Mantendo os eventos seguros/Materiais visuais

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Keeping events safe/Visual materials and the translation is 100% complete.

Políticas Espaciais Amigáveis

A conferência que você está participando tem uma Política de Espaço Amigável. As Políticas Espaciais Amigáveis especificam um conjunto de diretrizes que os participantes devem seguir para promover experiências sem assédio nos eventos. Isso significa que, ao participar de discussões, espera-se que todos os participantes considerem o contexto e a experiência, as diferenças culturais, a experiência, o apoio e o impacto.


Geralmente, a política proíbe comentários verbais ofensivos relacionados a:

  • Etnia
  • Origem ou descendência nacional
  • Cidadania
  • Gênero
  • Identidade ou expressão de gênero

  • Orientação sexual
  • Idade
  • Tamanho do corpo ou tipo
  • Incapacidade
  • Crenças religiosas ou políticas


A política também proíbe comportamentos como:

Comentários ofensivos/depreciativos

  • Contato físico indesejado ou inapropriado
  • Violência ou ameaças

Intimidação intencional, intimidação ou ataques pessoais

  • Perseguindo

  • Gravando sem permissão explícita
  • Passeio ou doxxing
  • Publicação de comunicação privada
  • Interrupção geral sustentada


Se você testemunhar algo que acredita ser contrário à Política do Espaço Amigável, há alguns cursos de ação que você pode tomar.

Isso depende da gravidade do incidente.

Seu primeiro ponto de contato deve ser os coordenadores do evento - é seu trabalho ajudar a lidar com as violações da Política de Espaço Amigável quando elas surgirem. Eles podem ajudar você a descobrir os próximos passos para abordar o problema.


Você pode ajudar a difundir alguns problemas.

Por exemplo, se você notar alguém interrompendo continuamente outra pessoa, peça educadamente que permita que a outra pessoa termine seu pensamento. Se você vir alguém se sentindo desconfortável durante uma discussão, tente mudar o assunto com muito tato.

Essas etapas podem parecer pequenas, mas podem ser significativas. Se você se sentir confortável em defender os outros em situações como essa, isso pode difundir um possível conflito antes que ele comece.

Habilidades de aliado

Ser um aliado é crucial para fazer as pessoas se sentirem bem-vindas e aceitas nos eventos da Wikimedia As habilidades do Allyship giram em torno de ouvir e valorizar seus colegas quando elas precisam de um ouvido amigável, e fornecer uma proteção adicional contra comportamentos inaceitáveis em eventos. Você não precisa ser extrovertido para ser um aliado - apenas ouvir as questões e preocupações de outra pessoa pode ser um ótimo primeiro passo.


Concentre-se em ouvir, em vez de falar. Se alguém se aproxima de você com um problema, leve-o a sério e realmente ouça-os. Dê espaço para a outra pessoa compartilhar sua história, não julgue e ouça ativamente.


Assuma a boa fé. Cada pessoa tem suas próprias experiências e estas podem ser muito diferentes das dos outros. Mas lembre-se - só porque você nunca viu algo acontecer, isso não significa que nunca tenha acontecido. Suponha que todas as experiências sejam válidas e as encaminhe para os organizadores de eventos, quando apropriado.


Continue aberto. Mesmo que você tenha reagido de maneira diferente a uma situação que você presencie, ou uma que os outros estejam descrevendo para você, mantenha uma mente aberta e reserve julgamentos. Se não estiver claro, peça esclarecimentos em vez de fazer suposições.


Reconheça seu privilégio. Seja um defensor; use sua posição de poder como um canal para que as vozes marginalizadas sejam ouvidas e esteja pronto para invocar comportamentos inaceitáveis. Esteja ciente de seus próprios preconceitos.


Share the knowledge. You do not have to fight the good fight alone. Connect people with resources that may be useful for them, including directing them to the event's safety team.


Levante-se contra o mau comportamento. Por exemplo, se você notar alguém interrompendo continuamente outra pessoa, peça educadamente que permita que a outra pessoa termine seu pensamento. Se você vir alguém se sentindo desconfortável durante uma discussão, tente mudar o assunto com muito tato.

Se você se sentir confortável em defender os outros em situações como essa, isso pode difundir um possível conflito antes que ele comece.


Não faça isso pela glória. Vindo do privilégio pode permitir que você fale por aqueles que são marginalizados ou maltratados, mas isso não é sobre você. Certifique-se de que você fique fora dos holofotes para que aqueles que precisam ser ouvidos sejam realmente ouvidos.


Esteja disposto a ser corrigido. Ninguém é perfeito - você pode cometer erros que possam afetar os outros. Esteja aberto a críticas construtivas, seja dono de suas ações, peça desculpas, se necessário, e faça mudanças seguindo em frente.

Considerações Culturais

Os eventos da Wikimedia atraem pessoas de todos os tipos de culturas e origens. É importante lembrar que as pessoas reagem de maneira diferente a ações diferentes. Esses podem variar de auto-elogio, hábitos alimentares, níveis de confronto e auto-revelação até a fotografia, estilos de saudação e humor.


A fotografia em eventos é ótima, mas lembre-se de manter as preocupações com a privacidade dos outros em mente.

Ao participar de um evento com outros membros da comunidade, tente equilibrar esses dois valores.

Alguns participantes não querem fotos tiradas em primeiro lugar. Alguns podem estar bem com fotos tiradas, mas podem não querer que sejam postadas online. Eles podem ter preferências sobre onde podem ser compartilhados.

Por favor, tenha cuidado para respeitar os desejos dos outros sobre fotos. Crachás ou colhedores para o evento devem indicar o nível de conforto de uma pessoa com a fotografia - mas esteja ciente de que, em eventos sociais, as pessoas podem não estar usando crachás.

Se você quiser tirar uma foto de alguém, é mais seguro pedir sua permissão antecipadamente.


Há muitas maneiras diferentes de saudar os outros e demonstrar amizade.

Nós gostamos de apreciar um ao outro, mas devemos ter cuidado sobre como fazemos contato físico. Algo que é comum a você pode não ser apreciado pelos outros. Se você não tem certeza de como cumprimentar alguém, considere uma onda e um “olá”!

Em geral, você deve evitar tocar nos outros, a menos que eles digam que você pode. Em última análise, as pessoas devem se sentir à vontade nos eventos, por isso sempre esteja ciente das situações em que você pode precisar ajustar seu comportamento de acordo com o contexto.


Conferências e encontros podem ser ótimas experiências de ligação, e o humor é uma grande parte de se conhecerem.

No entanto, devemos ter cuidado para que nossas piadas não se concentrem em tópicos sensíveis ou controversos.

Isso pode incluir coisas como idiomas, política, roupas, nomes, gênero, temas sexuais ou outras práticas culturais de uma forma que faça as pessoas se sentirem julgadas, menosprezadas, ridicularizadas ou alienadas.

Não faça piadas sobre grupos de pessoas - mesmo que você faça parte desse grupo. Às vezes, as diferenças linguísticas e culturais podem ser uma barreira para entender completamente as piadas.

Quando estiver se divertindo, lembre-se de estar consciente dos valores culturais dos outros. Isso ajudará a todos a terem um tempo melhor!