Festa da Wiki-Lusofonia/Eventos/Editatonas do História na Wiki/Commons

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Essa é a página do evento de upload de fotos no Wikimedia Commons, organizado pelo História na Wiki como parte da Festa da Wiki-Lusofonia, o evento lusófono de comemoração dos 20 anos da Wikipédia. O evento é gratuito e ocorrerá no sábado, dia 27/03, às 14h, online. A temática do evento são manifestações sociais antirracistas e contaremos com duas palestras, aulas de edição e acompanhamento remoto das edições. Portanto, não é necessário qualquer conhecimento prévio de edições para participar. É importante, no entanto, que os usuários tenham fotos de sua autoria para disponibilizar em licença livre no Wikimedia Commons. Caso não tenha fotos de sua autoria, não deixe de participar! Você ainda poderá assistir às palestras e carregar fotos que estejam disponíveis pela internet em licença livre. Faremos uma seleção.

As inscrições serão feitas em duas etapas: respondendo a um formulário (para que possamos enviar as instruções de acesso ao evento para seu e-mail) e via Outreach Dashboard (para que possamos contabilizar as edições dos participantes). Por questões de segurança, autorizaremos a entrada apenas de usuários inscritos no evento. Os cinco usuários mais ativos ganharão uma bolsa ecológica e uma camiseta comemorativas dos eventos do História na Wiki na Festa da Wiki-Lusofonia. Este evento segue uma política de espaço amigável, e é muito importante estar atento às regras de conduta por ela estabelecidas.

Política de espaço amigável[edit]

Nossos eventos seguem uma política de espaço amigável. É importante que todos os editores envolvidos nos eventos tenham conhecimento deste documento. Não serão aceitos comportamentos como assédio, ataques, discriminação e interrupção e qualquer comportamento inadequado deverá ser informado aos organizadores.

O História na Wiki, através dos organizadores do evento, se compromete a seguir a política do espaço amigável, buscando a reconciliação, advertindo a parte ofensora, e até mesmo removendo e impedindo a participação nos eventos a quem não seguir o comportamento adequado.

Programação[edit]

No evento do dia 27/03 contaremos com palestras de Cristiane Sabino (UFSC) e Matheus Gomes (UFRGS), sobre a temática das manifestações sociais e antirracismo. Depois das palestras teremos aulas de edição e carregamentos de fotos no Wikimedia Commons.
  • 14h00 - Abertura do evento, apresentação do História na Wiki e da Festa da Wiki-Lusofonia
  • 14h10min - Palestra com Matheus Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • 14h40min - Palestra com Cristiane Sabino (Universidade Federal de Santa Catarina)
  • 15h10min - Aula de edição no Wikimedia Commons e retirada de dúvidas dos participantes
  • 15h40min - Acompanhamento dos carregamentos, inserção de metadados e categorização de fotos no Wikimedia Commons
  • 19h00min - Encerramento do evento

Inscrições[edit]

Para se inscrever no evento, faça sua inscrição no Outreach Dashboard dos eventos e responda ao nosso formulário. A inscrição no Dashboard é essencial para que possamos acompanhar as edições e identificar os cinco usuários mais ativos em cada evento, que serão premiados com uma camiseta e uma bolsa ecológica personalizadas com as logos comemorativas do História na Wiki e da Festa da Wiki-Lusofonia. Já o formulário serve para que possamos ter seu contato de e-mail para enviarmos a você as informações de acesso ao evento.

Caso você ainda não tenha uma conta nas plataformas Wikimedia, não tem problema. No dia dos eventos auxiliaremos na criação de contas e daremos aulas de edição para todos os participantes presentes. Também disponibilizamos vídeos na subseção Tutoriais para quem se interessar por chegar no evento com uma conta criada e conhecimentos prévios de carregamento de fotos no Wikimedia Commons.

Critérios para premiação[edit]

  • Upload de imagens e/ou arquivos de mídia nas categorias Category:Demonstrations_and_protests_against_racism, Category:Demonstrations and protests in Brazil, Category:VisibleWikiWomen 2021 ou em suas respectivas subcategorias - 1 ponto a cada imagem válida carregada.

Fotos disponíveis[edit]

As fotos disponíveis para upload durante o evento podem ser encontradas aqui

Tutoriais[edit]

Você pode aprender a fazer o upload de fotos no Commons nesse vídeo criado pelo Wiki Movimento Brasil e nesse infográfico criado por Cristina Blust. Mas lembre-se: ensinaremos você a usar o Commons no dia do evento. Reservamos uma parte dele para isso.

Como carregar imagens no Wikimedia Commons[edit]

Coloque aquela sua foto fantástica no Wiki-verso[edit]

Dúvidas frequentes[edit]

Preciso ter conhecimento prévio de edições no Wikimedia Commons para participar do evento?[edit]

Não. Durante o evento ocorrerá uma aula de edição e os organizadores estarão disponíveis para sanar qualquer dúvida.

Preciso ter uma conta Wiki para participar do evento?[edit]

Sim. A conta é essencial para que acompanhemos as edições. No entanto, ela não é um pré-requisito para a inscrição. No dia do evento os participantes serão ensinados a como criar uma conta e editar na plataforma. .

Preciso responder ao formulário para me inscrever?[edit]

Sim, mas apenas um campo do formulário é obrigatório. É essencial que os editores disponibilizem um e-mail para receber as informações de acesso ao evento.

Preciso me registrar no Outreach Dashboard para me inscrever?[edit]

Não. O Dashboard serve para que as edições fiquem registradas e para que os critérios de atividade sejam verificados. Como o registro na página demanda a criação de uma conta Wiki, no dia do evento os organizadores conduzirão as inscrições dos participantes no Outreach Dashboard do evento.