Pesquisa Wikipédia - Suecos Membros do Parlamento

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikipedia Survey - Swedish Members of Parliament and the translation is 100% complete.
Tabela 1. Taxas de resposta durante o período de inquérito.
Tabela 2. Década de nascimento dos entrevistados.
Tabela 3. Entrevistados Mulheres vs. Homens.
Tabela 4. Filiação partidária de entrevistados.
Tabela 5. Entrevistados por círculo eleitoral, número e porcento.
Tabela 6. Entrevistados usam a Wikipédia Sueca.
Tabela 7. Entrevistados uso do NE.se.
Table 8. Entrevistados usam a Britannica Online.
Tabela 9. Confiabilidade da Wikipédia. O que você se considera.
Tabela 10. Confiabilidade da Wikipédia. Dentro de seu próprio partido.
Tabela 11. Confiabilidade da Wikipédia. Dentro de outros partidos.
Tabela 12. Recomendo a Wikipédia?
Tabela 13. Não recomenda usar a Wikipédia?
Tabela 14. Possibilidade de auto escrita e edição.
Tabela 15. Escreveu ou editou?


Como a Wikipédia é usada por membros do Parlamento?

Como fazer membros do Riksdag usar a versão de língua sueca da Wikipédia? Como o enciclopédia livre compreendido pelo povo eleito na Suécia? Na primavera de 2013 Associação Wikimedia Suécia decidiu buscar respostas a estas perguntas, permitindo que membros de responder um questionário on-line. A pesquisa incluiu 15 perguntas: onze estão relacionados com a Wikipédia sueca, o resíduo estão relacionados com questões de fundo. O questionário foram distribuídos aos membros 349 via e-mail. Era, claro, cada membro é livre para responder. A associação não usou qualquer tentação especial para aumentar o número de respostas. No entanto, membros lembraram-se várias vezes que a investigação estava em curso.


Especificação do inquérito

O Parlamento tem 349 Membros durante o período de mandato 2010-2014 que representa os oito partidos políticos. Parlamento é comunidade Suprema de decisão política e membros direitos incluem fazer leis, regulando a tributação e decidir sobre o orçamento de estado. A missão exige ao lado bom toque político, também as oportunidades para monitorar o ambiente externo. Apesar de MPs não são deixados em apuros sem funções de suporte, tais como Investigation Service of Parliament ou Library of Parliament. Não há nenhuma falta de enciclopédias na internet e bancos de dados no Parlamento. Através da agência do biblioteca do Parlamento, através da Intranet parlamentar, a polícia militar ter acesso a uma gama de ferramentas digitais. De uma perspectiva da Wikipédia, é uma questão importante, que gere a Wikipédia pode lidar na competição. Portanto, este estudo pretende responder às seguintes perguntas:

  • Até que ponto deputados utilize a versão de língua sueca da Wikipédia?
  • Até que ponto faz uso de MPs outras enciclopédias online? Escolhemos NE.SE e Britannica Online como dois exemplos.
  • Até que ponto os MPs que acha que o conteúdo da Wikipédia é confiável?
  • Até que ponto acha o MPs que outros membros, dentro e fora da sua própria festa, são mais ou menos favorável ao conteúdo da Wikipédia do que eles próprios são?
  • Até que ponto MPs recomendam ou desaconselham os outros a usar a Wikipédia?
  • O que acha que a polícia militar sobre a possibilidade de escrever e editar textos na Wikipédia?
  • Até que ponto têm MPs tentou editar textos na Wikipédia?

Na Wikimedia Suécia, acreditamos que sabemos que a pesquisa é o primeiro que devemos fazer. Primeiro, focamos na informação dos deputados buscando o comportamento com um ponto focal na Wikipédia. [1] tematicamente relacionados com a investigação de um estudo anterior de 2009 ' Wikipédia - amado ou odiado? '. Foi realizado em nome de região biblioteca Estocolmo. Naquele tempo escola professores responderam uma questionario semelhante... [2] Em todos os pontos ele tem experimentado relevantes, comparando resultados do inquérito parlamentar com o estudo dos professores de ensino médio de 2009.


