Talk:Wikimedia Brasil/Projetos/2008
Add topicEsta é uma página de arquivo dos Mutirões pelo Conhecimento Livre
Por favor, não altere altere essa página. Caso queira expressar alguma opinião, vá a Central de discussões. Obrigado. |
Mutirões pelo Conhecimento Livre/Projetos/2008
[edit]Eleição de prioridades
[edit]Pessoal que tal cada um listar 10 projetos em ordem que acham que deveriam ser priorizados para reflexão, amadurecimento e execução? Poderíamos pensar a ordem como pontos. Aqueles, entre os pontuados, que tiverem MENOS pontos podemos considerar como prioridades. O que acham?Laura Tresca 15:49, 14 September 2008 (UTC)
- Acho que todos os projetos são importantes, podemos dar prioridade a alguns por facilidade e/ou por necessidade. Você propõe quais critérios? Rodrigo Tetsuo Argenton m 17:06, 14 September 2008 (UTC)
Então, acho que facilidade de execução (ou financiamento) é um critério. Mas eu usaria principalmente a importância para o cumprimento dos objetivos do instituto. Que tal? Laura Tresca 00:23, 22 September 2008 (UTC)
Apoio para os projetos existentes nas várias plataformas
[edit]Pessoal, estou numa crise. Sempre falamos do Instituto Wikipedia como um apoio para as plataformas (wikipédia, wikinotícias etc.). Estas plataformas têm projetos já formulados:
http://pt.wikinews.org/wiki/Wikinot%C3%ADcias:Projetos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Projetos
http://pt.wikisource.org/wiki/Wikisource:WikiProjecto
http://pt.wikisource.org/wiki/Wikisource:Projeto_Avan%C3%A7os
Algumas projetos propostos aqui dialogam diretamente com os projetos das plataformas, mas não é o caso do WikiCidadania, que seria algo totalmente novo, não previsto. Isto me remete à dúvida: não é o caso de viabilizar os projetos das comunidades do que propor algo totalmente novo? O que vocês acham? Laura Tresca 04:11, 10 October 2008 (UTC)
- sim ótima idéia, tem muitos projetos mesmo.Rautopia 18:12, 15 November 2008 (UTC)
Articular e/ou executar?
[edit]Vamos lá "O Instituto tem por objeto social articular, incentivar, implantar, promover, fomentar, desenvolver e difundir atividades, programas e projetos que visam a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento gratuito, especialmente em língua portuguesa e de povos indígenas no Brasil [...]".
Articular, incentivar, fomentar e difundir são termos que remetem a uma imagem de um instituto que é "uma ponte" entre várias atividades, programas e projetos que visam a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento gratuito. A palavra-chave, neste caso, é articulação.
Contudo os termos implantar, promover e desenvolver remetem a uma imagem de um instituto "que faz" várias atividades, programas e projetos que visam a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento gratuito. A palavra-chave, neste caso, é execução.
É claro para todo mundo estas duas dimensões? Tem alguém que acha que alguma delas não deveria ser o foco neste momento?
Laura Tresca 08:43, 16 October 2008 (UTC)
- Fico com a impressão de que deveríamos iniciar as atividades com maior foco na articulação, pois alavancam os resultados quando trabalhamos em sinergia com parceiros sem consumir muitos recursos financeiros.
- Nos últimos meses tenho me impressionado muito com o enorme potencial de articulação da Mutirões pelo Conhecimento Livre, pois com a dedicação de apenas poucos voluntários está sendo possível articular um encontro bastante interessante entre organizações e indivíduos bastante relevantes no Brasil.
- TSB 17:20, 16 October 2008 (UTC)
- Fiquei uns dias pensando nesta questão. Acho uma questão de fundo, muito séria.
- A primeira coisa que pensei foi: podemos não consumir recursos financeiros, mas não tem como escapar do capital social. As instituições e pessoas querem contribuir para o Instituto WikiMedia, porque tem nome e sobrenome. A verdade é essa. E, sinceramente, eu não vejo problema em concedê-lhes o benefício de associação de imagem. São parceiros que procuramos, que articulamos, não é verdade? Vamos oferecer isto como troca. No campo da economia solidária, tinha um reflexão que eu começava assim: por que os vizinhos emprestam o açúcar quando acaba? Neste sentido, acho ilusório que achar que as pontes podem ser construídas sem capital. Tem capital social em jogo ai.
- A segunda coisa que pensei foi: se temos a faca e o queijo na mão, para que trazer uma pessoa e outra para cortar o queijo? Por que não o fazemos? Por que não botamos a mão na massa? Por que não encaramos os desafios de frente? Neste sentido, acho que temos que executar, sim. Claro que chamando outros parceiros para atuar em conjunto.
