Wikimedia Portugal

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Wikimedia Portugal
Wikimedia Portugal logo
Mapa de Portugal
Mapa de Portugal
Country codePT
Legal statusAssociação de Direito Privado
Founding dateSeptember 21, 2009
Approval dateJuly 4, 2009
Membership~40
Staff2
Official language(s)Portuguese
Other language(s)English
PresidenteAndré Barbosa, president
Incorporation paperEstatutos - Certificado de Constituição
BudgetPer project
AffiliationsIberocoop
Websitehttp://pt.wikimedia.org/
E-mail addressinfo(_AT_)wikimedia.pt
Mailing listwikimediapt
Libera.Chat#wikimedia-ptconnect
Twitter
Facebook
Identi.ca
YouTube

(English) Wikimedia Portugal is a local chapter of the Wikimedia Foundation in Portugal. The chapter is incorporated under the name "Associação Wikimedia Portugal (WMP)", using Wikimedia Portugal as an operating name and WMPT as an operating acronym. It was approved as a chapter by the Wikimedia Foundation on 4 July 2009, and was legally registered in Portugal on 21 September 2009.


(Portuguese) A Wikimedia Portugal é o chapter da Wikimedia Foundation em Portugal. O chapter é uma Associação de Direito Privado, sem fins lucrativos registado sob o nome "Associação Wikimedia Portugal (WMP)" e usando como acrónimo WMPT. Foi aprovada como chapter pela Wikimedia Foundation a 4 de Julho de 2009 e foi legalmente registada em Portugal em 21 de Setembro de 2009.

Objectivos da Wikimedia Portugal[edit]

  • Promover os projetos Wikimedia para que novas pessoas possam beneficiar da sua existência, assim como angariar novos colaboradores de diferentes campos, sejam eles académicos, cientistas, estudantes universitários, escolas, bibliotecas, etc.
  • Promover ou negociar parcerias que potenciem os projetos, sejam os benefícios em termos monetários ou morais, como a cedência de conteúdos sob uma licença livre.
  • Ajudar as organizações fora do movimento Wikimedia a usar os seus conteúdos, independentemente do benefício que essas organizações possam obter. (ex. Historiadores locais, DVD's com conteúdos Wikimedia...)
  • Organização de eventos e iniciativas locais e nacionais. (por exemplo, participar em feiras de negócios, criar grupos de Wikipédia, dar palestras, etc)
  • Cuidar das relações públicas no país, dar à imprensa um interlocutor na sua própria língua e cultura.
  • Promover os conteúdos gratuitos e a cultura wiki de colaboração e transparência em Portugal.
  • Estabelecer e manter intercâmbios e relações com outras entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, especialmente dos países de expressão portuguesa e das comunidades portuguesas no estrangeiro.

O que a Wikimedia Portugal não é[edit]

  • A Wikimedia Portugal não é um representante legal da Fundação Wikimedia em Portugal. Ambos são entidades separadas e independentes, que partilham objetivos comuns no território Português. A Wikimedia Portugal é uma entidade independente, constituída por voluntários de vários projetos Wikimedia, com um acordo de cooperação com a Fundação que define os âmbitos da cooperação.
  • A Wikimedia Portugal não tem poder editorial sobre qualquer projeto Wikimedia. A função da associação é o apoio e a promoção dos projetos e do movimento Wikimedia, assim como do conhecimento livre; no entanto, as questões editoriais são da responsabilidade das comunidades locais, não estando no âmbito da associação ações de interferência ou influência editorial sobre o conteúdo dos projetos, o que é aliás vetado pelo acordo de cooperação com a Fundação Wikimedia.


For more information, please visit pt.wikimedia.org.