Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Produtos e tecnologia/Recomendações/Casca de noz

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 1/Product & Technology/Nutshell and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

Descentralizar

Atualmente, a maior parte da tomada de decisão e execução do desenvolvimento de software é realizada pela Fundação Wikimedia. Essa é uma recomendação de trabalho de descentralização do desenvolvimento do software. Algumas atividades diferentes são necessárias para tornar isso possível. Em primeiro lugar, é preciso que se determine qual software será desenvolvido; em segundo lugar, quem desenvolverá o software; e, por fim, como isso será feito.

Descentralizar o desenvolvimento e a infraestrutura, a ponto de se terceirizarem projetos específicos para entidades que não sejam da WMF, que se tornarão contratadas/outorgadas das Fundações. Recomendamos que a WMF seja a responsável pelo desenvolvimento central, concentrando-se nele, mas que se avalie se outros projetos não são melhor realizados ao serem desenvolvidos por outras organizações e por grupos de membros da comunidade.

Estabelecer uma consulta estratégica contínua em que as metas e visões de longo prazo possam ser determinadas de forma participativa. Esse processo deve levar a um roteiro público com a apresentação das dependências dos projetos.

A partir do roteiro, os afiliados e os voluntários podem fazer propostas para desenvolvimento dos componentes do roteiro. As propostas serão avaliadas por seu mérito técnico, sua coesão com a arquitetura tecnológica através do “Conselho de Tecnologia”.

Após a entrega dos projetos de software, eles serão analisados para que se avalie o sucesso do projeto. Essa análise será usada como contribuição em outras decisões sobre a concessão de propostas futuras ao grupo em questão.

Apoiar a tomada de decisões comunitárias

O movimento deve investir em ferramentas que apoiem discussões, tomada de decisões e autogovernança comunitárias. Deve haver uma equipe, um departamento ou uma entidade do movimento com dedicação exclusiva para fornecer aos membros da comunidade plataformas de discussão/governança ajustadas para discussão construtiva e inclusiva e para o desenvolvimento por consenso, tanto tecnicamente (por exemplo, uma interface de discussão de fácil uso, ferramentas de tradução, ferramentas de resumo, ferramentas de votação, recursos de moderação comunitária, sinalização..) quanto socialmente (por exemplo, códigos de conduta ou normas de crítica construtiva).

Abrir a governança do produto

Tornar a governança da oferta do produto Wikimedia mais inclusiva, participativa e previsível ao estabelecer um processo de proposta de projeto aberto e transparente no qual a WMF, os afiliados e os membros da comunidade possam participar, e o poder de tomada de decisão seja compartilhado de alguma forma com as comunidades, que, por sua vez, se comprometam com o respeito às decisões das quais participem.

Conselho de implantação

Tornar a governança do software usado nos projetos Wikimedia mais inclusiva, participativa e previsível, estabelecendo um “Conselho de Implantação” para definição dos requisitos de implantação de novas funcionalidades às wikis, na forma de um processo de tomada de decisão entre a organização que esteja construindo o recurso e a comunidade editora.

Evangelismo tecnológico

Criar uma equipe de evangelismo/disseminação de conhecimento com a missão de garantir que os membros da comunidade principal entendam a base factual dos projetos contínuos e das decisões estratégicas e o prazo de entrega ("lead time"). A equipe garantiria que as informações gerais necessárias para a compreensão e a avaliação da estratégia do produto estejam disponíveis, facilmente acessíveis ao leitor médio e disseminadas para as comunidades.

Novos modelos de engajamento do desenvolvedor

Os novos modelos de engajamento de desenvolvedores ajudarão a atrair, reter e apoiar desenvolvedores na comunidade Wikimedia. Por sua vez, maior atração e as taxas de retenção mais altas levam a uma comunidade de desenvolvedores mais significativa e diversificada que aborde as diversas necessidades de software do movimento. Além disso, os novos modelos tornariam a Wikimedia um lugar amigável e acolhedor, no qual os desenvolvedores possam aprender, crescer e inovar, dessa forma, levando ao crescimento dos projetos Wikimedia.

Crescimento do ecossistema de terceiros

Acreditamos que um grande potencial de base de usuários de terceiros não é percebido atualmente; essa é uma suposição que deve ser testada. Projetos de código aberto bem-sucedidos tendem a receber recursos (dinheiro, tempo da equipe e dos voluntários, marca e marketing, etc.) de um conjunto diversificado de entidades com metas diferentes, mas que trabalham juntas para melhorar a ferramenta de que todas precisam. Por outro lado, a MediaWiki é uma monocultura, quase inteiramente dependente da Wikimedia, embora pareça haver uma demanda muito mais ampla para a funcionalidade que ela oferece. A Fundação Wikimedia (ou outra entidade de movimento com capacidade suficiente) deve pesquisar o que bloqueia o desenvolvimento de tal ecossistema no caso da MediaWiki.

("MediaWiki" é empregada, aqui, em sentido amplo, incluindo todas as tecnologias desenvolvidas a partir dela, como Wikibase ou Parsoid.)

Painel consultivo de ética e tecnologias emergentes

Criar um grupo de Ética e Tecnologias Emergentes, a ser administrado pela Fundação Wikimedia, formada por equipe paga, afiliados e especialistas externos para análise de novas áreas de tecnologia e identificação e publicação de recomendações e diretrizes sobre preocupações sociais ou éticas potenciais trazidas pela tecnologia. As recomendações e as diretrizes seriam publicadas anualmente como conclusões específicas e recomendações relacionadas a todos os desenvolvedores da Wikimedia (equipe, voluntários e terceiros) sobre como se envolver com tecnologias emergentes de forma consistente com os valores do movimento e identificar novos riscos tecnológicos para nossos usuários ou plataforma.

Monitoramento do produto e impactos sociais

Direcionar a Fundação ou outro corpo de movimento para analisar os atuais impactos sociais e políticos da Wikimedia e identificar se, ou como, as mudanças recomendadas ou planejadas para as políticas, escolhas tecnológicas e experiência de produtos e marketing são ou não “neutras” e quais riscos ou oportunidades potenciais para a Wikimedia podem surgir se a Fundação ou outros órgãos do movimento fizerem mudanças significativas nessas áreas. Essa análise deve ocorrer no mesmo ciclo que o planejamento amplo do movimento em Tecnologia e Produto, por exemplo, a cada 3 anos, quando a Fundação Wikimedia publica um plano de médio prazo.