Brazil Program/Ação Educativa/Encontro "Acesso a conhecimento, educação e direitos humanos"

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Essa atividade foi adiada para o ano de 2014 para permitir uma melhor organização prévia de todas as partes envolvidas

Nome do Evento[edit]

Acesso ao Conhecimento, Educação e Direitos Humanos

Data Confirmada[edit]

2 e 5 de fevereiro de 2016

Descrição do evento[edit]

Esta será a primeira atividade aberta ao público realizada pelo projeto que resultou na parceria recém firmada entre a ONG Ação Educativa e a Wikimedia Foundation.

Breve descrição: A atividade deverá ter dois momentos. No sábado pela manhã, está prevista a abertura do encontro para debater tecnologia, direitos humanos e educação. O debate pretende abordar os desafios e as perspectivas para o novo Plano Nacional de Educação, a importância de um licenciamento claro na produção de materiais educacionais e de interoperabilidade entre as licenças para seu uso, o potencial das licenças abertas para a adaptação de materiais educacionais e didáticos à realidade local das escolas etc.. No período da tarde, devem ser apresentados casos práticos seguidos de rodas de debate. Já no domingo, a perspectiva é realizar oficinas de construção colaborativa de texto, edição na Wikipedia, recursos educacionais abertos (REA), além de outras atividades autogestionadas propostas pelos participantes.

Temos algum recurso para apoiar a vinda de professores e voluntários que não sejam de SP para participar do evento. Interessados podem colocar seus nomes abaixo, informando se precisam de auxílio para passagem, para hospedagem ou para os dois.

DATA: 8 e 9 de fevereiro de 2014

LOCAL: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo

Convite e Programação[edit]

A Ação Educativa, com apoio da Wikimedia Foundation, convida ativistas da cultura livre e colaborativa, pesquisadores, organizações da sociedade civil, membros da comunidade escolar e demais interessados no tema para debater acesso ao conhecimento no Brasil e sua relação com outros direitos, em especial com o Direito Humano à Educação. A atividade marca também o início da parceria entre as duas organizações.

Programação[edit]

Sábado

9h – Café de boas-vindas

9h30 – Abertura

  • Denise Carreira – Coordenadora da área de Educação da Ação Educativa
  • Oona Castro – Coordenadora do projeto Wikimedia na Ação Educativa
  • Gustavo Paiva – Coordenador do Observatório da Educação

10h – Educação e Acesso ao Conhecimento

  • Geovani Santos - Wikipedista e estudante de Direito (via Skype)
  • Nelson Pretto - Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (UFBA)
  • Alexandre Hannud Abdo – Membro do Movimento Pelo Conhecimento Livre
  • Luis Henrique Nascimento – Programa Caminho Melhor Jovem
  • Veridiana Alimonti – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
  • Priscila Gonsales – Instituto EducaDigital / Movimento REA-Brasil

14h – Compartilhamento de Experiências

  • Bianca Santana – REA Brasil
  • Vinicius Siqueira – grupo de usuários da Wikimedia no Brasil
  • Rodrigo Argenton - Revista colaborativa com organizações no Wikinews
  • Carlos Valente - Unian

Domingo

10h – Atividades Autogestionadas

14h – Avaliação do Encontro

Quando: dias 8 e 9 de fevereiro

Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – São Paulo, SP

Inscrições: pelo e-mail observatorio@acaoeducativa.org (pedimos para que se inscrevam para estimarmos o número de participantes)

Mais informações: observatorio@acaoeducativa.org / (11) 3151-2333, ramais 170 e 185

Transmissão por internet: endereço a confirmar

Oficinas propostas[edit]

  • Oficina de edição nos projetos Wikimedia
  • Oficina sobre proposta de Revista no Wikinews feita por Rodrigo Argenton (confirma, Argenton?)
    • Vou sim, mas oficina? Eu poderia fazer uma explanação, e talvez um como fazer para se organizar... Rodrigo Tetsuo Argenton m 08:19, 5 February 2014 (UTC)
      • Combinei com Argenton via Facebook que ele vai compartilhar a ideia da revista colaborativa na Roda de Conversas. --Oona (WMF) (talk) 20:26, 7 February 2014 (UTC)

Galeria de fotos[edit]

tambem os nossos conhecimento total do Educadores .

Vou participar[edit]

Preciso de auxílio[edit]

Passagem[edit]

  1. inserir aqui seu nome de usuário e cidade de origem e destino eu sou de Angola e eu gosto muito a wikipedia.

Hospedagem[edit]

  1. inserir aqui seu nome de usuário

Avaliação[edit]

Comentários nos questionários de avaliação:[edit]

  • 2 menções à presença de muitos "acadêmicos" e pouco "povão" na mesa; pedido de presença de professor da educação básica como expositores;
  • 2 comentários sobre a falta de pontualidade do evento;
  • Alguns comentários revindicação o uso (mais uso/uso exclusivo) de softwares livres no evento;
  • Programação intensa demais / muita coisa para um dia só.
  • Diversos pedidos de continuidade / organização de mais encontros como esse / Outras atividades de formação para uso de REAs, Licenciamento de materiais e projetos Wikimedia

Percepção em relação a expectivas[edit]

  • Atendeu expectativas: 50% das respostas
  • Superou expectativas: 50% das respostas
  • Ficou aquém das expectativas: 0%

Avaliação geral da equipe em relação ao evento[edit]

