Iberocoop/Carta de Buenos Aires (pt)

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Carta de Buenos Aires[edit]

Nós, representantes das organizações reunidas no Quinto Encontro Wikimedia Iberoamericano, Iberoconf, em Buenos Aires de 10 a 12 de junho de 2017, desejamos comunicar à Fundação Wikimedia o seguinte:

  1. Estamos convencidos da riqueza, da diversidade, a identidade e interculturalidade das pessoas que integramos o movimento Wikimedia. Como expressou o artista occitano Benjamin Vautier "Não há povo sem cultura, nem cultura sem língua".
  2. Valorizamos o fato de que medidas efectivas tenham sido tomadas para uma maior diversidade linguistica no movimento Wikimedia. Pedimos que a tradução seja uma prioridade de ambos os sites de colaboração e governança internacional, e sejam tomadas medidas eficazes para o que se segue: tradução simultânea em reuniões internacionais, por exemplo.
  3. A comunicação entre as organizações e a Fundação Wikimedia, em particular as solicitações de fundos e os relatórios públicos, devem ser elegíveis para envio na língua nativa de candidatos - o que não deve, de forma alguma, influenciar a aceitação ou rejeição dos mesmos.
  4. Desejamos que exista a consciência, por partes daqueles que avaliam e aprovam orçamentos no âmbito da Fundação Wikimedia e do movimento, que o contexto de cada organização que submete uma proposta tem uma realidade particular. Portanto, os modelos de sucesso podem ser diferentes. Propomos que a Fundação Wikimedia e o movimento sigam diversificando modelos de mpetricas, considerando o equilíbrio entre o qualitativo e o quantitativo.
  5. Foi um acerto a elaboração e execução da Estratégia Wikimedia 2030 que considera a participação efetiva das pessoas em sua própia língua. Consideramos que tal lógica inclusiva deve ser sustentada e permear todos os aspectos do movimento Wikimedia, incluindo seus mecanismos de decisão, suas comunicações importantes e seus eventos presenciais.
  6. A comunicação da Fundação Wikimedia deve ser equitativa, diversa, não estereotipada e considerar linhas editoriais que respeitem os contextos particulares de ação dos afiliados Wikimedia. Solicitamos que os recursos de comunicação do movimento incrementem a atenção editorial sobre as organizações e suas atividades, não somente sobre casos pessoais que possam descaracterizar o espirito coletivo das organizações afiliadas.

Firman:

Wikimedia Argentina
Wikimedia Chile
Wikimedia México
Wikimedia Venezuela
Wikimujeres
Wiki Educação Brasil
Wikimedistas de Colombia
Wikimedia Uruguay
Wikimedistas de Ecuador
Basque user group
Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil
Wikimedia España
Wikimedistas de Colombia
Wikimedia Uruguay
Wikimedistas de Ecuador