Carta do Movimento/Conteúdo/Conselho Global

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Charter/Content/Global Council and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

Contexto

As estruturas e fluxos de trabalho existentes foram revisadas para delegar poderes de tomada de decisão ao Conselho Global. O objetivo desta mudança é redistribuir o poder no movimento. Esta ação inclui projetar novas estruturas e remodelar as existentes. A maioria dos poderes redistribuídos vão da Fundação Wikimedia (WMF) e seu Conselho de Administração para o Conselho Global.

Definição

O Conselho Global é um corpo de governança responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia do movimento, incluindo um relatório anual de prioridades estratégias globais para o movimento Wikimedia. Este corpo é composto de pessoas voluntárias e é apoiado pela equipe. As pessoas voluntárias no Conselho Global vêm de uma vasta gama de stakeholders do movimento Wikimedia. O Conselho Global melhora a prestação de contas e transparência para tomada de decisão ao longo de todo o movimento. Ele simplifica o acesso aos recursos do movimento e empodera indivíduos e comunidades, com a esperança de nutrir confiança entre stakeholders. O Conselho Global executa seus propósitos criando padrões e objetivos para comitês ao longo dos movimentos, provendo supervisão e decisões executivas e diretivas.

Propósito

O Conselho Global foi montado para promover trabalho sustentável e crescimento no movimento. Para isso, o Conselho Global cria prestação de contas para empoderar comunidades de uma maneira equitativa.

  1. O Conselho Global deverá aconselhar a Fundação Wikimedia sobre esforços para captação de recursos para garantir recursos financeiros para o movimento Wikimedia, alinhado com sua missão e valores.
  2. O Conselho Global deverá estabelecer padrões e diretrizes para a disseminação equitativa de fundos para apoiar projetos, comunidades, afiliados, hubs e outras entidades do movimento Wikimedia.
  3. O Conselho Global deverá garantir processos de tomada de decisão inclusivos e transparentes, provendo diretrizes e exercitando responsabilidades executivas limitadas sobre entidades intermovimento específicas.
  4. O conselho Global deverá criar ou modificar comitês para a governança geral de afiliados e hubs.
  5. O Conselho Global deverá criar canais para simplificar o acesso a recursos (financeiros, humanos, conhecimento) para indivíduos e empoderar comunidades de uma forma equitativa.
  6. O conselho Global deverá garantir prestação de contas configurando processos e relatando padrões.

Responsabilidades e poderes associados

[Nota a quem está lendo: Os poderes abaixo são anotações amplas de discussões do MCDC. Eles precisariam de adendos grandes ou pequenos de detalhes e clareza, caso implementados. Muitas responsabilidades têm anotações de preocupações conhecidas do jurídico da WMF.]

Aprovando novos projetos linguísticos - configuração de padrões

  • O comitê de Idiomas (LangCom, na abreviatura em inglês) reporta ao Conselho Global. O Conselho Global toma as decisões finais sobre a forma e estrutura do LangCom, sujeito às disposições dentro da Carta do Movimento.
  • O Conselho Global pode modificar pré-requisitos para projetos linguísticos serem reconhecidos.
  • o Conselho Global pode escolher permitir que o LangCom reconheça diretamente novos projetos linguísticos ou manter esta autoridade consigo.
  • Nesta nova estrutura, o LangCom tem como tarefa verificar que os projetos propostos sejam substanciais e suficientemente apoiados.

Aprovando novos projetos irmãos - requer aprovação

  • O Conselho Global tem o direito de aprovar quaisquer novos projetos irmãos para o Movimento. A decisão será baseada na recomendação de viabilidade do Conselho de Tecnologia e apoio da hospedagem do novo projeto. Atualmente, a WMF hospeda todos os projetos.
  • O Conselho Global vai considerar as considerações de viabilidade técnica e de recursos do Conselho de Tecnologia e da hospedagem do projeto e também checará se o projeto se alinha com os valores do movimento. O Conselho Global também checará se ele tem apoio suficiente em termos de pessoas editoras potencialmente ativas.
  • [Nota: a natureza desta responsabilidade pode ser modificada após a criação da Força-Tarefa de Projetos Irmãos]

