Sock puppetry

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Sock puppetry and the translation is 94% complete.

Sock puppetry é o ato de usar múltiplas contas de forma contrária às práticas aceitas pela comunidade. Geralmente, os usuários são solicitados a usar apenas uma conta, embora existam circunstâncias em que possa ser necessário ter contas adicionais. Quando um usuário possui várias contas, espera-se que eles divulguem publicamente essas contas, geralmente em cada uma das páginas de usuário relevantes, fornecendo links entre elas.

As principais reclamações sobre o uso de sock puppetry são quando contas não divulgadas são utilizadas:

  • to circumvent the principle of "One person, one vote" in community discussions (talk pages, votes, etc.)
  • para contornar bloqueios de contas na comunidade.

As comunidades podem ter uma variedade de regras específicas para lidar com as circunstâncias de múltiplas contas – uso aceitável ou inaceitável. No entanto, há uma aceitação geral na comunidade Wikimedia de que o princípio de "uma pessoa, um voto" é uma circunstância que deve servir como base para a participação da comunidade.

Geralmente, a questão do sockpuppetry é um problema local a ser managed por cada comunidade. No entanto, há ocasiões em que a questão será tratada universalmente dentro das Wikimedia communities. Isso geralmente ocorre em casos mais graves e, dependendo das circunstâncias e da gravidade, pode envolver o uso de bloqueio global da comunidade bloqueio global e/ou travamento global.

Usos inapropriados de contas alternativas

  • Vandalismo, ou outras atividades antissociais, com várias contas.
  • Criando uma ilusão de apoio: Contas alternativas não devem ser usadas para dar a impressão de mais apoio a uma posição do que realmente existe.

Consulte também