Vândalo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Vandal and the translation is 86% complete.
Outdated translations are marked like this.

Um vândalo é alguém que piora a qualidade geral dos artigos, usualmente por diversão, ou inserir um disparate absoluto nas discussões, eliminando artigos completos, ou de outro modo desrespeitando os colaboradores . Isto desencadeia um Ciclo Vicioso na Wikipédia que afasta esses colaboradores.

Sobreposição a outras classificações

Provocadores (Trolls) podem ou não ser classificados como vândalos. Algumas pessoas pensam que eles são vândalos sociais. Essas tendem a ser as mesmas pessoas que acreditam que a Wikipédia é uma espécie de comunidade .

Spammers da Wiki são um tipo de vândalo que insere hiperligações externas indesejadas nos artigos para promover os seus sites da Web (ou os sites da Web dos seus clientes) nas classificações dos mecanismos de pesquisa. MediaWiki possui algumas «Fundionalidades Contra Spam». Em particular, a maioria das novas instalações do software utilizam o atributo 'rel=nofollow' em todas as hiperligações externas, o que significa que spamming nessas wikis é algo completamente sem sentido para se fazer!

Consultar também