Encerramento de projetos irmãos e linguísticos

  • O Conselho Global detém autoridade para vetar decisões para encerrar um projeto linguístico. Ele pode configurar seus próprios padrões quanto a poder e dever votar ou não em tais assuntos. Quando ele não votar, o Comitê de Idiomas (LangCom) assumirá a decisão.
  • Um voto afirmativo do Conselho Global é necessário para avançar no encerramento de um projeto irmão. O Conselho Global pode configurar critérios adicionais antes de votar. A viabilidade da continuação do projeto e a necessidade de encerramento serão checados extensamente antes da votação final do Conselho Global.
  • O Conselho Global, por meio do LangCom, teria autoridade para configurar padrões para encerrar um projeto da incubadora. Na ausência de uma ação do Conselho Global, o LangCom continuará a configurar seus próprios padrões.

Conselho de Tecnologia

[Nota a quem está lendo: O Conselho de Tecnologia está em discussões bem iniciais. Portanto, ele está menos detalhado que outras propostas e ganharia muito com o feedback e as reflexões da comunidade.]

  • O conselho Global trabalhará com a equipe de Produto e Tecnologia da WMF e comunidades de contribuidores técnicos para montar o Conselho de Tecnologia. A decisão final sobre estrutura e composição do Conselho de Tecnologia será feita pelo conselho Global.
  • O Conselho de Tecnologia responde ao Conselho Global. Ele serve como uma ponte entre o Conselho Global a WMF e as comunidades técnicas.
  • O Conselho de Tecnologia terá um mandato combinado, incluindo:
    • Priorização de áreas de desenvolvimento técnico
    • Planos de desenvolvimento amplo para como atingir estas prioridades
    • Melhorar a metodologia para colher e usar feedback sobre desenvolvimento técnico
  • O Conselho de Tecnologia vai propor suas prioridades e planos para o Conselho Global. O Conselho Global tem o poder de aprovar ou rejeitar as propostas.

Reconhecimento e Desreconhecimento de afiliados: configuração de padrões e tomada de decisão controlada

  • O Conselho Global reconhecerá e desreconhecerá afiliados por meio de um subcomitê (Comitê de Afiliações). Ele pode configurar ou modificar padrões para afiliados atingirem para fins de reconhecimento, para continuarem a ser reconhecidos, e para receberem subsídios. Os padrões fundamentais serão codificados na Carta.
  • O Comitê de Afiliações (AffCom) responde ao Conselho Global. O Conselho Global toma as decisões finais sobre forma e estrutura do AffCom, com base nas disposições da Carta do Movimento.
  • O Conselho Global pode escolher permitir que o AffCom reconheça diretamente afiliados ou manter esta autoridade consigo.
  • Nesta nova estrutura, o AffCom tem como tarefa verificar que afiliados estejam ajudando ativamente no funcionamento dos projetos.
  • Além disso, o AffCom reúne e avalia evidências para o desreconhecimento de um afiliado e envia recomendações. Estas serão aceitas ou negadas pelo Conselho Global.
  • O Conselho de Administração da WMF detém a habilidade de desreconhecer afiliados apenas por uso indevido de marcas registradas, ações legais ou emergenciais. Exceto em situações urgentes, a concordância do Conselho Global será buscada nesta decisão.
  • Há três categorias de afiliados: capítulos, Organizações Temáticas e Grupos de Usuários. A criação de novas categorias de afiliados será reservada ao Conselho Global/AffCom com a aceitação do Conselho de Administração da WMF.

Reconhecimento & desreconhecimento de Hubs: configuração de padrões e tomada de decisão direta

  • O Conselho Global pode modificar pré-requisitos para que Hubs sejam reconhecidos, continuem a ser reconhecidos, captem recursos e recebam subsídios. Os padrões fundamentais serão codificados na Carta.
  • O Conselho Global é diretamente responsável pelo reconhecimento e desreconhecimento de Hubs.
  • O escopo do AffCom é expandido para avaliar Hubs. O comitê será responsável por reunir evidências e revisar critérios, e por enviar recomendações de reconhecimento para o Conselho Global.
  • O AffCom será responsável por revisar o funcionamento e capacidade dos hubs e avaliar evidências antes de enviar recomendações para que o Conselho Global retire o conhecimento de um hub.
  • O Conselho de Administração da WMF detém a habilidade de desreconhecer Hubs somente por uso indevido de marcas registradas ou ações legalmente necessárias. Exceto em situações urgentes, a concordância do Conselho Global será buscada nesta decisão.
  • O Conselho Global trabalha tanto com os Hubs quanto com as equipes relevantes dentro da WMF para permitir cooperação inter-hubs e, onde necessário, mediação.

