Reportagens/Conversa/2015-04-01

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

No dia primeiro de abril, nos reunimos na (Faculdade Cásper Libero) FCL para uma primeira conversa sobre o projeto, teve curta duração devido a agenda dos professores. Foi apresentada parte da proposta zero.

Participantes[edit]

Resumo[edit]

Levantou-se que a proposta é buscar algo que faça sentido para os alunos, e que é algo inédito, outros programas educacionais do Movimento Wikimedia são centralizados na Wikipédia, com pouca mobilidade e normalmente trabalhos individuais. O resultado é uma retenção abaixo dos 10%, (retenção definida aqui como pessoas que passaram pelo programa, e depois tornaram-se voluntários da Wiki), muitas vezes pelo processo e por terem que lidar com uma comunidade complicada em vários níveis. Para evitar esse caminho, buscamos criar um programa que fosse mais próximo do que os alunos têm interesse, passando por comunidades menos ríspidas e rígidas.

Para apresentar a ideia, foi utilizado um exemplo que norteou inicialmente a proposta inicial.

"Escolhida um tópico dentro de uma temática maior, como favela, dentro de condições de vida precária, os voluntários ficariam responsáveis por montar um roteiro de forma colaborativa na Wikinotícias, por buscar dados e entrevistar moradores das comunidades, pessoas envolvidas com projetos sociais que tratam dessa questão, acadêmicos que estudam a questão. Os dados, estudos, que estivessem abertos, poderiam ser compartilhados na Wikisource pdfs e entrevistas sem edição (se feitas em vídeo, áudio) na Wikimedia Commons. Após esse processo, os voluntários se reúnem novamente na WN criam uma reportagem em torno do tema, buscando incluir as diferentes mídias, também seria construído um documentário desse material compartilhado via Wikimedia Commons, que também seria interessante conter o depoimento dos participantes dos processos, tanto os voluntários, quanto os entrevistados tendo contato com o material final. Seria importante também a criação de legendas para a maior disseminação do conteúdo, também na Commons, que poderia ter interações com os próprios entrevistados, uma vez que seria possível fazer com que pessoas que passam por projetos como o Cidadão Pró Mundo (que leva aulas de inglês para comunidades precárias) participem desse processo. Também seria importante que fossem utilizadas várias formas de compartilhamento, e que façam sentido para os alunos."

Após apresentado a proposta pelo Rodrigo, João levantou que deveria ser criado um plano de aula, métricas, sistemas de avaliação, para que possa ser mais facilmente implementado, e ser mensurável, e que deveria ter assim uma escala menor, inicialmente. Lira levantou questionamento sobre o conceito de "notícia livre", e que se não fosse bem trabalhado não seria um projeto transmidiático e sim uma substituição de mídia. Também disse que por ser inédito, antes de de definir planos de aula, se deveria perguntar para os alunos se eles teriam interesse em participar, deixando claro que poderiam chegar em resultado não esperado. Bianca salientou que antes de falar com alunos os professores deveriam digerir as ideias e definir os conceitos entre eles, para depois apresentar para os discentes. Lira reforçou essa ideia levantando que sem clareza no que o apresentar para o aluno, o livre não existiria, não fazendo sentido a aplicação do programa. Assim, provavelmente o programa seria iniciado nos próximos semestres. Tarima apresentou sua visão do programa, e dizendo que é um processo de aprendizagem para ela, e se colocando no lugares dos alunos, ficaria muito empolgada com o programa.

Embora desafiador, todos toparam. Os professores João e Lira tiveram que ir para as aulas.

Bianca apresentou o Núcleo Editorial para o Rodrigo, Tarima sendo ex-aluna da instituição, além de conhecer a estrutura, já tinha participado deste. Quando no Núcleo foi discutido também a possibilidade de interação dos programa com as atividades extras realizadas por esses, que não têm ainda hoje publicações digitais, embora sejam responsáveis por 3 revistas impressas ( Esquinas, Cásper e Imprensa). Também foi mostrado o wordpress Paulista 900, um projeto descontinuado, que Lira e Bianca estão trabalhando para reviver, em outros moldes.

Na saída ainda encontramos o professor Joubert Brito, de publicidade, Bianca comentou com ele sobre o projeto, e ele disse poder ajudar na parte de mídia.

Passos após reunião[edit]

  • Encontrar informações sobre reportagens livres;
  • Pensar nas definições necessárias para a criação do programa;