Resultado e falha

Os membros poderiam responder o questionário entre 7 de abril e 16 de maio ' 'Tabela' 1 ' mostra o ponto alto e baixo em termos de número de respostas enviadas. Totalmente 96 MPs respondidos. 96 Membros equivale a aproximadamente 27,5% dos representantes eleitos 349. O resultado foi menor comparado com as expectativas, ou seja, pelo menos um terço dos seus membros, 116 responde. A perda é de 72,5%. Vemos vários motivos. Fatores a serem considerados são o tempo limitado dos membros e suas prioridades. Você não pode excluir aspetos como indiferença, nem levantamento de fadiga: Wikimedia Suécia está longe de ser exclusiva em termos de sugerir atividades para os representantes eleitos participar. Outro motivos de falha podem ser que vários membros foram substituídos durante o período de mandato. Alguns dos substitutos afirmou, que eles foram incapazes de responder às perguntas por direito. Alguns membros se recusou a participar, alegando que eles são essenciais, a Wikipedia como um projeto ou questionário, seu design, ou ambos.

Wikimedia Suécia considera como uma conquista que atraíram quase 100 membros do Parlamento sueco para responder ao inquérito. Podemos argumentar que aqueles que primeiro respondeu, certamente são aqueles que estão mais interessados na Wikipédia ou apreciar mais a Wikipédia. É possível que o mais positivo estão sobre-representados entre os entrevistados, enquanto o cético e indiferente Membros evitar para responder. Consideramos esta objeção na mente. Ao mesmo tempo, notamos que a quantidade de resposta constitui a base para frutíferos debates sobre como a Wikipédia é usada e compreendida no Parlamento. A todos os membros que já tivemos contato com, Wikimedia Suécia dá meus sinceros agradecimentos, pela sua participação e por seus comentários perspicazes.


Os entrevistados

Idade

Tabela 2 mostra entrevistados divididos por décadas de nascimento. Mais de dois terços, 68 por cento dos entrevistados também nasceram na década de 1950 ou 1960. O resultado reflete a estrutura de idade da câmara. Idade do parlamentar médio é 48-49 years. [3]

Mulheres e Homens

Tabela 3 mostra a percentagem de inquiridos do sexo masculinos e femininos. Por trás de 64 por cento das respostas são homens. Os homens são ligeiramente sobre-representados na pesquisa em comparação com a sua quota, 56 por cento, na câmara. Da mesma forma, mulheres parlamentares estão sub-representadas na pesquisa: 36% das respostas vieram de MPs femininos enquanto 44 por cento na câmara são mulheres. Em cinco casos, os inquiridos não respondeu a pergunta sobre sexo.

Afiliação Partidária

Tabela 4 mostra a filiação partidária de respondentes. Em comparação com o equilíbrio de poder no Parlamento, os democratas-cristãos, o partido verde e o partido de esquerda estão sobre-representados na pesquisa, enquanto os sociais-democratas e os democratas da Suécia estão sub-representadas. A participação de outros partidos mais ou menos reflete seu tamanho na câmara.

Região pertencente

Tabela 5 ilustra a representação de afiliação de círculo eleitoral. Todos os circuitos estão representados na pesquisa, exceto Gotland e Blekinge. Alguns preconceitos em termos de representatividade é digno de comentar. Respostas das grandes cidades dominam o levantamento. As respostas dos representantes da comunidade de Stockholm e Condado de Estocolmo é composto por 26 por cento da pesquisa. Os dois círculos eleitorais estão sobre-representadas quando comparado com o equilíbrio de poder no Parlamento, onde eles compõem 19 por cento dos assentos. Mesmo Östergötland e Jönköping estão sobre-representados na pesquisa.