- Esta coisa de articulação, de trabalhos voluntários, ela já acontece no Brasil dentro das plataformas da WikiMedia. É o caso da comunidade brasileira da Wikipédia. Neste sentido, acho que não acrescentaria nada de novo às plataformas. Sei que o Instituto pensa para além do mundo das plataformas, mas não podemos esquecer que este é o nosso mundo e temos que contribuir para melhorá-lo.
- Entretanto, o que me deixa em dúvida com relação a execução é: tenho percebido que tem algumas pessoas se aproximando desta discussão preocupados em como levantar dinheiro, sem fazer a discussão de projetos. Antes de pensarmos em financiamento, temos que ter bem claro exatamente o que queremos fazer e de que forma para pensarmos em quais serão os recursos necessários e não o contrário. Em uma de nossas conversas, ficou claro para mim um projeto específico da Mutirões pelo Conhecimento Livre: o WikiCidadania. Acho que podemos avançar na discussão dele para vermos se vai precisar de recursos ou não.
Laura, gostei muito das suas colocações. Acho que você tem toda a razão. TSB 16:15, 19 October 2008 (UTC)
Probleminha técnico
[edit]Gente, o Rodrigo tentou me explicar, mas eu não consegui entender. Criei várias propostas de projetos, usando o botão: Beta, WikiDiversidade e outros que até esqueci o nome. Só que eu não sei como faço para fazer o link aparecer no final da lista. Alguém pode me explicar? (Eu já tentei várias coisas e não consegui) Laura Tresca 02:07, 18 October 2008 (UTC)
- Acho que a criação da página é automática, mas depois você deve incluir o título e o link da página criada na lista de projetos manualmente.
- Na sua mensagem acima, ao invés de aparecer o seu nome, apareceu na assinatura apenas o seu IP. Deve ter sido porque você fez a inclusão da mensagem se ter se logado antes. Se você realmente já tiver um nome de usuário, melhor você alterar a assinatura e incluir o seu nome.
- TSB 14:25, 17 October 2008 (UTC)
- Exatamente o que eu não estou conseguindo fazer é incluir o link manualmente. Alguém pode me falar quais são os caminhos das pedras? Laura Tresca 02:08, 18 October 2008 (UTC)
Reorganização da lista de projetos
[edit]Essa lista pode ficar difícil de achar projetos específicos caso ela continue a crescer (ou para pessoas que acabaram de chegar, como eu). Proponho dividir a lista em grupos de acordo com o assunto, seguindo a divisão em Mutirões pelo Conhecimento Livre/Planejamento#Planejamento. Pelo o que eu entendi a página de planejamento ficaram só exemplos, ou estou errado ?
Vou transcrever para cá para facilitar a discussão :
- Institucional - propiciar condições para o desenvolvimento de uma organização sem fins de lucro, tanto do ponto de vista de sua sustentabilidade econômica, quanto da qualidade de seu impacto social.
- Comunidade colaborativa - incentivar a produção colaborativa de conhecimento educativo ou informativo através do engajamento e do fortalecimento de uma comunidade autônoma e descentralizada de colaboradores voluntários.
- Sociedade Inclusiva do Conhecimento - potencializar a geração e a disseminação inclusiva de conhecimento através do apoio a projetos eficientes e inovadores que promovam desenvolvimento com inclusão social no Brasil.
Rjclaudio 20:39, 16 November 2008 (UTC)
- Sim, na página de planejamento ficaram só alguns exemplos. Mas qualquer novo formato para facilitar o entendimento de novos colaboradores voluntários é sempre muito bem-vindo. TSB 17:09, 17 November 2008 (UTC)
Fusão de projetos
[edit]Andando pela lista de projetos achei algumas idéias muito similares que poderiam ser fundidas em um projeto maior e mais amplo.
É o caso dos projetos Wikipédia para Universitários, Aumente seu vocabulário e Mutirões pelo Conhecimento Livre/Projetos/Campanha dos 1.000 artigos principais.
O primeiro é voltado para um grupo de pessoas, o segundo para um projeto wiki, o terceiro para uma parte de um projeto wiki. É possível juntar todos eles em um só.
O projeto do vocabulário poderia ser expandido para outros projetos da wiki, o de universitários englobar outros grupos de pessoas sem ser universitários, o dos artigos essenciais usar outros grupos de artigos (como os 1000 mais visitados). Para isso eu prefiro criar um projeto mais amplo, que listaria idéias de tarefas (aumentar o vocabulário do wikicionário, melhorar os 1000 artigos essenciais da wikipedia, reduzir esboços, etc), e os grupos (alunos, usuários da wiki, administradores de todas as wikis lusófonas, etc), formas de analisar e pontuar, e principalmente, as premiações e divulgações similares.
Do jeito que está daqui a pouco criamos um projeto também para o wikisource, e pro wikiquote, e pra todos os outros, cada um com várias versões (alunos, usuários, etc), descentralizando demais as discussões.
Só ainda não sei o nome deste projeto.