Licensing update/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to: navigation, search

IMPORTANT NOTE: The text below is a volunteer-written translation of the English original. It may be out of date, incomplete or incorrect. When in doubt, please refer to the English original, or help to improve the translation.

Atualização de licença
O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia convida a comunidade da Wikimedia a votar esta proposta para licenciar o material Wikipedia sob licença licencia Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-BY-SA), embora mantendo o duplo licenciamento com a Licença de Documentação Livre GNU. O Conselho avaliou as várias opções de licenciamento para o material Wikimedia e considera que esta proposta é o melhor caminho para alcançar a nossa meta colectiva de recolher, elaborar e divulgar material educativo, e torná-lo disponível para todos os povos, gratuitamente, para sempre.

Especificamente, a Fundação Wikimedia propõe alterar os termos da licença de todo o sítio e os termos de uso para todos os projetos da seguinte forma:

  1. Para tornar todos os conteúdos distribuídos atualmente sob Licença de Documentação Livre GNU (com a cláusula da "última versão") também disponível sob a licença CC-BY-SA 3.0, como explicitamente é permitido através da última versão da GFDL;
  2. requerer uma licença dupla para todas as edições futuras, permitindo conteúdos de terceiros unicamente sob licença CC-BY-SA;
  3. informar os utilizadores de que os conteúdos importados unicamente da licença CC-BY-SA não podem ser usados sob a licença GFDL.

De acordo com a política estabelecida e praticada, e, de acordo também com o modelo de licença CC-BY-SA, requere-se por parte dos autores e editores o seu consentimento para que sejam mencionados pelos utilizadores nos créditos; no mínimo, isto será feito por meio de uma hiperligação ou URL do artigo que estão a contribuir.

Por favor, consulte Atualização da Licença/Perguntas e Respostas para uma visão mais completa.
Atualização da Licença


Esta caixa: ver · discussão · editar

Motivação[edit]

Os principais motivos para esta proposta de alteração são os seguintes:

  • Atualmente não podemos partilhar texto (em nenhuma das direcções) com projetos sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike. As licenças da Creative Commons são utilizadas por centenas de milhares de autores em todo o mundo (ver as estatísticas), convertendo-se rapidamente no instrumento jurídico mais utilizado para a libertação de direitos sobre obras que não sejam software. Esta é uma barreira na interoperabilidade com outras organizações sem fins lucrativos e comunidades On-Line que partilham livremente o conhecimento, portanto, é contrária à missão da Wikimedia.
  • A GFDL inclui algumas disposições potencialmente onerosas, tal como a obrigação de incluir o texto da licença completa com cada cópia. Estes requisitos impedem a reutilização de texto e multimídia (versões impressas ou faladas dos artigos, as impressões das imagens, etc). Wikimedia comprometeu-se a divulgar amplamente o conceito do conhecimento livre. Se bem que as nossas condições de uso permitiram sempre a redução das barreiras da reutilização, a sua inconsistência com o texto da licença leva ao medo, incerteza e dúvida acerca do que é legal e do que não é. Isto coloca em vantagem os reutilizadores que podem pagar para ter aconselhamento jurídico sobre os que não podem. Isto é contrário à missão da Wikimedia.

A proposta de atualização da licença está construída para proporcionar uma maior interoperabilidade e uma maior reutilização do conhecimento livre em todo o mundo ao serviço de nossa visão: um mundo em que todo o ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento.

Processo de decisão[edit]

Convidamos todos os utilizadores de todos os projetos da Wikimedia que tenham pelo menos 25 edições em qualquer projeto antes de 15 de Março de 2009 a participar nesta decisão. O apuramento será feito através da implementação de software do Conselho de Votação e será administrado garantindo a maior segurança ao processo por terceiros.

O voto terá três opções:

  • Sim, estou a favor desta alteração
  • Não, estou contra esta alteração
  • Não teho opinião sobre esta alteração

Se menos de 50% dos votantes expressarem uma preferência a favor da alteração, não será implementada imediatamente e far-se-ão posteriormente novas consultas à comunidade e ao Board of Trustees seguinte.

Se 50% ou mais dos votantes expressarem uma preferência a favor da alteração, será referido ao Board of Trustees para sua aprovação. Dependendo dos resultados da votação e da natureza das objeções, o Board pode decidir continuar deliberando, modificar a proposta, ou implementá-la tal como está. Se o Board aprovar a proposta, será apresentada uma data específica para a sua implementação.

A votação está programada para se realizar em Abril de 2009. Uma proposta de calendário pode ser vista na Linha do Tempo.

Antes ou durante a votação, você pode fazer comentários na discussão.