sobre qual é o piso de referência para os salários, bem como a lógica que foi seguida para definir os aumentos percentuais nos anos subseqüentes.

Perguntas e observações da equipe da WMF

Programa e estratégia:

  • Na pergunta n. 3 "abordagens ou estratégias para alcançar essas mudanças", WMB explica que sua abordagem internacional inclui: "Na América Latina e no Caribe, especificamente, pretendemos promover relações bilaterais com afiliados e grupos emergentes". Seria interessante saber mais sobre esta abordagem, já que a linha do tempo de 2023 aparentemente não mostra parcerias LAC (exceto para a ferramenta WikiLovesMonuments/Brazil que está sendo testada pelo Peru e Suriname).
  • Em sua linha de programa "Governança Global e Iniciativas de Apoio Comunitário", há métricas estabelecidas em torno de atividades estratégicas globais, bem como atividades com a LAC. Também, sob "planos para trabalhar com as comunidades Wikimedia" mencionam planos para trabalhar "bilateralmente com afiliadas na América Latina e na África". Como isso se traduz na linha do tempo de 2023 (ou posterior)?
  • No n. 8, "lacunas de conhecimento de conteúdo (desigualdade de conhecimento)" e "abordagem de trabalho para envolver participantes de qualquer comunidade sub-representada", o WMB menciona que a lacuna de gênero é uma prioridade. No calendário de 2023 há uma campanha Art+Feminism edit-a-thon e uma campanha Visible Women. Estas são as principais atividades para abordar esta lacuna de conteúdo/participação? Seria interessante também saber se aplicam uma perspectiva de gênero inclusiva e/ou ações afirmativas, como processos de seleção prioritária ou subsídios para aumentar a participação deste grupo em suas atividades gerais.
  • O programa de microfinanciamento do WMB é um grande programa de apoio para fortalecer os wikimedistas a partir do nível local. Seria interessante conhecer quanto foi distribuído em 2022 e se conseguiram compreender por que houve poucas propostas e o que planejam fazer para ajustar a estratégia de microfinanciamentos. Dado o fluxo do programa "Governança Global e Apoio Comunitário", o WMB aproveita esta oportunidade de patrocinar financeiramente os grupos para envolvê-los em conversas globais do movimento Wikimedia, processos decisórios e oportunidades de colaboração e financiamento?
  • O WMB tem uma parceria GLAM com a "Rede de Historiadores Negros". Dada a conhecida falta de representação das comunidades negras e o racismo no país, planejam aumentar seu trabalho para abordar esta questão num futuro próximo?
  • Sobre o esforço de descentralização, seria interessante ver como estão tentando construir uma equipe de base mais diversificada que tenha conhecimento de estratégias de criação de vínculos e parcerias que seriam eficazes com organizações e grupos sub-representados. Além disso, seria pertinente saber como estão engajando membros da comunidade em outros estados do Brasil para aproveitar as redes de organizações de base local que trabalham com eles.

Aprendizagem e avaliação:

  • Em relação à abordagem de Aprendizagem e avaliação, sugerimos que seja estabelecida uma revisão por pares com a equipe de Recursos Comunitários para tratar com detalhamento a estratégia de alto nível, com a teoria da mudança e como elas serão traduzidas em métricas. Essa colaboração será importante na definição de métricas de resultados que auxiliem a responder às perguntas de aprendizagem.

A partir de agora até o dia 16 de dezembro, temos um período de diálogo em torno dos comentários e perguntas que compartilhamos com vocês. Este período configura um espaço à interação entre o WMB e o comitê com fins de esclarecer quaisquer comentários e responder nossas perguntas específicas. É também o período no qual poderão fazer ajustes em sua proposta.

Por favor, não hesitem em entrar em contato conosco se for necessário. Encorajamos vocês a confiarem na oficial de programa regional para rever o feedback que fornecemos aqui, ajudar com suas respostas e ações relacionadas aos comentários fornecidos, e para lhe proporcionar acesso ao Fluxx para fazer modificações, caso necessário.

Se decidirem fazer mudanças em sua proposta, sugerimos que acrescentem um breve resumo das mesmas nessa página de discussão.

Obrigada por todo o trabalho que fazem. Com animação, aguardamos o seu contato.