  • No saldo geral, muito positiva.
  • Encontro atingiu objetivos propostos: reunir diferentes comunidades (Wiki, escolar, ativistas) e proporcionar diálogo, apresentar a parceria entre Wikimedia Foundation e Ação Educativa, anunciar o curso de tecnologias e direitos humanos, realização de um debate estabelecendo as relações entre o acesso ao conhecimento, a educação e os direitos humanos (por mais óbvio que possa parecer, não raramente as questões sobre cada um dos assuntos aparecem de forma fragamentada).
  • Composição da mesa da manhã deu liga e funcionou bem;
  • À tarde a proposta era fazer rodas de conversas separadas (cada um dos que estavam na programação em roda com o público), mas na última hora optamos por manter o formato de mesa/público, para não ter que fazer grandes alterações na disposição dos móveis e correr o risco de desmobilizar, e também para evitar que pessoas fossem embora entre a fala de um ou outro expositor. Neste sentido, funcionou bem; mas a proposta era permitir que as pessoas se aprofundassem em cada uma das experiências e não fizessem um debate geral sobre elas.
  • Testamos todos os equipamentos no dia anterior, mas mudamos o login a ser usado com o Geovani (expositor por skype) e terminamos perdendo a configuração que havia sido testada. Testar já com a conta que será usada da próxima vez.
  • Apostamos na transmissão "caseira", de menor custo, e ocorreram pequenos problemas. Mas, no geral, consideramos a participação remota e a transmissão exitosas, apesar de passíveis de melhorias.
  • Adotar software livre nas transmissões e equipamentos. Obs.: a trasmissão contratada costumava ser feita toda em SL, mas a opção caseira estava preparada e testada em tecnologia proprietária. Apesar de haver computadores em SL na Ação, foram utilizadas as versões proprietárias. Teria sido melhor usar as versões livres, mas acabou que a pressão exercida pelos próprios palestrantes foi interessante, para estimular uma adoção de soluções livres generalizada.
  • Apesar de auditório da Ação ser teoricamente mais preparado para eventos, sala do primeiro andar funcionou bem e proporcionou mais clima de diálogo. Encaminhamento: Gustavo compartilhou com coordenação da Ação Educativa necessidade de melhoria de infraestrutura da sala do primeiro andar para a realização de eventos.
  • Comunidade wikimedia de SP conheceu espaço da Ação e aparentemente ficou à vontade. O espaço está aberto para o uso pela comunidade. Só é importante avisar com certa antecedência e combinarmos que sala usar, quando etc.. O uso aos domingos implica o pagamento de horas extras de funcionários para abrir e limpar.
  • Fechar programação do evento com mais antecedência para também poder fazer a divulgação com mais antecedência se faz necessário. Apesar disso, a participação ainda foi positiva em nossa opinião.
  • Encontro respondeu bem às diversas agendas colocadas, não havendo sobreposição de pautas de grupos específicos.
  • Comunidade de um modo geral apropriou-se muito pouco de espaço voltado a atividades autogestionadas ou oficinas, tampouco indicou nomes para as mesas (com exceção do Everton, que sugeriu o Geovani). Terminamos por oferecer uma oficina de edição no domingo a poucos participantes. Foi interessante porque estivemos muitos da comunidade participando da mesma oficina e nos pareceu haver potencial para novas oficinas com saberes específicos de voluntários ali presentes, se planejado com antecedência. Mas achamos que a falta de uma programação fechada e devida divulgação dela desestimulou a participação de mais gente no domingo. Programação ficou aberta e maior parte das pessoas que compareceram no sábado não foi no domingo. Mesmo assim, quem lá esteve aproveitou bem e agradeceu muito. Encaminhamento: divulgar com mais antecedência e "cobrar" participação mais individual e ativamente.
  • Organização recebeu críticas por abrir espaço para falas consideradas desmobilizadoras e que exponham conflitos da comunidade a participantes que mal conhecem os projetos Wikimedia, que dirá suas complexas relações.

Dados gerais[edit]

Participação: pelo menos 47 pessoas presencialmente foram contabilizadas e 70 passaram pela transmissão ao vivo. 33 pessoas assinaram a lista de presença no sábado (8) e 13 no domingo (9). 26 presentes preencheram e devolveram o questionário de avaliação.

Questionário de Avaliação[edit]

Como ficou sabendo da atividade? 6 Site da Ação Educativa ; Algum projeto Wikimedia 3 ; 4 Facebook ; 0 Imprensa ; 3 E-mail da Ação Educativa ; 6 colegas ; 4 convite da organização

Você é professor? 13 Sim ; 13 Não

Você trabalha com recursos educacionais abertos? 10 Sim ; 16 Não

Você já editou a Wikipédia ou outro projeto Wikimedia? 10 Sim ; 16 Não

Antes desse evento, qual conhecimento você tinha da Wikipédia? 0 "Nunca tinha ouvido falar" ; 1 "Conhecia mas não sabia que qualquer pessoa pode editar" ; 16 "Sabia que qualquer pessoa pode editar, mas nunca editei" ; 9 "Já editei"

Tem interesse em editar ou promover atividades na Wikipédia ou outro projeto Wikimedia? 24 Sim ; 1 Não ; 1 Talvez

Como você avalia a atividade? 13 "Superou minhas expectativas" ; 13 "Atendeu minhas expectativas" ; 0 "Ficou aquém de minhas expectativas"