Promoção de Afiliados & Hubs

  • O Conselho Global deve monitorar o trabalho da promoção do movimento por meio da coordenação do AffCom e os Hubs.
  • O AffCom será principalmente responsável por guiar o desenvolvimento organizacional e garantir a aderência a princípios de boa governança.

Captação de Recursos

  • O Conselho Global não captará recursos de forma alguma.
  • O conselho Global, com apoio da Fundação Wikimedia, desenvolverá uma política que se aplica a todas as entidades do Movimento em torno da captação de recursos. Isto incluirá regras que podem ser adaptadas para contexto e necessidades locais.
  • O Conselho Global e a WMF vão colaborar em processos para coordenar a captação de recursos do Movimento.

Disseminação de Recursos

  • O Conselho Global emitirá uma recomendação ao Conselho de Administração da WMF sobre os critérios para designar a fatia de receita central total aos fundos gerais da comunidade, comitês de fundos regionais e qualquer disseminação de subsídios inter-regionais.
  • Comitês de fundos regionais responderão ao Conselho global para demonstrar atividades eficazes, equitativas e com prestação de contas.
Perguntas Abertas Sobre a Disseminação de Recursos
  • Que papel o Conselho Global deveria ter na disseminação de fundos?
    • Supervisão ou revisão de decisões da WMF
    • Coordenação com a WMF
    • Outros (por favor, explique)
  • Deveria haver um comitê que responde ao Conselho Global e lida com disseminação de fundos centrais/inter-regionais?
  • Qual deveria ser o papel do Conselho Global com relação à alocação de fundos na WMF?
    • O Conselho Global deveria ser consultado sobre alocação de fundos na WMF.
    • O Conselho Global não deveria ter papel nenhum na alocação de fundos na WMF e deveria apenas ser informado.
    • Outros (por favor, explique)

Políticas de Site Globais - proposta engavetada devido preocupações legais vetantes.

Resumo da proposta removida: O Conselho Global seria um parceiro consultivo sobre mudanças em políticas globais por parte da WMF. O Conselho Global pode rejeitá-las a não ser que sejam legalmente impostas.

Raciocínio que levou a esta proposta: Durante o processo pré-MCDC, houve uma vontade que o Conselho Global pudesse reduzir a frequência e o tamanho das disputas entre as comunidades e a WMF. As disputas acontecem por inúmeras razões, e esforços planejados para melhorar a consulta e aspectos como o Conselho de Tecnologia deveriam ajudar em algumas áreas. Contudo, políticas globais e ações em torno delas causaram disputadas no passado, e o Comitê de Redação da Carta do Movimento sentiu que que isso poderia evitar problemas nestas áreas no futuro.

Resumo das razões legais para a remoção: a maioria das ações globais de políticas da WMF são baseadas em um julgamento e uma avaliação de risco, não uma interpretação direta. Houve também uma preocupação de que algumas políticas são implantadas para prevenir que mais legislações problemáticas fossem criadas.

Pedido por: Propostas alternativas que podem mitigar, se não eliminar, grandes disputas entre a comunidade e a WMF sobre políticas de site globais no futuro.

Segurança do usuário

  • O Conselho Global possui um papel de conselho em ajudar na segurança do usuário, como por meio de ajuda em treinamentos e colaboração.
  • A autoridade formal continua a residir no corpo relevante (projetos locais, Comitê de Coordenação do Código Universal de Conduta (U4C), Confiança e Segurança, etc.).

Mediação

  • O Conselho Global também terá um papel mediador em casos nos quais 2 ou mais entidades não consigam resolver uma discordância significativa entre elas. O Conselho Global agirá como uma parte neutra com um objetivo de assistir na resolução e/ou mediação de disputa.