Em nome do Comitê de Financiamento da América Latina e Caribe e do pessoal da WMF, Mercedes Caso (platícame) 03:11, 13 December 2022 (UTC)[reply]

Estimada Mercedes Caso e equipe avaliadora da Fundação Wikimedia, Estimadas/os membros do Comitê de Financiamento da América Latina e Caribe,
Em nome do Wiki Movimento Brasil, agradeço o comprometimento e o acolhimento no processo de avaliação de nossa proposta plurianual para o Fundo de Apoio Geral na região da América Latina e Caribe, 2023-2025. No geral, considero que esse processo foi para nós experimentado como um de aprendizado entre pares e consolidação organizacional.
Reconhecemos e agradecemos o apoio que nos foi dado no decorrer deste ano pela equipe de Recursos Comunitários da Fundação Wikimedia.
A equipe do WMB reuniu-se para debater e redigir as respostas às 13 perguntas e comentários que nos foram feitos. Seguem, em ordem, abaixo.
Comitê LAC
1. Nos últimos anos, a tendência de engajamento em educação na Wikimedia no Brasil indica que temos conseguido alcançar um aumento significativo no número de programas de educação. Contudo, (a) estes se concentram nas universidades mais ricas do país; e (b) são, cada vez mais, organizados por docentes distintos com grupos de estudantes relativamente pequenos. Esses dados compõem uma investigação comparativa que realizamos sobre práticas educacionais abertas na Wikimedia com os casos brasileiro, estadunidense, israelense e sérvio, a ser publicada no primeiro semestre de 2023, com o título "The Wikipedia Education Program as OEP: Global Stories".
Ante essa compreensão do contexto brasileiro, as oficinas são um elemento em nossa estratégia de formação e ativação de uma rede de pessoas interessadas em wiki-educação, na medida em que buscamos conectar essas pessoas, até então relativamente isoladas. As oficinas são direcionadas ao compartilhamento de experiências de conhecimento, visam a construção de um senso de pertencimento e a retenção das pessoas educadoras, e são realizadas em ambiente inclusivo e acolhedor. Realizamos vinte dessas oficinas desde 2020, que podem ser vistas na página a elas dedicada na Wikiversidade. As atividades de treinamento são pensadas como programas de capacitação voltados a pessoas educadoras, especialmente projetadas para facilitar a introdução docente aos programas de wiki-educação, priorizando pessoas educadoras em estados menos ricos. Ou seja, os treinamentos têm principalmente a função de facilitar a entrada de novas pessoas no movimento. Dessa forma, trata-se de uma iniciativa complementar à das oficinas, e os treinamentos estão diretamente ligados à busca pela equidade de conhecimento.
Certamente, acolhemos a sugestão de documentar ou um processo de formação ou um processo de educação, notando que está prevista uma série de publicações relacionada ao projeto "Programa de educação da Wikipédia como metodologia ativa de ensino e ferramenta de colaboração coletiva em saúde auditiva", que o Wiki Movimento Brasil co-coordena em cinco universidades de três diferentes regiões do Brasil, além de uma universidade canadense. Tal programa está ligado ao Centers for Disease Control and Prevention, pela University of Virginia (Estados Unidos) e pela Organização Mundial da Saúde, na Suíça. Publicamos recentemente uma postagem no diff sobre esse caso, que se orienta para um tópico de impacto – a saúde auditiva – e, além do elemento educacional, se organiza como uma campanha global.
2. Contamos atualmente com 45 parcerias com instituições culturais, ratificadas com termos oficiais. Como indicado em nossa submissão, há alguns anos temos priorizado parcerias com instituições de médio e pequeno porte, especialmente no contexto dos programas de regionalização (projetos Wiki Loves Estado). Estrategicamente, desenvolvemos capacitações e materiais para atender a essas instituições, por exemplo a formação em digitalização de baixo custo, que lançamos em 2022, e o tutorial para tornar mais autônoma a atuação das instituições na Wikimedia, criado em 2021.
Temos focado na documentação de nossos processos, inclusive porque entendemos que nossos aprendizados podem ser úteis para o desenvolvimento de estratégias por outros afiliados. O progresso das parcerias é divulgado no boletim mensal de GLAM. De todo modo, acatamos a solicitação de documentarmos especificamente os resultados das parcerias estabelecidas com organizações civis e grupos menores.
3. Como indicado em nosso planejamento estratégico 2023-2025, os direcionamentos para ações do eixo "(Re)imaginar a infraestrutura sociotécnica do Movimento Wikimedia" incluem:
  • pesquisar e identificar necessidades do Movimento Wikimedia que possam ser solucionadas pelo desenvolvimento ou pela melhoria de ferramentas;
