Talk:Wikimedia Brasil/Mutirões/Wart

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Gosto muito desse projeto, tenho vontade de ajudar. Aproveito para compartilhar algumas das minhas reflexões, (Thomas):

Nome[edit]

  • O Wiki loves art tem esse nome porque ocorreu em fevereiro, mês quando se comemora nos EUA e na Inglaterra o dia dos namorados. No Brasil, o dia dos namorados é em Junho, mas será que esta iniciativa precisa estar vinculada a um mês/tema específico no ano?

Objetivo[edit]

  • A porta de entrada para o Wikipedia Takes Manhattan e Wiki loves art foi o levantamento de imagens para o Commons, com benefícios para a Wikipédia. Parece que iniciativas mais lúdicas conseguem atrair um público novo para wikis. Como isso poderia ser adaptado para o Brasil?
  • Acho que impondo algumas tarefas, e um sistema de pontuação, por exemplo, maior número de fotos subidas x pontos, maior número de fotos destacadas no Commons y pontos, foto inédita z pontos...Rodrigo Tetsuo Argenton m 20:26, 13 March 2009 (UTC)[reply]


  • As iniciativas Wikipedia Takes Manhattan e Wiki loves art ajudam a mostrar aos participantes como se engajar na produção colaborativa de conhecimento livre. Que outras atividades podem ser incluídas para ajudar a passar a mensagem sobre o funcionamento de wikis e de licenças livres para os participantes?


Formato[edit]



  • É possível pensar em uma expedição wiki, onde os participantes recebem um desafio para coleta de imagens específicas para artigos da Wikipédia, com percurso e destino definido, como por exemplo (em SP) caminhada pela Av. Paulista e encontro no MASP?
  • Acho melhor dividirmos em equipes e distribuir tarefas, marcando apenas um marco zero e um ponto final, as pessoas escolhem as rotas, as tarefas são sorteadas, assim dá para evitar o problema de em um museu só passar uma pessoa.Rodrigo Tetsuo Argenton m 20:26, 13 March 2009 (UTC)[reply]


Mobilização[edit]

  • Cerca de 350 pessoas se cadastraram no flickr e 450 no facebook, especialmente criados para essa atividade. Como/onde isso pode ocorrer no Brasil?
  • No Flickr dá e temos o nosso próprio facebook, o orkut é só fazer uma comunidade lá e pronto. Rodrigo Tetsuo Argenton m 20:26, 13 March 2009 (UTC)[reply]

Prêmios[edit]

  • Os museus que participaram do Wiki loves art ofereceram prêmios para serem distribuídos aos participantes. Será que não vale traduzir e fazer uma lista de alternativas para ajudar os nossos museus locais a terem idéias/referências de prêmios possíveis?

Resultados[edit]

  • Pelos resultados do Wiki loves art, alguns museus contaram com um maior número de participantes, enquanto em outros apenas uma pessoa/time participou da iniciativa. No total, em torno de 50 times participaram da iniciativa em diversos estados/países. Será que não valeria a pena estabelecer parceria com um número mais reduzido de museus e poder replicar a iniciativa novamente a cada novo parceiro?
  • Então, acho que depende do número de pessoas, pois se houver um número bom, é só distribuir bem as tarefas entre as equipes que não haverá problema. Rodrigo Tetsuo Argenton m 20:26, 13 March 2009 (UTC)[reply]

Regras[edit]

  • Cada museu definiu suas próprias regras. Será que não podemos traduzir e esboçar um modelo de regras para sugerir para o museu parceiro?
Acho que isso pode fazer parte do mutirão em que listaremos o posicionamento de pessoas e instituições sobre o uso de licenças livres. --Tom 00:37, 19 October 2009 (UTC)[reply]

Saída fotográfica[edit]

Agora que já tem um evento marcado com participação da Wikibrasil e tudo, não tá na hora dessa página refletir isso? :) Abs! --Solstag 07:11, 17 March 2009 (UTC)[reply]

Jornada Fotográfica[edit]

Ni!

Eu e o Thomas iniciamos em 2008 uma conversa com o André Douek, que realiza as jornadas fotográficas pela cidade de São Paulo.

Ele foi bastante receptivo à idéia de fazermos apresentações e ajudarmos os participantes a entender as licenças livres e usar a Wikimedia Commons.

Seria muito legal continuar esse trabalho com ele, quem quiser o e-mail dele é andredouek ARRÔBA uol PONTO com PONTO br.

Basta entrar em contato que ele lhes avisará sempre que houver as jornadas, ou simplesmente acompanhe o blog e apareça!

Eu participei uma vez e foi muito muito legal, pena que agora estou sem câmera :(

--Solstag 06:50, 1 June 2009 (UTC)[reply]

Divulguei na lista o próximo evento. Gostei da idéia. --Tom 00:38, 19 October 2009 (UTC)[reply]