Lista de desejos tecnológicos da lusofonia/Propostas/Método algorítmico para geração de ruído a partir das edições da Wikipédia
Data de proposição | 13:40, 11 June 2023 (UTC) |
---|---|
Propositor(es) | |
Tópico(s) | |
Projetos associados | |
Prioritário | 0 votos |
Importante | 2 votos |
Neutro(a) | 1 voto |
Não prioritário | 0 votos |
Propostas |
- Problema/Inovação: Método para criar uma espécie de ruído mais aproximado de um ruído rosa e poderia ser utilizado como base para um método evolutivo de produção de ruído por meio do número de edições da Wikipédia.
- Solução proposta: Definindo um padrão, baseado em um máximo e um mínimo
Tome N(t) como número de edições em função do tempo.
<N(t)> como média desse número.
Pegue dois pontos extremos, por exemplo:
<N(t0)> como a média de edições em um dia na Wikipédia;
<N(T)> como a média de edições anuais na Wikipédia.
O intervalo de tamanho (<N(T)> - <N(t0)> ) é um conjunto de possibilidades que potencialmente aparecem como edições na Wikipédia.
O espectro audível humano
Dado que o ouvido humano responde à um intervalo entre 20Hz até 20Khz de frequência sonora, é possível estabelecer uma função que mapeie o número de edições, desde um dia até um período maior como um ano, no espectro audível.
Com uma função do tipo f(N) onde N estabelece um número de edições e f(N) uma frequência sonora é possível estabelecer o mapa.
A saída e o tipo de ruído
Um tal método como esse criaria uma espécie de ruído mais aproximado de um ruído rosa e poderia ser utilizado como base para um método evolutivo de produção de ruído por meio do número de edições da Wikipédia.
- Quem se beneficiaria:A totalidade do Movimento Wikimedia, após alguns períodos de iteração da inteligência coletiva é possível que uma tal ferramenta evolua para outras funções, um possível exemplo seria estabelecer métricas a partir de som ao invés de dados brutos ou gráficos. Acho que ficaria mais audível para pessoas leigas apresentar os resultados ou até mesmo comparativos por meio de sons. Seria possível recortar interesses a partir de um background tomado como totalidade de edições em um dado período de tempo.
Existe algo semelhante em http://listen.hatnote.com/ no entanto o que está sendo sugerido aqui é um método mais geral para a produção de sons e por isso começamos com ruído.
- Mais comentários:Essa é uma proposta inicial e passível de muitas adaptações haja vista que se faz necessário uma certa multidisciplinaridade para resolver a questão. Entendo que o esforço valeria pois traria uma nova forma de encarar o trabalho de sistematização do conhecimento, um tal algoritmo para geração de ruído pode ser adaptado para som mais específicos, logo depois adaptaríamos timbres e novas formas de expressão humana emergiriam de um tal processo.
Discussão
- Uma proposta bacana, @BahYajé e Y4guarEtã:! Um método interessante de visualizar estatísticas. Não tenho certeza sobre o resultado final disso, você teria algum exemplo ou expectativa sobre esse tipo de ruído? EPorto (WMB) (talk) 16:51, 18 June 2023 (UTC)
- Salve Eder! Na verdade o método é muito inspirado com o que já é feito em produção de imagens, em especial imagens de dados brutos em estudos de astrofísica, ver por exemplo aulas do prof. Ferrari (ver slide 8 e 9). Se conseguirmos implementar a ferramenta e o seu processo de criação, seria possível ir aperfeiçoando até o ponto do ruído se tornar aspectos mais específicos da audição. Um pouco de contexto histórico, talvez dê pra mapear isso no próprio processo de desenvolvimento da Wikipédia, inicialmente era um bloco de anotações para servir a Nupedia mas que se configurou como uma inovação revolucionária. Isso se deu, em grande parte, pela possibilidade de curadoria coletiva de dados brutos... Essa constatação ficou mais forte pra mim depois do concurso do logo sonoro, fiquei me perguntando dos motivos de porque não estarmos pensando em termos de um processo que produza som pelas próprias edições ao invés de uma alternativa estática. Perceba que a produção de um logo sonoro é um recorte individualizado, se construíssemos uma proposta que em sua gênese já é colaborativa acho que estaríamos de fato escutando o "som da sistematização de todo o conhecimento da humanidade". No entanto, produzir timbres e sons mais específicos creio que seja mais difícil por isso sugeri o ruído para iniciar.
- Mas, em havendo disponibilidade, poderíamos produzir sons mais estruturados, estabelecer timbres mais específicos, etc...
- Se formos sonhar um pouco mais adiante, daria pra pensar que com ciclos de expansão da ferramenta seria possível fazer esse sistema "falar" sobre aquilo que está sendo sistematizado.
- Até mais e agradeço pelo questionamento! :) BahYajé e Y4guarEtã (talk) 14:48, 19 June 2023 (UTC)
Votação
O período de votação encerrou-se às 23:59 do dia 23 de julho de 2023.
- Importante A proposta tem sua importância em habilitar geração de ruído para fins estatísticos. Se a ideia é realizar registros como esse, utilizando-se de métodos algorítmicos, por meio das edições na Wikipédia, acredito que pode facilitar a pesquisa de dados. WikiFer msg 21:23, 7 July 2023 (UTC)
- Importante, Barão de Itararé (talk) 01:21, 11 July 2023 (UTC)
- Neutro(a), Joalpe (talk) 16:54, 11 July 2023 (UTC) . A proposta é interessante, pois permitira análises criativas de nosso ecossistema wiki, mas num contexto em que nossas ferramentas estão com tantos gargalos não creio que possamos, pelo menos a curto prazo, priorizar novos desenvolvimentos sem um plano de sustentabilidade. É frustrante, mas é realista.