  • agregar recursos sociotécnicos para explorar soluções que facilitem a entrada e a permanência de novos contribuidores e parceiros;
  • colaborar no Movimento Wikimedia e com partes interessadas externas para o desenvolvimento de tecnologias abertas que compartilhem da direção estratégica de conhecimento como serviço;
  • fortalecer uma cultura de documentação e compartilhamento de processos e aprendizados, com a criação de espaços formativos; e
  • atuar sobre a perspectiva do Sul Global para discussões globais do Movimento Wikimedia sobre acesso, experiência do usuário e inovação nas plataformas.
A implementação dos direcionamentos para ações depende, entre outros pontos, do engajamento comunitário e da ativação de diversos agentes do Movimento Wikimedia, como afiliados, organizações da sociedade civil e parceiros institucionais, visando atuar na infraestrutura sustentável do conhecimento livre.
Destacam-se duas atividades desse eixo estratégico em 2023. A primeira será uma lista de desejos tecnológicos da comunidade lusófona. A lista de desejos contará com o estabelecimento de um comitê comunitário diverso e buscará, entre outros objetivos estratégicos, reconhecer as necessidades e dar suporte para que comunidades marginalizadas e usuários novatos atuem com autonomia e independência nos projetos da Wikimedia.
A segunda atividade destacada será a elaboração de um documento de diagnóstico da infraestrutura sociotécnica sob a perspectiva do Sul global, a ser elaborado em conjunto com outros agentes wikimedistas do Sul global. Espera-se que esse documento ofereça uma base propositiva para a orientação estratégica mais ampla de produtos e tecnologias na Wikimedia.
4. Concordamos com o diagnóstico de que a abordagem de atuar sobre a desinformação apenas na melhoria de conteúdos na Wikimedia é insuficiente. Entendemos que a melhoria de conteúdos direcionados ao combate contra a desinformação é, entretanto, uma métrica importante, já que manifesta processos mais amplos.
No geral, ainda é necessário um diagnóstico mais profundo e preciso sobre os mecanismos da desinformação na internet e, em específico, no caso brasileiro da Wikimedia. Nossa compreensão atual é que, estruturalmente, a Wikimedia funciona no combate à desinformação, ao nos organizarmos para prover informação com qualidade e confiabilidade, repercutindo em outros espaços da internet. Entretanto, notamos grupos poderosos infiltrados em nossas plataformas, vandalizando conteúdos e buscando impor suas pautas que violam a nossa missão e ameaçam a nossa comunidade. Notamos, portanto, que a desinformação no Brasil não é resultado exclusivo da falta de informação, mas se traduz por uma engenharia política intencional. Por isso, também, fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre no Brasil tem destaque em nossa Estratégia 2023-2025.
Ainda no tema da desinformação, buscamos realizar uma série de ações sobre esse tópico no período anterior, com impacto no período seguinte, incluindo:
  • a organização da conferência da Wikimedia no Brasil, a WikiCon Brasil, sobre o tema da desinformação, buscando dar-lhe visibilidade e estimular a discussão comunitária sobre o papel do conhecimento livre ante a engenharia da desinformação. As discussões que tivemos incluíram as estruturas e vieses sistêmicos para a desinformação, o negacionismo científico, o negacionismo histórico e a manipulação política nos ambientes digitais. Essas falas foram importantes para lançar uma agenda comum da Wikimedia no Brasil e parceiros sobre a desinformação para 2023-2025;
  • a participação efetiva na Coalizão Direitos na Rede e no Comitê Gestor da Internet, em que atuamos diretamente na formulação de políticas públicas sobre fake news, por exemplo na composição do relatório sobre a regulação da internet, produzido pelo InternetLab. A estratégia da CDR é uma atuação de frente ampla, em que construímos colaborativamente as pautas e ações de incidência. Com a CDR, pretendemos atuar nos direcionamentos para ações: "​Desenvolver campanhas focadas no uso dos projetos Wikimedia como instrumento contra a desinformação" e "Estabelecer uma atuação de incidência política para a proteção e difusão do conhecimento livre no Brasil"; e
  • a coordenação com a equipe legal da WMF, em específico o grupo sobre desinformação, para lidar com casos de ameaça jurídica relacionados às plataformas Wikimedia. Não são casos aos quais damos – por questões de segurança – muita publicidade, a não ser quando há uma compreensão que devem ser expostos. Por envolver questões de segurança, realizamos uma atuação direta sobre o caso do projeto de lei 9630, atuando para uma exclusão da Wikimedia e acompanhando os trâmites, e a convite da própria WMF vamos possivelmente apresentar sobre nossa experiência de advocacy no tema de desinformação na RightsCon.