Estrutura

[Nota a quem está lendo: nós convidaremos a comunidade a dar feedback sobre cenários de estruturação do Conselho Global durante a consulta à comunidade]

Perguntas Abertas sobre Estrutura
  • O Conselho Global deveria existir apenas como um corpo executivo ou deveria existir como um corpo executivo com um conselho consultivo? (Veja cenários abaixo)
    • Se o Conselho Global é um corpo executivo com um conselho consultivo, como os membros de cada entidade (corpo executivo e conselho consultivo) são designados?
  • Com seu tamanho, o Conselho Global deve ter diversidade e influência adequadas, mas não deve ser tão grande a ponto de comprometer a efetividade. Como um corpo executivo, quantos membros o Conselho Global deveria ter?
    • Opção 1: 9-13 membros
    • Opção 2: 17-21 membros
Diagrama em árvore simples mostrando dois cenários descritos abaixol

Cenário 1: Conselho Global como um corpo executivo

O corpo executivo do Conselho Global será formado por dois grupos, XX lugares originalmente no "Grupo 1" e XX lugares originalmente no "Grupo 2".[1][2]

A tabela abaixo é um exemplo pressupondo um Conselho Global de 17 membros; se o Conselho Global tiver um tamanho diferente, as proporções seriam mantidas, mais ou menos.
Grupo 1 Grupo 2 Nomeados
Número de Membros 5 eleitos pela comunidade
3 eleitos pelos afiliados
5 eleitos pela comunidade
2 eleitos pelos afiliados
2 (1 dos quais precisa ser empregado(a) da WMF)
Processo de Seleção Lugares eleitos pela comunidade são escolhidos em uma eleição aberta e que abarca toda a comunidade. Potencialmente com algumas limitações a presença excessiva de um projeto.
Lugares de afiliados são escolhidos da mesma lista de candidatos, com cada capítulo/Organização Temática e um subgrupo de grupos de usuários recebendo 1 voto.
Escolhidos pelos membros eleitos do Conselho Global.
A WMF proporá seus representantes
Mandato O padrão é um mandato de 2 anos. Exceções se aplicam ao onboarding inicial do Conselho Global e re-equilíbrio do tamanho do grupo. O padrão e o limite são mandatos de 2 anos, o Conselho Global pode especificar uma duração mais curta para se alinhar com as eleições.
Representação/Propósito Os membros representam o Movimento como um todo. Seus propósitos são aqueles determinados pela missão do Conselho Global e pelas necessidades e desejos do eleitorado. Projetado principalmente para prover conhecimento e experiência especializados.
Exemplo de um sistema de grupos para um Conselho Global de 17 pessoas
Tranche 2024 2025 2026 2027 2028 2029
1 5 members 5 members 5 members
2 5 members 5 members 5 members
1 3 members 3 members 3 members
2 2 members 2 members 2 members
1 member 1 member 1 member
1 member 1 member 1 member

     Lugares eleitos pela comunidade      Lugar eleito pelos afiliados      Lugar nomeado      Lugar nomeado/da WMF


Cenário 2: Conselho Global como um corpo executivo com um conselho consultivo

O Conselho global terá um corpo de conselho; este conselho atuará como um corpo consultivo para o conselho Global, bem como uma representação da comunidade. Este corpo terá entre 70-100 membros que são selecionados ou eleitos.

Cenário 2.1 Ambos Conselho Consultivo e Conselho Global seguem eleições
Haverá seleções ou eleições para ambos o conselho consultivo e o conselho executivo do Conselho Global.
Cenário 2.1.1
Duas seleções ou eleições separadas: uma para o conselho consultivo e uma para o corpo executivo do Conselho Global.
Cenário 2.1.2
Um processo de seleção ou eleição, por meio do qual os 9-21 (dependendo do número de lugares disponíveis) candidatos mais votados são integrados ao corpo executivo do Conselho Global , e os outros 70-100 membros compõem o conselho consultivo.
Cenário 2.2 Conselho Consultivo seleciona o corpo executivo do Conselho Global
O conselho consultivo é selecionado/eleito primeiro, e aí nomeia 9-21 (dependendo do número de lugares disponíveis) membros do grupo deles para servir como o corpo executivo do Conselho Global.

