Subsídios:Avaliação/Módulos de aprendizagem/2Avaliação de Impacto

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Learning and Evaluation/Archive/Learning modules/2Impact Evaluation and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

  Avaliação de Programa Princípios Menu

Avaliação de Impacto

Estágios Envolvidos
Conclusão
& Comentários
Identificação
Implementação Concepção

Questão principal:

Quanta diferença foi feita?

  • Quantifica as contribuições de um programa para um resultado a longo prazo.
  • Revela se um programa ou uma mudança em um programa contribuiu para resultados a longo prazo (isto é, mudanças nas condições sociais, econômicas, cívicas, e/ou ambientais as quais o programa foi visado).
  • Requer uma comparação de indicadores; um exame dos participantes do programa ao longo do tempo ou um exame mais cauteloso dos participantes dele contra um grupo de comparação ou de controle separado.
  • Fornece dados comparáveis sobre programas para informar decisões sobre continuar, expandir, ou reduzir fundos baseando-se no impacto do custo de presença.

Avaliações de impacto tendem a ser mais complexas na concepção. Não apenas a avaliação de impacto cuidadosamente examina quanto um programa contribui a um ou mais efeitos a longo prazo como incorpora geralmente descobertas de outros tipos de avaliação (isto é, de contexto, processo, etc.) aplicadas ao longo do caminho de concepção e implementação.

Impacto é determinado quando é possível:

  • comparar a(s) condição(ões) de um grupo antes e depois da execução de um programa e declarar que o programa tem mudado a(s) condição(ões) do grupo;
  • medir o valor adicionado por um programa comparado a um programa existente ou práticas alternativas.

Várias questões podem ser respondidas através de avaliações de impacto, incluindo: Até que ponto um programa aumenta o número de editores mantidos? Qual é o valor de transformar participantes em editores voluntários mantidos através de um programa? O quão impactante é um programa comparado a outros programas que também visam aumentar os editores voluntários mantidos?