5. Seguiremos ao longo do próximo triênio com os esforços de regionalização por meio de projetos como os “Wiki Loves Estado”, que lidam com contextos geográficos, sociais e políticos muito distintos, em alinhamento com os eixos estratégicos “Articular as agências wikimedistas brasileiras”, “Fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre no Brasil” e “Promover a equidade do conhecimento”.
Observamos em nossas últimas experiências que, justamente por se tratarem de estados brasileiros bastante distintos, os resultados dos projetos são diferentes entre si. Os resultados do projeto Wiki Loves Bahia estão disponíveis no relatório final, em subpágina do projeto, e um resumo dos resultados do Espírito Santo foi publicado no último boletim quinzenal do projeto. Estamos ainda trabalhando na documentação dos aprendizados da comparação entre o que realizamos na Bahia e no Espírito Santo, que devem ser divulgados no primeiro trimestre de 2023, e incorporados ao Wiki Loves Pará. Atendendo ao solicitado, uma versão preliminar está disponível neste link (acesso restrito, liberado quando solicitado, na medida em que o documento não está ainda finalizado).
6. O piso de referência é o resultado de uma pesquisa realizada com organizações sociais equivalentes à estrutura do WMB, inserida em nossa proposta, mais precisamente no documento "Relatório de análise de capacidades", seção 3. Dadas as limitações orçamentárias dos anos anteriores, as faixas salariais do WMB ainda se encontravam abaixo daquelas adotadas nas referidas organizações sociais. Acerca da lógica aplicada aos aumentos anuais, ela corresponde à estimativa da correção inflacionária obrigatória, algo que é regulado pelo dissídio coletivo sindical ao qual o WMB está vinculado. Trata-se de uma correção que deve ser aplicada aos salários entre fevereiro e março de cada ano. Tal valor de correção obrigatória é oscilante; no ano de 2022, a correção mínima a ser aplicada por força de lei foi 10,8%.
Equipe da WMF
7. Em 2023, pretendemos desenvolver um Plano de Atuação Internacional, para o qual estruturamos os protocolos para as relações bilaterais na região, além de documentar as abordagens a serem utilizadas. A realização desse documento, alinhado a nosso planejamento estratégico, irá contar com conversas e consultas com as partes interessadas, para garantir que a abordagem definida seja representativa das expectativas para as nossas relações com diferentes afiliados na América Latina e Caribe. Além disso, estamos cientes e acompanhando as discussões sobre mudanças na estrutura de governança do Movimento Wikimedia e entendemos a importância de manter diálogos abertos com outros afiliados em contextos similares para garantir o fortalecimento de colaborações, a descentralização de tomadas de decisão e a distribuição equitativa de poderes no Movimento Wikimedia. Esperamos, portanto, integrar espaços propositivos de discussões em assuntos que nos afetam diretamente e nos quais poderemos colaborar ativamente.
Na América Latina e no Caribe, atuamos – além da campanha do Wiki Loves Monuments mencionada –, em projetos e parcerias, que incluem em 2023:
  • a co-organização da GLAM-Wiki Con (em fase de submissão), com afiliados da Argentina, Chile e Uruguai;
  • a co-participação em uma rede sobre decolonialidade e léxicos estruturados, ativada pelo Comitê Internacional de Documentação (CIDOC) do Conselho Internacional de Museus (ICOM), com a participação da Wikimedia Argentina e Wikimedia México;
  • a participação nas reuniões de coordenação e campanha na América Latina e no Caribe, com a equipe regional da Fundação Wikimedia; e
  • a articulação de um comitê de estratégia sobre wiki-educação, possivelmente com a Wikimedia Argentina.
8. O trabalho em "Governança Global e Iniciativas de Apoio Comunitário" recai em nosso Plano de Atuação Internacional, indicado acima especialmente para a atuação na América Latina. De todo modo, destacamos uma iniciativa diretamente relacionada a essa linha de atuação: a articulação do Capacity Exchange. Com a assessoria de diversos afiliados da Wikimedia, o Wiki Movimento Brasil lidera a proposta de implementação estratégica da plataforma Capacity Exchange. A proposta está ainda em elaboração e contará com um planejamento próprio para 2023-2025, a ser coordenado com as várias partes interessadas. Há um foco prioritário de nosso lado em comunidades luso-africanas, embora o produto final do projeto seja uma plataforma para facilitar o compartilhamento de capacitações no Movimento Wikimedia.