Perguntas sobre o uso da Wikipédia e outras enciclopédias

Uso

Tabela 6 exibe as respostas sobre a questão "Quando foi a última vez que você usou a versão de língua sueca da Wikipédia? ' Todos os 96 entrevistados responderam à pergunta. Deles, 60 por cento relataram ter usado o Wikipédia sueca durante a última semana. 82 por cento dos inquiridos usado o que algum dia no mês passado, enquanto 4% disseram que eles nunca tinham usado. Tabela 7 e 8 mostrar que os entrevistados no mesmo período tinham usado outro solicitado enciclopédias na Internet, em menor grau. 26 por cento relataram que eles tinham usado principal concorrente sueca da Wikipédia, NE.SE um dia no mês passado, enquanto um terço dos entrevistados respondeu que nunca usaram NE.SE. Uma explicação comum para o menor uso de NE.SE em comparação com a Wikipedia é que NE.SE é um serviço de assinatura, enquanto a Wikipédia está disponível gratuitamente. No entanto, no Parlamento sueco NE e Wikipédia são igualmente fáceis de acessar através da intranet. A pesquisa do professor a partir de 2009, reflete a mesma tendência. Em seguida, 66 por cento dos professores tinha usado a versão de língua sueca da Wikipédia em algum momento durante os últimos 30 dias, enquanto 37% afirmado, que, durante o mesmo período, tinha usado a edição nacional Internet livre... [2] o uso do Britannica Online mostrou um baixo grau independentemente se comparado a NE ou Wikipédia. 11 por cento dos entrevistados disse que eles tinham usado esta ferramenta em algum momento durante o último 12 meses. 88 por cento disseram que eles nunca tinham usado este inglês opção.

Confiabilidade

Uma pergunta comum é se a Wikipédia sueca é confiável. O MPs pensam sobre a confiabilidade do conteúdo é mostrado no ' 'Tabela' 9 '. 80 por cento pensava que o conteúdo da Wikipédia sueca, pelo menos, é bastante confiável. 20 por cento escolheu dentre as opções de baixas confiabilidade. Isto pode ser comparado à medida na pesquisa do professor de 2009, onde 67 por cento dos entrevistados era o conteúdo da Wikipédia sueca pelo menos razoavelmente confiável, enquanto 22,9% escolheu dentre os mais Wikipédia céptico opções. [2] a proporção de MPs que também escolheu uma das opções ' muito confiável ' ou ' não é confiável em todos os ' foi até 6 por cento.

Para saber como MPs compreender seus colegas, dentro ou fora de seu próprio partido, se aqueles são mais ou menos crítico para a Wikipédia do que as MPs são eles mesmos, pedimos as perguntas: você acha que os outros MPs em localizar seu partido o conteúdo na Wikipedia sueca confiável? e como confiável que você acha, que deputados de outros partidos acreditam que o conteúdo é na Wikipédia sueca? (cf. Tabela 10 e 11). Uma grande falha sugere que estas questões foram um pouco impopulares, e as respostas não deram nenhum suporte para alegando, que outros membros seria mais ou menos críticos do que o MP solicitada. Aqui, o resultado difere significativamente da pesquisa do professor, onde a maioria dos professores do ensino secundário 2009 acredita que seus colegas eram mais críticos da Wikipédia do que eles próprios eram. [2]

Recomendo outros ou desencorajar a Wikipédia

Tabelas 12 e 13 resumem as respostas às perguntas sobre se o MPs recomendam ou desaconselham usando Wikipédia Sueca. A proporção de MPs que aconselhou os colegas contra o uso de Wikipédia é quase insignificante: 3 por cento. A questão parece ser fácil de responder, porque não havia nenhuma falha em tudo. Um terço indicaram que eles pelo menos uma vez no ano passado havia recomendado a Wikipédia para outro membro do Parlamento. As respostas a estas duas perguntas indicam que MPs participem em conversas sobre informações que procuram e que muito poucos pensam na Wikipédia como algo que deveria avisar os outros para usar.