Membros

  • O grupo central do Conselho Global terá um total de XX membros [pergunta aberta acima].
    • 9-13 membros
    • 17-21 membros
  • Limitações potenciais para membros do Conselho Global, incluindo a ausência delas (veja perguntas abaixo).
  • O Conselho Global pode permitir até 2 membros observadores da WMF ou do Conselho de Administração da WMF sem direito ao voto. O Conselho Global pode delimitar condições apropriadas para estes membros observadores.
  • Membros do Conselho Global podem ser membros dos comitês ou subcomitês que respondem a ele. Contudo, se algum comitê ou subcomitê que responde ao Conselho Global não tem um membro do Conselho Global, ele pode ter um intermediário no Conselho Global.
  • Todos os membros com direito ao voto terão 1 voto em qualquer decisão do Conselho Global.
  • Membros servirão a Wikimedia como um todo e não servem como representantes de qualquer subgrupo, região ou entidade na Wikimedia.
  • Cada membro exerce mandatos de 2 anos.
Perguntas Abertas Sobre Membros

Com uma intenção de garantir representação justa, equilíbrio de poder e promover a diversidade e a inclusão no Conselho Global, nós buscamos os seus comentários sobre os seguintes assuntos:

  1. Deveria haver alguns limites impostos aos membros em termos de representação do movimento?

Por favor compartilhe suas opiniões sobre critérios potenciais de tais limites:

  1. Deveria haver um limite regional, por exemplo um máximo de 3 pessoas de uma única região? Se sim, por favor especifique a condição.
  2. Deveria haver um limite de projeto ou entidade, por exemplo um máximo de 2 pessoas de um único projeto wiki ou afiliado? Se sim, por favor especifique a condição.
  3. Deveria haver um limite específico para grandes[3] comunidades linguísticas, projetos ou afiliados, por exemplo não mais do que 5 lugares dentre os 5 maiores projetos? Se sim, por favor especifique a condição.
  4. Deveria haver quaisquer outros limites para membros do Conselho Global? Se sim, por favor especifique a condição.

Processo Eleitoral

  • Todas as indicações para a eleição de cada grupo são feitas em uma única lista de candidaturas.
  • Os membros eleitos pela comunidade serão escolhidos por toda a comunidade usando um sistema simples de voto preferencial.
  • Lugares selecionados serão escolhidos por afiliados usando um sistema simples de voto preferencial, com cada afiliado recebendo 1 voto.
  • Os candidatos mais votados por afiliados serão eleitos e removidos de uma lista de candidatura. Depois, os candidatos mais votados pela comunidade serão eleitos.
  • Padrões de elegibilidade para votos da comunidade se adequarão aos padrões aprovados do movimento.

Critérios e limitações de candidatos(as)

  • Candidatos(as) devem cumprir os critérios de elegibilidade de voto para as eleições do Conselho de Administração da WMF para requerer a indicação
  • Candidatos(as) podem ser empregados(as) ou prestadores de serviço da WMF, afiliados ou hub, mas devem declarar esta informação de forma clara no início da eleição.
  • Membros não podem se tornar empregados(as) pagos durante seu mandato sem renunciar ao cargo
  • Membros só podem servir quatro anos consecutivos (equivalente a dois mandatos completos) como um membro do conselho global. Um período de seis meses é necessário para os mandatos de um membro não serem consecutivos.
  • Candidatos(a) devem gozar de boa reputação na comunidade (ou seja, não podem estar atualmente suspensos(as) ou de alguma outra forma impedidos(as) de participar).
  • Membros devem participar consistentemente das atividades do Conselho Global.
  • Membros devem estar dispostos a assinar e cumprir com os termos de políticas de informação privada apropriadas, incluindo um acordo de confidencialidade.

Limitações e Medidas de Segurança

[A ser escrito após mais avanços em poderes e responsabilidades, pois o nível necessário de limitações/medidas de segurança vai variar dependendo deles.]

Apêndice

  1. Appendix (implementation): In the original election processes, the top 6 community-elected and top 3-affiliate elected members will receive 3 year terms on Tranche 1, with the remaining members receiving 2 year terms on Tranche 2. At the end of the second year, Tranche 2 will run an election, with members then receiving 2-year terms.
  2. Appendix (resignations): In the event of resignation (or other removal from position) during a term, that seat will be filled in the next election. If a shift would cause that Tranche’s size to grow to 9 members, then the new seat will be a full term. If a Tranche would grow to 10+ seats, then the bottom-ranked incoming members will receive 1-year terms.
  3. Conforme determinado pelo número de editores ativos para projetos e membros votantes para afiliados

Further reading