Além disso, o WMB tem uma atuação permanente em espaços de articulação bilateral que incluem, por exemplo, atividades de difusão sobre a Carta do Movimento e a implementação da Estratégia do Movimento 2030, com foco prioritário em comunidades emergentes de nosso ecossistema. Somos procurados para dar suporte a diversas comunidades e iniciativas emergentes, e temos relações, ainda em estágio inicial, com grupos do leste africano. Em diálogo com membros locais, pretendemos iniciar a partir de 2023 um trabalho de apoio à consolidação comunitária em um país luso-africano. Também estamos em contato desde o Wikimedia Summit, em Berlim, com comunidades da África atlântica para articular interesses em comum, como Wikidata e desenvolvimento de capacidades, que entrará em fase de prospecção no primeiro semestre de 2023.
9. Consideramos que a linha do tempo não se propõe a capturar processos e indica, principalmente, eventos planejados e datas de entrega, como planos estratégicos. Pretendemos em 2023, aliás, explorar a questão de espaços seguros para contribuição no Movimento Wikimedia que, certamente, estará embedada na realização de todas as nossas atividades planejadas, mesmo os que não tratem diretamente da temática da diversidade. O trabalho sobre hiatos de conhecimento e a ativação de comunidades sub-representadas são linhas transversais de nossa atuação no próximo período.
Ademais, a nossa recém-lançada Estratégia WMB 2023-2025 destaca a nossa orientação de incentivar e apoiar o desenvolvimento de novas agências wikimeditas que atuem de forma autônoma no Movimento. Nesse sentido, além de nossos esforços diretos, pretendemos seguir apoiando esforços independentes na Wikimedia, como temos feito com a pesquisa de equidade do conhecimento pelo InternetLab, a articulação do WikiMulheres+ e os programas de Teoria da História.
Tanto as nossas atividades quanto a organização interna dos membros e equipe profissional do WMB são orientadas pelo Plano de Diversidade. Por isso, aplicamos uma perspectiva de gênero e de diversidade em nossos processos seletivos de equipe profissional e prestadores de serviço, em avaliação constante sobre as práticas e políticas mais adequadas para garantir a diversidade interseccional em nossos espaços.
10. A proposta de um programa específico de microfinanciamentos do Wiki Movimento Brasil foi inédita na história da organização e, nesse contexto, teve um caráter experimental em 2022. A fim de mitigar os riscos de uma iniciativa como esta, o WMB buscou desde o princípio incorporar tanto seus próprios aprendizados em experiências análogas quanto os aprendizados de outras organizações afiliadas, em especial do programa francês de microfinanciamentos. No caso de nossas próprias experiências, podemos citar os microfinanciamentos realizados para comunidades sub-representadas no contexto do WikidataCon no ano de 2021, por meio dos quais o WMB prestou suporte a afiliados na América Latina e Caribe.
Muito embora a avaliação do programa ainda não esteja finalizada, há consenso de que a experiência foi no saldo positiva, agregadora e será incorporada às atividades da organização em 2023. Fizemos uma ampla divulgação do programa, com páginas de documentação, vídeos e horários de atendimento para que as pessoas pudessem tirar dúvidas acerca do processo. Houve até mesmo uma apresentação sobre o tema durante a WikiCon Brasil 2022. Apesar de todos esses esforços, uma pequena parte da comunidade ainda pareceu inibida em realizar pedidos, apesar de nosso processo de financiamento ser consideravelmente simples e totalmente em língua portuguesa. A compreensão desse fato ainda está sob análise, mas os números não sejam desanimadores. De modo objetivo, dos 20 mil reais destinados ao programa, apenas 17% dos recursos não tiveram destino devido à falta de pedidos que se enquadrassem dentro de todos os critérios para a aprovação. Assim, o WMB está estudando novas estratégias para aprimorar a divulgação e a desburocratização do programa, a fim de que mais pessoas possam usufruir desse mecanismo de suporte às iniciativas da comunidade de wikimedistas. Além disso, a análise pormenorizada dos feedbacks que estão sendo coletados junto aos relatórios dos projetos financiados serão fundamentais para que, em 2023, possamos atuar diretamente nos pontos a melhorar que estão sendo indicados pelo público-alvo do programa.
Dentre os aspectos positivos que identificamos em nossa iniciativa, constam:
  • desenvolvemos uma estrutura funcional, engajadora e transparente para a submissão, a avaliação, o repasse e o controle dos pedidos;
  • conseguimos acoplar o programa de microfinanciamento a experiências de capacitação comunitária sobre a redação e a condução de projetos; e