Escrita e edição

Conforme mostrado na Tabela 14, 83% dos entrevistados pelo menos foram bastante positiva sobre a possibilidade de escrever e editar a Wikipédia. Era uma nota melhor em comparação com o resultado da pesquisa do professor, onde foi um empate. Agora uma ligeira maioria ou se recusou a responder ou foram menos positivos ou não positiva em tudo. Talvez haja entre MPs uma percepção que crowdsourcing funciona. A maioria dos entrevistados não tinha ainda trabalhado nele. Como mostra na Tabela 15, dois terços não tentou editar ou escrever na Wikipédia sueca.

Figuras Chaves

  • Aproximadamente um quarto dos membros responderam ao inquérito de Wikimedia Suécia.
  • 82 por cento dos membros tinha usado a Wikipédia sueca em algum momento nos últimos 30 dias.
  • 26 por cento dos membros tinha usado NE.SE algum tempo nos últimos 30 dias.
  • 4 por cento dos membros nunca tinha usado a Wikipédia sueca.
  • 33 por cento dos membros nunca tinha usado NE.SE
  • 88 por cento dos membros nunca tinha usado a Britannica Online.
  • 80 por cento dos membros sentiram que o conteúdo na Wikipédia sueca, pelo menos, era bastante confiável.
  • 33 por cento dos membros já havia recomendado a um colega para utilizar a Wikipédia. Isto sugere que há um debate no Parlamento sobre quais as fontes de informação que você pode usar.
  • 83 por cento dos membros pelo menos foram bastante positivos para a oportunidade de escrever e editar na Wikipédia.
  • 33 por cento dos membros já tinha tentado escrever e editar na versão em língua sueca da Wikipédia.


Anexos


Wikipédia nos debates da câmara

Anexado ao usuário-estudo, aqui um breve relato de em que medida Wikipédia até agora foi mencionado nos debates parlamentares. Uma pesquisa dos protocolos parlamentares [4] mostra que a Wikipédia foi mencionada nos debates da câmara 14 vezes entre 1 de janeiro de 2001 e 30 de junho de 2013. Não é uma figura de altamente extraordinária em comparação com outras coisas e outros players de mídia, por exemplo:

  • Aftonbladet, jornal: 280 menções
  • Osama Bin Laden: 55 menções
  • Financial Times: 55 menções
  • Janne Josefsson, jornalista perfilada alta: 7 menções
  • Winnie the Pooh: 12 menções
  • Nacional livre: 19 menções
  • Nobel da paz: 27 menções
  • Svenska Dagbladet, jornal: 447 menções
  • TV4, canal de tv: 33 menções
  • Veckans affärer, revista de negócios: 27 menções
  • Wikileaks: 12 menções
  • Zlatan Ibrahimovic, jogador de futebol: 6 menções

Como MPs usa Wikipédia em debates parlamentares? Parece que é mencionado por principalmente dois motivos: para dar o apoio do alto-falante para suas próprias definições, segundo como exemplos de uma modernidade que sinaliza a chegada de uma nova era, ou ambos.

Wikipédia foi mencionada na câmara pela primeira vez durante o ano parlamentar 2005/2006, pelo Partido Popular membro Anne-Marie Ekström [5]. Houve um debate sobre os requerentes de asilo com crianças apáticas onde Ekström reproduziu alguns do artigo da Wikipedia ' crianças '. [6] A mesma coisa aconteceu em 14 de junho de 2007, o Green Party MP Gunvor G. Eriksson [7] citação de artigo de am no suporte de wellfare, em um discurso sobre o modo de vida de suporte. [8]

Quase um ano depois, em um debate sobre questões de patrimônio cultural, o Partido Liberal MP Cecilia Wikström em Uppsala trouxe [9] atenção para Wikipédia e Google como dois sinais das vezes... [10]

"Às vezes eu tenho que dizer que vivemos na era do Google. Nos acostumamos com as coisas em movimento rápido, e informações estão disponíveis pressionando um botão no Google ou Wikipédia. Isto oferece grandes oportunidades, mas também é um esgotamento. Serviço público deve manter os bons ideais sobre ofertas de programas com qualidade e excelência para os cidadãos, ao mesmo tempo as pessoas se adaptando à nova situação de Diversifique e difíceis competições."[10]

