Atenção! Mulheres fazendo história/Tutoriais

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page ¡Alto! Mujeres haciendo historia/Tutoriales and the translation is 100% complete.
Atenção! Mulheres fazendo historia!
Atenção! Mulheres fazendo historia!


Início Maratona de edição Concurso de fotografia no Commons Tutoriais e dicas


Dicas para escrever artigos

Perspectiva de gênero

Alguns critérios para escrever artigos com perspectiva de gênero:

Hierarquia da informação

As informações selecionadas devem ser relevantes de acordo com a vida da pessoa que está sendo biografada, e descrever suas realizações e sua carreira. A forma como priorizamos as informações nos artigos implica a relevância dessas informações, portanto, você deve evitar mencionar na introdução do artigo informações que não estejam relacionadas às realizações da pessoa biografada, como por exemplo seu estado civil.

Título
  • Biografias de mulheres devem ser criadas com seus nomes de solteira (salvo que ela seja mais conhecida pelo nome de casada), e pode-se mencionar no corpo do artigo caso ela tenha adquirido outro nome ao se casar.
  • Artigos de mulheres trans devem ser criados com o nome com o qual ela se identifica, nunca com seu nome de nascimento. Assim, estamos respeitando seu direito à identidade de gênero.
  • Apelidos não devem ser usados para se referir à pessoa que está sendo biografada. O nome da pessoa deve ser escrito por completo (nome e sobrenome), evitando desvalorizar a pessoa biografada com o uso de apelidos familiares ou usados pela mídia. Nomes artísticos ou nomes escolhidos pela própria pessoa podem ser usados.
Cuidado com a ênfase no gênero!
  • As mulheres são guitarristas. Não são "mulheres-guitarristas".
  • As mulheres trans são escritoras. Não são “escritoras trans”.
Relevância da filiação
  • As mulheres não devem ser definidas através de uma figura masculina, seja ele marido, pai, irmão ou filho. Referências a filhos, maridos, esposas, pai e mãe da biografada podem aparecer na seção sobre sua vida pessoal, mas não na introdução. O artigo deve começar com uma introdução que relate suas contribuições, atividades e realizações, não seu estado civil ou laços familiares.
  • O termo "mulher de" não deve ser usado, e sim "marido e esposa" ou "companheiros", de acordo com as circunstâncias. Pode-se dizer "ela é casada com" em vez de "ela é esposa de": uma mulher não pertence a um homem. Não se deve dar excessiva relevância ao estado civil da pessoa biografada no artigo, mas estes fatos podem ser mencionados no corpo do artigo.
  • Tenha em mente que as pessoas trans geralmente têm como núcleo principal de pertencimento afetivo laços que não são os das famílias nucleares. Nesse sentido, pode ser necessário nomear amizades e laços afetivos não familiares para dar conta da trajetória afetiva e de pertencimento das mulheres trans.
  • As imagens também narram uma história. Vamos ilustrar a Wikipédia com fotos ou retratos das pessoas que estamos biografando, evitando adicionar imagens de seus parentes, a menos que isso realmente tenha relevância em sua trajetória.

Tutoriais

Recursos

Ajuda:Tutorial
Livro de estilo
Como começar uma página