  • atingimos alguns projetos de impacto, apoiando redes que têm o potencial de se apropriar continuamente da Wikimedia em sua atuação, como o projeto Coronarquivo e os projetos da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros: Ocupação HN na Wiki e Ação Museu Portátil no Acervo da Fundação Mestre Bimba.
11. Em novembro de 2022, publicamos nosso Manifesto Estratégico, que indica entre nossos eixos estratégicos “Fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre no Brasil” e “Promover a equidade do conhecimento”. Essas linhas de atuação eram parte integral do Wiki Movimento Brasil, mas agora se tornam intencionalmente estruturantes em nossa atuação.
Nesse sentido, a parceria com a "Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros" tem sido uma oportunidade ímpar de aprendizado sobre o potencial de colaboração de grupos já organizados off-wiki para a ampliação de conteúdo em diferentes plataformas Wikimedia, de modo a preencher lacunas severas de conhecimento on-wiki e na Internet como um todo. Cabe salientar a importância do engajamento e incidência da liderança da Rede para essa atuação ampla e articulada, inclusive convidando outras instituições a fazer parte da Wikimedia. Nossa atuação de suporte à RHN continuará nos próximos anos e visa apoiar a formação de seus membros para torná-los cada vez mais contribuidores e disseminadores autônomos do universo Wiki.
Um projeto marcante para 2023 é a realização de uma pesquisa de protocolos decoloniais para a contribuição de dados estruturados e acervos na Wikimedia, especialmente voltada aos povos originários brasileiros. A pesquisa foi inspirada, em parte, por discussões no contexto do trabalho sobre equidade do conhecimento, realizada pelo InternetLab. Praticamente, buscaremos estabelecer processos profundamente participativos e incorporar a densidade comunitária acolhida no contexto do Wiki Loves Pará em 2023 para tornar os protocolos que buscaremos desenvolver efetivos e significativos para comunidades ainda sub-representadas na Wikimedia.
12. Um primeiro aspecto do esforço de descentralização são as práticas de seleção de pessoas para a equipe profissional do Wiki Movimento Brasil. Como estamos essencialmente em trabalho remoto, incentivamos inclusive a contratação de pessoas em diferentes regiões brasileiras, principalmente aquelas fora dos estados mais ricos do Sul e Sudeste, em processos seletivos abertos. Uma das qualidades que explicitamos buscar em nossos candidatos é experiência com ambiente de trabalho voluntário, especialmente lidando com pessoas de diferentes contextos, além de incentivarmos autodeclarações de diversidade associadas aos currículos para seleção, numa perspectiva interseccional.
A contratação de pessoas de diferentes repertórios e experiências, em diferentes regiões brasileiras, é algo positivo para a criação de vínculos com comunidades locais. O sucesso de projetos como o Wiki Loves Bahia (WLB) e o Wiki Loves Espírito Santo (WLES) provém dessa relação; trabalhamos para que o mesmo ocorra com o Wiki Loves Pará. Um dos primeiros desafios no estabelecimento desses projetos, tais como os já citados WLB e WLES, é o de contratar uma pessoa que atue localmente no estado escolhido e que tenha as relações necessárias para engajar parceiros institucionais e potenciais redes de editores wikimedistas, além de trazer o contexto local para o centro da organização do projeto. Nota-se que temos uma prática de garantir a sustentabilidade desses projetos, inclusive de engajamento da pessoa contratada.
Por fim, cabe ressaltar o trabalho de diversificar e descentralizar as parcerias institucionais. Desde o ano de 2019 o Wiki Movimento Brasil adota como política priorizar parcerias GLAM-Wiki fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo, a fim de apoiar a difusão digital de acervos de diferentes portes e temas em regiões brasileiras sub representadas.
13. Ótima sugestão, que acolhemos. A equipe de Recursos Comunitários contribuiu diretamente para a formulação de nossa Teoria da Mudança e de nosso Planejamento Estratégico, assim que temos um histórico de colaboração que consideramos realmente positivo para nossa capacidade organizacional e esperamos de fato manter nossas trocas de aprendizado.
Novamente, agradecemos o comprometimento com nosso projeto. Abraço cordial, JPeschanski (WMB) (talk) 16:33, 16 December 2022 (UTC)[reply]
Olá @JPeschanski (WMB)e Wiki Movimento Brasil,
Estou lhe escrevendo para confirmar que recebemos suas respostas e que elas serão consideradas pelo Comitê. O mais rápido possível, voltaremos a falar com você. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. Mercedes Caso (platícame) 17:12, 21 December 2022 (UTC)[reply]