In a debate in 2011 about the civil society the Centre Party's representative Per Lodenius explained [11] that he had used the free encyclopedia:

"Eu fiz como a maioria das pessoas hoje em dia e virou-se para a Wikipédia:" em Sueco, a expressão muitas vezes inclui organizações como associações, associações educacionais, faculdades e todas as outras entidades que não fazem parte das autoridades. "Então é bastante claro o que é a sociedade civil."[12]

A única coisa que possivelmente pode ser comparada com algumas palavras de advertência contra a Wikipédia, significado mais ou menos a sério, veio em 2010 o moderado Partido MP Walburga dos Habsburgos Douglas [13] em um debate sobre a globalização.

No seu discurso, Douglas Habsburg comparou o conteúdo em enciclopédias.

"Na enciclopédia da Nacional afirma: globalização significa que países, empresas e pessoas no mundo estão se tornando cada vez mais interdependentes. E Wikipédia, escrever mais em pormenor: a globalização pode ser visto como um termo coletivo que se refere ao desenvolvimento internacional de política, economia e cultura que seguido por um extenso e menos localmente entrincheirados cosmovisão. Significa no deslocamento do poder de visão política de âmbito nacional aos órgãos de topo e intergovernamental, mas geralmente globalização visa principalmente às economias nacionais continuamente são torcidos juntos."[14]

Fora os debates da câmara, a Wikipédia é metioned em outros documentos parlamentares. Em vários casos, Wikipédia tem sido colocada como base para reivindicações nos relatórios e propostas, por exemplo, no relatório ' follow-up do compromisso do estado para cidades sustentáveis ' e em uma festa bill do partido verde com o título ' uma cidade mais verde é uma cidade agradável. ' No último exemplo, precisa de um relatório sobre o transporte de tráfego, membros referidos um artigo na versão francesa da Wikipedia como uma evidência para alguns das alegações... [15]


Referências

  1. se estão errados, corrija-nos e informe-Wikimedia Suécia. E-mail einar.spetz(a)Wikimedia.se.
  2. a b c d região biblioteca de Estocolmo. 'Wikipédia - älskat eller avskytt? ' (' Wikipédia - amado ou odiado? '), levantamento de 2009 ([fac-símile do http://regionbiblioteket.se/wp-content/uploads/2011/07/Wikipedia_2.pdf PDF, 10 páginas]).
  3. de acordo com o serviço de informação do Parlamento, 28 de junho de 2013.
  4. Riksdagens. Protocolos. Leia a 8 de julho de 2013.
  5. Valpejl.se. 'Anne-Marie Ekström '. Leia a 8 de julho de 2013.
  6. Riksdagens. Protocolos de 2005/2006.
  7. Gunvor G. Eriksson. Artigo sobre a edição da Wikipédia em sueca. Leia a 8 de julho de 2013.
  8. Riksdagens. Protocolos de 2006/2007.
  9. Cecilia Wikström. Artigo sobre a edição da Wikipédia em Sueco.
  10. a b Riksdagens. Protocolos de 2007/2008.
  11. Per Lodenius. Article on the Swedish edition of Wikipedia.
  12. [Riksdagens http://www.riksdagen.se/sv/Dokument-Lagar/Kammaren/Protokoll/Riksdagens-protokoll-2011121_GZ09127/. Protocolos 2011/2012].
  13. de HabsburgWalburga Habsburg Douglas. Artigo sobre a edição da Wikipédia em Sueco.
  14. [Riksdagens http://www.riksdagen.se/sv/Dokument-Lagar/Kammaren/Protokoll/Riksdagens-protokoll-2010116_GY0965/. Protocolos 2010/2011].
  15. Wyborcza. Movimento 2010 / 2011:T502 ' En grönare stad är en trevligare stad '.