Jump to content

Atenção, Mulheres fazendo história/Concurso de fotografia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page ¡Alto! Mujeres haciendo historia/Concurso and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.
Atenção! Mulheres fazendo historia!
Atenção! Mulheres fazendo historia!


Início Maratona de edição Concurso de fotografia no Commons Tutoriais e dicas

INSCREVA-SE NA CAMPANHA AQUI.


A escassez de conteúdos sobre a história das lutas históricas e atuais das mulheres não está apenas na Wikipédia, a lacuna de gênero também é visual: você sabia que apenas 21% das imagens que retratam pessoas no Wikimedia Commons são de mulheres?

Vamos tornar as mulheres e suas histórias visíveis! A campanha Atenção! Mulheres Fazendo História convida você a compartilhar fotografias originais e de arquivo que representem a pluralidade das mulheres e o movimento feminista em diferentes territórios.

Participe do nosso concurso internacional de fotografia, ganhe prêmios, e ajude a reduzir a lacuna de gênero nos projetos da Wikimedia divulgando imagens de eventos e conquistas da luta pelos direitos das mulheres. Queremos tornar visível a pluralidade de lutas: mulheres cis, mulheres trans, mulheres negras, mulheres indígenas, rurais, políticas, ativistas, cientistas, artistas, atletas e todas aquelas que fazem história todos os dias em todas as áreas e territórios.

Subir fotos

Como participar?

O concurso de fotografia estará aberto de 00:01 de 01 de março até às 23:59 de 31 de março de 2024 (UTC). Apenas as fotografias enviadas neste período poderão receber prêmios.

Para participar do concurso de fotografia, você precisará ter uma conta no Wikimedia Commons e acessar nosso assistente de subida de imagens para carregar suas fotos em poucos passos. As imagens serão salvas com a categoria MH2024

As imagens compartilhadas por você deverão:

Além disso, ao subir suas fotografias é importante preencher os campos destinados à descrição das imagens, para que a informação fique completa e acessível.

Existem duas categorias neste concurso:

  • Categoria de imagens novas: fotografias de sua própria autoria. Elas aspiram ao prêmio Wikivisíveis de melhor fotografia para pessoas editoras novas e experientes, e ao prêmio Olhares plurais para pessoas editoras novas.
  • Categoria de arquivo: fotografias que não são de autoria própria, mas provêm de uma fonte com licença de direitos autorais livre ou em domínio público. Devem incluir a autoria original. O prêmio Fazendo História será concedido à pessoa que contribuir com o maior número de fotografias de registros históricos.

Subir fotos


Prêmios

Categoria Prêmio Critérios
Imagens novas Prêmio Wikivisíveis para a melhor fotografia original.

Diploma digital e cartão-presente no valor de 100 dólares americanos.

  • Destinado a pessoas editoras novas e também experientes.
  • Imagem original, de autoria própria.
  • A imagem tem informações completas, incluindo título e descrições que fornecem contexto histórico relevante.
  • A imagem acrescenta valor de forma significativa aos artigos da Wikipédia, seja ilustrando particularmente bem o conteúdo de um artigo, seja chamando a atenção a ponto de as pessoas leitoras desejarem ler o artigo que a acompanha, ou ainda contribuindo para dar visibilidade à história dos direitos das mulheres a partir de uma perspectiva plural.
Imagens novas Prêmio Olhares Plurais para a melhor fotografia original.

Diploma digital e cartão-presente no valor de 100 dólares americanos.

  • Destinado apenas a pessoas editoras novas.
  • Imagem original, de autoria própria.
  • A imagem tem informações completas, incluindo título e descrições que fornecem contexto histórico relevante.
  • A imagem deve ter sido carregada pela pessoa editora no seu primeiro mês de edição (contas criadas a partir de 1 de março de 2024) e deve contribuir à visibilidade da história dos direitos das mulheres a partir de uma perspectiva plural.
Arquivos Prêmio Fazendo História para a maior quantidade de fotografias compartilhadas.

Diploma digital e cartão-presente no valor de 100 dólares americanos.

  • Destinado a pessoas editoras novas e experientes, bem como a pessoas das comunidades ligadas a arquivos, museus, bibliotecas e galerias (GLAM).
  • As imagens são provenientes de arquivos e repositórios digitais, com licenças livres ou em domínio público.
  • A imagem tem informações completas, incluindo título e descrições que fornecem o contexto histórico relevante.
  • As imagens contribuem para a diversidade das coleções culturais do Wikimedia Commons, e aumentam a visibilidade da história dos direitos das mulheres a partir de uma perspectiva plural.