Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Casca de noz

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 1/Revenue Streams/Nutshell and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.

Suposições para as recomendações

Em 2019, o movimento Wikimedia está enfrentando desafios externos ao seu atual modelo de receita, que depende principalmente de um grande número de doadores dando pequenas quantias através de banners na Wikipedia. Simultaneamente, a direção estratégica ambiciosa para 2030 está exigindo um aumento na receita do movimento além do crescimento incremental. A convergência desses eventos nos obriga a analisar oportunidades de receita em todo o movimento e aprender com diferentes modelos que foram explorados pelas organizações da Wikimedia.

  • Os fluxos de receita têm mais externalidades do que possivelmente outras áreas ou grupos de trabalho.
  • O financiamento atual não é suficiente agora para alcançar nossa visão. O grupo de trabalho está assumindo que precisaremos de mais receita para 2030.
  • O aumento necessário na receita requer uma expansão e diversificação dos fluxos de receita, e salvaguardas associadas são necessárias para garantir que os novos fluxos de receita estejam alinhados com os princípios da Wikimedia.
  • Não prescrever uma estrutura de funções, mas descrever os recursos necessários para geração de receita
  • As recomendações são áreas para pesquisas mais aprofundadas

Princípios amplos do movimento para fluxos de receita

Recomendação

  • Independência da influência
  • Nenhuma publicidade no site
  • Fonte de fundos consistentes com visão e valores
  • Clara separação entre conteúdo do site e fonte de doação
  • Princípios usados pelo WMF (não todos aplicáveis)
  • Transparência (divulgar fontes rev)
  • Relacionamentos que podem comprometer receitas futuras (por exemplo, doações/parcerias com empresas controversas)

Transforme a API da Wikimedia em uma fonte de receita

Recomendação

As APIs da Wikipedia e Wikidata estão entre as mais usadas no planeta.

Ao manter as APIs gratuitas para todos, podemos oferecer serviço premium "em camadas" para grandes usuários de nossa API, como Google, Microsoft, Amazon e outros. O escalonamento pode custar entre milhares de dólares e milhões de dólares, dependendo do valor de uso, e permitirá que o Movimento forneça tempo de desenvolvimento dedicado para as APIs, além de serviços como gateways API dedicados ou melhor provisionamento de regiões API, se solicitado pelos clientes.

A inspiração para isso pode ser o serviço GNIP / Twitter, que tem suporte escalonado - a API básica é gratuita para todos, mas o acesso ao Twitter “firehose” (tweets gerados em tempo real) custa até US $ 100.000 / mês.

Fornecer serviços relacionados a Wiki pagas

Recomendação

O Movimento pode criar serviços profissionais e de consultoria em torno de tecnologias (por exemplo, MediaWiki e Wikibase) destinadas a organizações que buscam implementá-las internamente.

Monetizar mercadoria

Recomendação

Pesquisa de merchandising e alavancagem da marca Wikimedia como uma nova oportunidade de receita. (marca registrada de licença, parceria com outras empresas, etc. Exemplos de pesquisa como NationalGeographic e NASA).

Expandir a captação global de recursos

Recomendação

A maior parte do trabalho do Movimento com fundações beneficentes e grandes doadores individuais é focada nos Estados Unidos. Existe uma grande oportunidade para desenvolver a captação de recursos em todo o mundo em grandes doações, fundações, doações de legado, doações corporativas e eventos. O Movimento precisará desenvolver as habilidades para captar recursos de maneira eficaz em diferentes países e culturas, sempre mantendo-se consistente com os valores e a marca da Wikimedia.

Desenvolver fluxos de receita sem captação de recursos para afiliados

Recomendação

Os afiliados devem desenvolver doações e parcerias em espécie, subvenções da UE e do governo e rendimentos auferidos (serviços de consultoria, por exemplo, com GLAMs)

Definir um objetivo de independência financeira para todos os atores do movimento

Recomendação

Todos os atores do movimento devem se esforçar para ser financeiramente auto-sustentáveis, dados os métodos à sua disposição, e para abastecer o resto do movimento até o limite de sua capacidade.

Diversificação do canal de receita

Recomendação

Expanda os métodos de pagamento disponíveis para os leitores em todo o mundo e atualize continuamente os métodos com as tecnologias em constante mudança para fornecer uma experiência de doação otimizada, localizada e conveniente. (Exemplos: métodos de pagamento móvel, dinheiro, métodos locais do país.)