Aprovação da solicitação ao Fundo Comunitário Wikimedia para o montante total solicitado de US$1.511.109 para o período de três anos[edit]

Olá @JPeschanski (WMB): e Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil,

Parabéns! Seu financiamento foi aprovado para um montante total de US$1.511.109, com um prazo que começa em 1 de janeiro de 2023 e termina em 31 de dezembro de 2025, distribuído em US$362.737 para o ano de 2023, US$527.511 para 2024 e US$620.861 para 2025.

O Comitê agradece suas respostas às perguntas feitas na primeira revisão. Suas respostas abordaram de forma abrangente e aprofundada os questionamentos do Comitê e também forneceram documentação específica que complementou a proposta apresentada. Destacamos este último aspecto como essencial para a documentação dos processos e a subseqüente socialização com o movimento Wikimedia, algo frequentemente sugerido e encorajado por este Comitê, a fim de explicitar os conhecimentos e metodologias particulares de nossa região.

Reconhecemos o Wiki Movimento Brasil por seu trabalho dedicado que reflete um processo interno de desenvolvimento e maturidade do grupo, com uma visão clara para o futuro e um plano concreto para avançar com a missão do movimento Wikimedia no Brasil. Desejamos acompanhar o WMB nos próximos três anos, oferecer nosso apoio e aprender com a implementação das estratégias que apresentaram.

No montante total aprovado pelo Comitê, recomenda-se financiar gradualmente o aumento dos salários. Assim, o montante aprovado para 2023 foi de US$ 362.737, garantindo um aumento de 12% para 2023, 2024 e 2025, respectivamente. Este aumento está alinhado ao nosso interesse em apoiar a melhoria dos salários da equipe, além da inflação no Brasil, sem descuidar dos benefícios já oferecidos.

Esta decisão é pautada em nossa responsabilidade de assegurar a distribuição equitativa dos recursos. Acreditamos que altos aumentos salariais em curtos períodos, geralmente, não são sustentáveis para uma distribuição equitativa entre todas as comunidades. Acreditamos que os financiamentos que apoiam as necessidades dos parceiros e incentivam o crescimento progressivo contribuem para reduzir as lacunas de financiamento e asseguram um crescimento mais equilibrado das diferentes comunidades na região da ALC e do movimento Wikimedia como um todo.

Entendemos que este financiamento é concedido respeitando plenamente a autonomia do WMB para determinar a distribuição do orçamento aprovado, permitindo-lhes fazer ajustes em seu orçamento conforme julgarem melhor face ao seu contexto e programas.

Este financiamento plurianual é concedido com o entendimento de que em 2024 e 2025 será feita uma revisão do orçamento agora aprovado para assegurar que as necessidades do WMB sejam cobertas diante de situações de mudança, tais como inflação anual ou ajustes no mercado de câmbio que possam afetar a implementação de seu plano.

Por favor, não hesitem em nos contatar em caso de comentários ou perguntas que possamos responder. Encorajamos vocês a confiarem na oficial de programa regional para acompanhar os próximos passos desta aprovação.

Mais uma vez, estamos animados em acompanhar seu trabalho para contribuir com o movimento Wikimedia. Desejamos a vocês tudo de melhor para a realização bem sucedida dessa proposta.


Em nome do comitê, Lilian Viana (talk) 22:05, 22 December 2022 (UTC)[reply]